Menu
2019-04-03T17:46:16-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Últimos passos do governo

Temer sanciona PL sobre distrato de imóveis e ações de construtoras reagem

Nova regulamentação estabelece que, na desistência da compra de um imóvel antes de concluir o pagamento, construtora pode reter 50% do valor desembolsado

27 de dezembro de 2018
14:24 - atualizado às 17:46
A chave da casa própria
A chave da casa própria - Imagem: Shutterstock

O presidente Michel Temer sancionou nesta quinta-feira, 27, a lei que regulamenta o distrato imobiliário. O projeto, segundo o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, foi aprovado sem vetos.

As ações de algumas construtoras reagiram positivamente à notícia. Perto das 14h30, os papéis da Cyrela (CYRE3) subia 0,40% enquanto as da Even (EVEN3) subia 2,25% e da MRV (MRVE3), 1,11%.

A nova regulamentação estabelece que, na desistência da compra de um imóvel antes de concluir o pagamento,  a construtora ou empresa responsável pela obra poderá ficar com até 50% do valor já desembolsado pelo comprador.

Casos que foram à Justiça nos últimos anos previam retenção de 10% a 25% do valor já pago como multa. O projeto já tinha sido aprovado na Câmara, foi para o Senado e teve de ser apreciado novamente pelos deputados porque os senadores modificaram o texto.

A multa de metade das parcelas já pagas será aplicada à maioria dos imóveis construídos atualmente no Brasil que usam o chamado regime de afetação - o empreendimento tem CNPJ e contabilidades próprios, separado legalmente da construtora.

Esses sistema, que protege o patrimônio de cada projeto, foi adotado nos anos 2000 após problemas que afetaram milhares de clientes em efeito cascata, como na Encol. Caso o imóvel não esteja nesse regime, a multa máxima será de 25%.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Guidance

Helbor divulga prévias operacionais do quarto trimestre e previsão de lançamentos para 2021

Construtora viu queda no número de lançamento e nas vendas, tanto no trimestre quanto no ano de 2020

novo nome

Banco Inter reforça área de investimentos com contratação de ex-Santander

Felipe Bottino, ex Pi Investimentos, assume Inter Invest com a missão de aumentar o número de pessoas físicas que aplicam com a plataforma

guerra dos frangos

KFC denuncia IMC por descumprimento de contrato e ações caem mais de 6%

Operadora de restaurantes negociava repactuação de contrato de master franquia para rever metas e prazos para abertura de lojas

Recuperação

Brincadeira de gente grande: Goldman Sachs e Bank Of America divulgam resultados do 4T20

Grandes empresas, como o Goldman Sachs e o Bank Of America, anunciaram os seus resultados do quarto trimestre de 2020 e eles são bastante animadores.

Prévia operacional

Cyrela tem crescimento de vendas e lançamentos em 2020, e analistas gostam dos números

Lançamentos totalizaram R$ 2,873 bilhões, enquanto vendas líquidas somaram R$ 1,860 bilhão

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies