As ações do Facebook viviam um dia de pesadelo nesta quarta-feira, 19, destoando dos papéis de outras empresas de tecnologia na bolsa de Nova York. No meio da tarde, os ativos caíam 4%, refletindo uma reportagem do jornal The New York Times que trouxe à tona um escândalo que envolve outras gigantes como Netflix e Spotify.
Segundo a reportagem, essas e outras empresas tiveram acesso a mensagens privadas de usuários da rede social. A publicação também aponta indicações de que o Facebook deixou sistemas da Microsof, como o mecanismo de buscas Bing, visualizarem quase todos os nomes de amigos de membros do site sem autorização.
No total, os acordos de compartilhamento de dados do Facebook beneficiaram mais de 150 companhias, entre elas Amazon e Yahoo. Consultado, o Facebook negou que tenha permitido as ações sem o consentimento dos usuários.

A queda livre do gigante não afetava, entretanto, os principais índices americanos. O Dow Jones subia 1,27%, o S&P 500 tinha alta de 1,19% e o Nasdaq avançava 1,06%.
*Com Estadão Conteúdo.