🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

O fracasso dos que triunfam

Muitas vezes, a pior coisa que pode lhe acontecer é ganhar muito dinheiro, aquele triunfo pode significar a semente do posterior fracasso completo

22 de outubro de 2018
12:59 - atualizado às 15:48
Imagem: Pomb

Mama, take this badge off of me
I can't use it anymore
(…)
Mama, put my guns in the ground
I can't shoot them anymore
(…)
Feels like I'm knockin' on Heaven's door
Just like some many times before

Knockin' On Heaven's Door – Bob Dylan

De repente, você acorda e descobre que chegou lá. Deveria estar feliz. Satisfeito com o que conquistou. Mas aí você se olha no espelho e descobre que, na verdade, nada mudou. Sua maior diversão do dia é a mesma do personagem de Kevin Spacey no filme “Beleza Americana”. Talvez ainda um pouco pior com a passagem do tempo.

Antes, você tinha algo tangível que lhe faltava. Algo concreto a perseguir. Era uma missão de vida, uma contingência imposta de maneira objetiva. Agora, nem isso mais.

Você conquistou o que queria e a falta continua lá. Faltavam-lhe dinheiro, reconhecimento dos pares e prestígio profissional. Hoje você tem os três, e muito mais do que jamais imaginou. O vazio interno continua. É Schopenhauer sussurrando em seu ouvido diariamente: isso não vai passar; somos seres impreenchíveis.

Neste exato momento, nem mesmo o que falta você sabe. Você tem tudo. E ainda sente falta, sabe-se lá de quê. É a falta da falta. Essa é a hora mais escura, o grande desafio ontológico do ser humano, que, se superado, nos leva ao Ubermensch de Nietzsche. Uau!

Leia Também

A parte que falta

É o personagem de Bradley Cooper – que homem! – em “Nasce Uma Estrela”. É o personagem de Ryan Gosling – que homem 2! – em “O Primeiro Homem” chegando à Lua e enfrentando suas próprias questões internas. É, na linguagem infantil de “A Parte que Falta Encontra o Grande O”, a incapacidade de preencher-se com o externo. É Freud alertando para o fracasso dos que triunfam. É disso que eu estou falando.

O tema já me visitou algumas vezes na terapia. O ambiente psicopatológico funciona pra mim como um jogo de War. Acho que para o próprio Freud era assim também. Ainda que ele não soubesse do tabuleiro, narrou a conquista de espaço sobre as neuroses como o avanço territorial dos Países Baixos sobre o mar. É uma boa metáfora.

Na sexta-feira, quando me levantei do divã e já me dirigia à porta de saída, o Cláudio, antes de se despedir, colocou a mão direita sobre o meu ombro demonstrando que gostaria de falar algo antes da minha partida. Esperou a sessão terminar como se dissesse: “Não é mais seu analista falando, é apenas um amigo agora”. Verbalizou assim: “Você ajuda muita gente mesmo, eu inclusive. Leve isso com você”. Fiquei feliz, com uma simples alegria me servindo para aquietar o espírito.

Saí de lá e fui ao jogo de basquete do Corinthians no Parque São Jorge. Não sou dos maiores fãs desse esporte, confesso. Não que odeie também. Gosto e só. Vou para acompanhar um de meus irmãos, meu camisa 10 favorito. Depois da derrota para o Paulistano, uma pessoa importante ligada ao time (preservo sua identidade por questão de privacidade) veio me pedir para nos reunirmos para trocar uma ideia. Ipsis verbis, foi assim: “Meu primo diz que você mudou a vida dele. Ele quer muito te conhecer”.

Caso pessoal

Esse tipo de conversa não chega a ser propriamente rara. Mas tem sido mais frequente agora. E isso enseja a necessidade de uma resposta pública, algo como “esclarecimento sobre a minha própria falta de mérito”.

Não é um caso pessoal, embora pareça. É porque estou preocupado com você neste momento – e hoje me refiro mais especificamente àquelas duas pessoas que acompanham nosso trabalho mais de perto.

Hoje é segunda-feira e eu trago um alerta para você. A rigor, são alguns alertas.

Minha maior preocupação é que você leve isso a sério demais, comece a achar que os ganhos recentes, em particular com as opções, representam uma regra, enquanto foram, na verdade, a exceção.

Confiante demais

Você não consegue ver muito bem as coisas com a devida perspectiva no momento em que está vivendo aquilo. Mas, muitas vezes, a pior coisa que pode lhe acontecer é ganhar muito dinheiro, caso você não tenha o devido cuidado com aquilo. Aquele triunfo pode significar a semente do posterior fracasso completo. Você arruína a sua vida financeira porque ficou confiante demais a partir do trade anterior. Esse é o ponto.

Meu primeiro investimento foi nas ações da Globo Cabo, tradicionalmente conhecidas como Globo Nabo. Eu perdi muito dinheiro (em termos relativos, claro) com aquilo. Mas formou meu caráter. Foi sorte (e não azar!) de principiante. Eu entendi como os caminhos errados da alavancagem, das promessas de multiplicação dos fóruns de ações, da concentração e do excesso de confiança podem realmente machucar a construção patrimonial.

Se você ganhou muito dinheiro recentemente com as nossas indicações, eu preciso lhe dizer: nós demos sorte. Não vai ser sempre assim. Um dos temas mais caros para mim é justamente a confusão entre competência e sorte/aleatoriedade. Estamos num caso explícito desse problema. A aleatoriedade simplesmente jogou a nosso favor.

Se dessa vez a moeda caiu com a face que nos beneficia voltada para cima, na próxima rodada pode acontecer o contrário. Por isso, mesmo estimulado pelos ganhos recentes, você nunca poderá abrir mão do devido gerenciamento de risco, da manutenção de proteções e seguros em sua carteira. Você vai, sim, continuar com seus dólares no portfólio, ainda que nosso prognóstico de curto prazo seja de que o real ganhe força.

O sucesso de hoje não pode ser a semente do desastre de amanhã, em que você fica confiante demais em suas próprias convicções e jogadas, desviando-se da boa gestão de portfólio.

Último trade

No negócio em que estamos, vamos de heróis a vilões num passe de mágica. No mercado, você é tão bom quanto seu último trade.

Nos momentos em que a soberba e a arrogância vierem lhe visitar, lembre-se dos ensinamentos de sua mãe. Lembre do mito de Anteu, um gigante que extraía sua força do contato com o chão (ou com a Terra, sua mãe Gaia) – Anteu seria derrotado por Hércules em um de seus 12 trabalhos, ao ser levantado do chão e perder o laço com sua própria mãe.

No momento em que você tirar os pés do chão, você será derrotado. O estado de mania e euforia é ruim para o investidor. Planeta Terra chamando...

Mercados

Mercados brasileiros iniciam a semana demonstrando ganhos, contagiados por otimismo no exterior e novidades envolvendo um potencial governo Bolsonaro. Bolsas chinesas tiveram alta destacada após Xi Jinping prometer sólido apoio ao setor privado do país, com plano para reduzir imposto sobre pessoas físicas. Commodities mostram alta significativa.

Agenda é relativamente fraca por aqui, com pesquisas eleitorais (alguém ainda se interessa por isso?) e relatório Focus.

Ibovespa Futuro abre em alta de 0,7 por cento, dólar e juros futuros recuam.

 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando o plano é não ter plano: Ibovespa parte dos 135 mil pontos pela primeira vez em 2025 em dia de novos dados sobre mercado de trabalho dos EUA

29 de abril de 2025 - 8:25

Investidores também se preparam para o relatório de produção e vendas da Petrobras e monitoram entrevista coletiva de Galípolo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planos pré-feriado: Ibovespa se prepara para semana mais curta, mas cheia de indicadores e balanços

28 de abril de 2025 - 8:06

Dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos EUA, balanços e 100 dias de Trump são os destaques da semana

DEPOIS DO BALANÇO DO 1T25

Vale (VALE3) sem dividendos extraordinários e de olho na China: o que pode acontecer com a mineradora agora; ações caem 2%

25 de abril de 2025 - 13:14

Executivos da companhia, incluindo o CEO Gustavo Pimenta, explicam o resultado financeiro do primeiro trimestre e alertam sobre os riscos da guerra comercial entre China e EUA nos negócios da empresa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Deixa a bolsa me levar: Ibovespa volta a flertar com máxima histórica em dia de IPCA-15 e repercussão de balanço da Vale

25 de abril de 2025 - 8:23

Apesar das incertezas da guerra comercial de Donald Trump, Ibovespa está a cerca de 2% de seu recorde nominal

A TECH É BIG

Dona do Google vai pagar mais dividendos e recomprar US$ 70 bilhões em ações após superar projeção de receita e lucro no trimestre

24 de abril de 2025 - 17:59

A reação dos investidores aos números da Alphabet foi imediata: as ações chegaram a subir mais de 4% no after market em Nova York nesta quinta-feira (24)

COMPRAR OU VENDER

Subir é o melhor remédio: ação da Hypera (HYPE3) dispara 12% e lidera o Ibovespa mesmo após prejuízo

24 de abril de 2025 - 16:06

Entenda a razão para o desempenho negativo da companhia entre janeiro e março não ter assustado os investidores e saiba se é o momento de colocar os papéis na carteira ou se desfazer deles

NÚMEROS DECEPCIONANTES

A culpa é da Gucci? Grupo Kering entrega queda de resultados após baixa de 25% na receita da principal marca

24 de abril de 2025 - 11:26

Crise generalizada do mercado de luxo afeta conglomerado francês; desaceleração já era esperada pelo CEO, François Pinault

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo tem um preço: Ibovespa tenta manter o bom momento, mas resposta da China aos EUA pode atrapalhar

24 de abril de 2025 - 8:11

China nega que esteja negociando tarifas com os Estados Unidos e mercados internacionais patinam

ILUMINADA

Ação da Neoenergia (NEOE3) sobe 5,5% após acordo com fundo canadense e chega ao maior valor em cinco anos. Comprar ou vender agora?

23 de abril de 2025 - 16:22

Bancos que avaliaram o negócio não tem uma posição unânime sobre o efeito da venda no caixa da empresa, mas são unânimes sobre a recomendação para o papel

MERCADOS HOJE

Bolsa nas alturas: Ibovespa sobe 1,34% colado na disparada de Wall Street; dólar cai a R$ 5,7190 na mínima do dia

23 de abril de 2025 - 12:44

A boa notícia que apoiou a alta dos mercados tanto aqui como lá fora veio da Casa Branca e também ajudou as big techs nesta quarta-feira (23)

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Agora 2025 começou: Ibovespa se prepara para seguir nos embalos da festa do estica e puxa de Trump — enquanto ele não muda de ideia

23 de abril de 2025 - 8:06

Bolsas internacionais amanheceram em alta nesta quarta-feira diante dos recuos de Trump em relação à guerra comercial e ao destino de Powell

MERCADOS

Ibovespa pega carona nos fortes ganhos da bolsa de Nova York e sobe 0,63%; dólar cai a R$ 5,7284

22 de abril de 2025 - 17:20

Sinalização do governo Trump de que a guerra tarifária entre EUA e China pode estar perto de uma trégua ajudou na retomada do apetite por ativos mais arriscados

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Orgulho e preconceito na bolsa: Ibovespa volta do feriado após sangria em Wall Street com pressão de Trump sobre Powell

22 de abril de 2025 - 8:11

Investidores temem que ações de Trump resultem e interferência no trabalho do Fed, o banco central norte-americano

DIA 92

Trump x Powell: uma briga muito além do corte de juros

21 de abril de 2025 - 17:12

O presidente norte-americano seguiu na campanha de pressão sobre Jerome Powell e o Federal Reserve e voltou a derrubar os mercados norte-americanos nesta segunda-feira (21)

METAL MAIS QUE PRECIOSO

É recorde: preço do ouro ultrapassa US$ 3.400 e já acumula alta de 30% no ano

21 de abril de 2025 - 15:01

Os contratos futuros do ouro chegaram a atingir US$ 3.433,10 a onça na manhã desta segunda-feira (21), um novo recorde, enquanto o dólar ia às mínimas em três anos

MERCADO EXTERNO

A última ameaça: dólar vai ao menor nível desde 2022 e a culpa é de Donald Trump

21 de abril de 2025 - 10:26

Na contramão, várias das moedas fortes sobem. O euro, por exemplo, se valoriza 1,3% em relação ao dólar na manhã desta segunda-feira (21)

RESUMO DA SEMANA

Com ou sem feriado, Trump continua sendo o ‘maestro’ dos mercados: veja como ficaram o Ibovespa, o dólar e as bolsas de NY durante a semana 

18 de abril de 2025 - 11:34

Possível negociação com a China pode trazer alívio para o mercado; recuperação das commodities, especialmente do petróleo, ajudaram a bolsa brasileira, mas VALE3 decepcionou

CONFIANTE COM O FUTURO

‘Indústria de entretenimento sempre foi resiliente’: Netflix não está preocupada com o impacto das tarifas de Trump; empresa reporta 1T25 forte

18 de abril de 2025 - 9:04

Plataforma de streaming quer apostar cada vez mais na publicidade para mitigar os efeitos do crescimento mais lento de assinantes

SEXTOU COM O RUY

Lições da Páscoa: a ação que se valorizou mais de 100% e tem bons motivos para seguir subindo

18 de abril de 2025 - 7:59

O caso que diferencia a compra de uma ação baseada apenas em uma euforia de curto prazo das teses realmente fundamentadas em valuation e qualidade das empresas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Que telefone vai tocar primeiro: de Xi ou de Trump? Expectativa mexe com os mercados globais; veja o que esperar desta quinta

17 de abril de 2025 - 8:36

Depois do toma lá dá cá tarifário entre EUA e China, começam a crescer as expectativas de que Xi Jinping e Donald Trump possam iniciar negociações. Resta saber qual telefone irá tocar primeiro.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar