Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-09-20T17:47:55-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
O caminho do dinheiro

Os primeiros passos na bolsa: Entenda o processo de compra e venda de uma ação

Conheça cada etapa do caminho do dinheiro e entenda como ocorre o processo de compra e venda de uma ação na bolsa brasileira

21 de setembro de 2019
5:30 - atualizado às 17:47
Home broker
Home broker: ordens de compra e venda podem ser dadas pela internet. - Imagem: Shutterstock

Para quem está dando os primeiros passos no investimento em renda variável, a dinâmica do mercado de ações pode parecer um tanto esotérica. Mas o funcionamento básico é bem simples de entender.

Como eu já falei nesta matéria sobre como começar a investir em ações, o primeiro passo é abrir conta numa corretora de valores, um tipo de instituição financeira que atua como representante dos investidores e intermediária entre eles e a bolsa. É a corretora a responsável por executar os negócios de compra e venda de ações.

Uma vez logado no ambiente virtual da sua corretora, você deve abrir o home broker, plataforma on-line de negociação de ativos de bolsa. Em algumas delas, é preciso solicitar o primeiro acesso.

À primeira vista, o home broker pode ser um pouco intimidador. Várias janelas, números, setinhas subindo e descendo, talvez algum gráfico e diversos menus. Você talvez precise explorar um pouco a ferramenta antes de se sentir totalmente à vontade para operar.

Mas como se compram e vendem ações? Como os negócios são fechados? Em quanto tempo as operações são completadas? Em que momentos eu posso operar no mercado de ações? Como são determinados os preços? São essas perguntas que eu vou tentar responder a seguir.

Horário de funcionamento da bolsa

A bolsa de valores é o ambiente de negociação das ações (entenda melhor o que é e como funciona a bolsa de valores). No Brasil, ela funciona em horário comercial, geralmente das 10h às 17h, podendo variar um pouco ao longo do ano por causa do horário de verão nos Estados Unidos. No site da B3, você encontra os horários de negociação sempre atualizados.

As negociações geralmente são feitas durante o pregão, mas é possível dar ordens de compra e venda mesmo fora do horário de funcionamento da bolsa. Elas são concluídas tão logo o mercado de ações abra novamente.

O pregão é dividido por etapas. No vídeo a seguir, eu explico o que acontece em cada uma delas:

Formação dos preços no mercado de ações

Os preços das ações são determinados pela interação entre os compradores e vendedores, de acordo com a boa e velha lei de oferta e demanda.

Durante o pregão, os vendedores fazem ofertas de venda e os compradores fazem ofertas de compra. Cada um coloca o preço e a quantidade de ações que deseja comprar ou vender.

Assim, as ofertas de venda nada mais são do que os preços anunciados pelos vendedores, enquanto que as ofertas de compra são os preços que os compradores estão dispostos a pagar.

Os negócios no mercado de ações só são fechados quando as ofertas de compra casam, em preço e quantidade, com as ofertas de venda.

O preço de uma ação em um dado momento é justamente o preço do último negócio fechado. Dessa forma, a cotação de abertura de uma ação é o preço em que o primeiro negócio do dia foi fechado; já a cotação de fechamento consiste no último preço de negociação daquele papel no pregão.

A valorização ou desvalorização de uma ação num dia, portanto, corresponde à variação percentual entre a cotação de fechamento daquele papel no pregão anterior e a cotação de fechamento no pregão atual.

Livro de ofertas

O preço atual de uma ação - que, como eu disse acima, corresponde ao preço do último negócio que foi fechado com aquela ação - serve apenas como referência para os investidores.

Para saber a qual preço você pode conseguir comprar ou vender a ação desejada, você terá que recorrer ao livro de ofertas daquele papel, que pode ser acessado pelo home broker.

Quando você decide comprar ou vender uma determinada ação, o preço em que vai conseguir fechar o negócio vai depender, respectivamente, das ordens de venda e de compra disponíveis naquele momento.

Por exemplo, se você deseja comprar uma ação, precisará verificar quais são os preços pelos quais os vendedores estão dispostos a vender. Você pode optar por fechar negócio imediatamente, aceitando o maior preço de venda anunciado, ou colocar a sua ordem de compra e esperar até que um vendedor esteja disposto a vender para você no seu preço.

As corretoras de valores recebem todas as ordens de compra e venda dos clientes e as registram junto à bolsa, que as ordena e fecha os negócios que casarem.

Todas as ofertas de compra e venda ficam registradas eletronicamente no livro de ofertas, podendo ser acompanhadas por todos os investidores.

Elas são listadas sempre a partir da melhor oferta. A melhor oferta de compra consiste no maior preço que um comprador está disposto a pagar. E a melhor oferta de venda, no menor preço que alguém está disposto a vender.

O que acontece depois que você compra ou vende uma ação

O processo de compra e venda de uma ação não termina quando uma negociação é fechada. Em dois dias úteis devem ocorrer os processos de liquidação física (a transferência da titularidade dos títulos) e financeira (a transferência dos recursos).

Isso significa que o dinheiro só sai da conta do comprador e cai na conta do vendedor dois dias úteis depois de fechada a negociação. Sempre pelo preço que foi acordado, claro.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Juros nas alturas

BC cumpre o prometido e Selic decola a 9,25%, maior patamar em quatro anos

Com a nova alta de 1,5 ponto concretizada hoje, a Selic saiu do patamar de 2% em janeiro e fecha o ano em 9,25%

CRYPTO NEWS

Guia prático para ter sucesso investindo em bitcoin e outras criptomoedas

Veja dicas das quais sempre me lembro durante os momentos mais complexos. Sugestão: anote-os em um caderno e os releia antes de abrir o site da corretora e decidir fazer uma operação

Dia da Marmota

Feitiço do tempo: Após Evergrande, China acorda com nova chance de calote da Kaisa; conheça a empresa

As negociações das ações do grupo chinês foram suspensas hoje em Hong Kong após o vencimento de um título de US$ 400 milhões

O poder do roxinho

Maior que o Itaú (ITUB4)? Nubank descobre hoje se será ou não o banco mais valioso da América Latina

O tamanho da abertura de capital será revelado hoje, com a definição do preço das ações no mercado norte-americano

GÁS NA TRAMITAÇÃO

Projeto de lei pode conter alta dos combustíveis, mas precisa ser aprovado ainda este ano, defende relator

A medida, que cria um programa de estabilização do valor do petróleo e derivados, foi a forma encontrada para amenizar a alta dos preços sem interferir na política da Petrobras

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies