IPCA + 8% e outros títulos ‘premium’: receba as melhores ofertas de renda fixa no seu WhatsApp

Cotações por TradingView
2018-10-02T10:51:20-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Esquenta dos mercados

Resultado do Ibope deve deixar mercados mais felizinhos nesta terça

Avanço de Jair Bolsonaro e mau desempenho de Haddad na pesquisa divulgada nesta segunda devem se refletir num otimismo maior, sobretudo nas ações de estatais

2 de outubro de 2018
7:30 - atualizado às 10:51
cotações em painel de bolsa de valores
Bolsa caiu na segunda devido à ansiedade eleitoral, mas pode ver retomada nesta terçaImagem: Shutterstock

Depois de fechar ontem em queda, na contramão das bolsas no exterior, a bolsa brasileira deve ver bom desempenho nesta terça (02). O motivo: o avanço do candidato preferido do mercado, Jair Bolsonaro, na pesquisa Ibope divulgada ontem à noite, no "Jornal Nacional".

O Ibovespa abriu a semana em queda de 0,91%, aos 78.623 pontos, enquanto as bolsas americanas subiam em razão do acordo comercial selado por EUA, México e Canadá, mantendo este último no Nafta.

Com o alívio provocado pelo tratado, o dólar perdeu valor frente a diversas moedas, incluindo emergentes, mas no Brasil caiu apenas 0,52%, a R$ 4,0299. Por aqui, os mercados ainda seguiam cautelosos em razão das expectativas em torno da eleição e, sobretudo, da pesquisa Ibope a ser divulgada à noite.

Mercados devem se animar com Ibope

A última pesquisa Ibope mostrou um avanço de Jair Bolsonaro e uma piora de Haddad. Os protestos do fim de semana contra o capitão reformado do Exército parecem não ter tido o efeito desejado.

Enquanto isso, a campanha do petista sofre com a proibição da Justiça à entrevista de Lula pela "Folha" e com a delação premiada de Palocci, que afirmou que Lula sabia do "petrolão" desde 2007 e que esteve envolvido diretamente no esquema de loteamento de cargos entre 2003 e 2004.

Segundo o Ibope, Bolsonaro saltou de 27% para 31% nas intenções de voto e empatou com Haddad no segundo turno, aos 42%. Na pesquisa anterior, perdia por 42% a 38%.

Bolsonaro cresceu mais entre as mulheres do que entre os homens, sobretudo as de maior escolaridade, mas 51% delas ainda não votaria nele de jeito nenhum. Sua rejeição se manteve em 44%, enquanto a de Haddad cresceu para 38%. No primeiro turno, o ex-prefeito de São Paulo não esboçou crescimento, mantendo-se com 21% das intenções de voto.

O avanço do candidato do PSL deve animar os mercados nesta terça (02), já que suas promessas liberais agradam investidores. O impacto maior deve ser sentido nas ações de estatais, que sofreram na segunda-feira diante do temor de ingerência de um eventual governo petista.

E o que mais?

Hoje à noite será divulgado o resultado da pesquisa da Datafolha. No último levantamento, em 28 de setembro, Bolsonaro tinha 28% das intenções de voto contra 22% de Haddad, seguidos de Ciro (11%), Alckmin (10%) e Marina (5%). No segundo turno, Bolsonaro perdia de Haddad por 45%a 39%.

Às 9h, temos a divulgação da produção industrial de agosto, para a qual é esperada ligeira melhora de 0,3%, segundo a mediana das projeções do Broadcast, serviço de notícias do Estadão.

Às 11h serão divulgados os dados de setembro da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, que também pode ser encarado como um indicador de atividade.

Às 17h, ocorre a divulgação do IPC-Fipe, índice de inflação de que deve vir em 0,40%, segundo as projeções do Broadcast, próximo ao índice de agosto, que foi de 0,41%.

Lá fora, poucos eventos, com destaque para os dados de vendas de veículos nos EUA e o índice ISM de condições empresariais em Nova York (com previsão de forte piora para 56,8 em setembro, frente a 76,5 em agosto), e os dados de inflação de agosto na zona do euro pelo Producer Price Index (PPI).

*Com informações do Bom Dia Mercado, de Rosa Riscala. Para ler o Bom Dia Mercado na íntegra, acesse www.bomdiamercado.com.br

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Troca ou devolução

Comprou na Black Friday e se arrependeu? Veja quais são seus direitos

26 de novembro de 2022 - 11:59

O excesso de compras para aproveitar as oportunidades da Black Friday podem se transformar numa ‘ressaca’ no cartão de crédito

Recomendação de compra

Cielo (CIEL3) já dobrou de preço, mas ainda pode subir mais de 50% na bolsa, diz Santander. Confira detalhes

26 de novembro de 2022 - 9:48

Analistas do banco veem a Cielo (CIEL3) com vantagem competitiva em relação a adquirentes como Stone e PagSeguro

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: PIB do 3º trimestre no Brasil e payroll nos EUA são destaques de semana cheia

26 de novembro de 2022 - 8:11

A agenda econômica estará carregada nesta semana, com dados importantes de atividade e inflação a serem divulgados no mundo

Aperte o play!

Só acaba quando termina: Lula talvez não consiga gastar tanto assim; como isso mexe com seus investimentos?

26 de novembro de 2022 - 8:00

No podcast Touros e Ursos desta semana, PEC da Transição, Haddad na Fazenda, Petrobras e, é claro, futebol

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As maiores reclamações da Black Friday, a decepção do mercado com Haddad e a semana difícil das criptomoedas; confira os destaques do dia

25 de novembro de 2022 - 19:16

Escalado para representar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no almoço anual de dirigentes dos bancos na Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, entrou em campo disposto a jogar para a torcida.  Diante de uma plateia de banqueiros e nomes fortes do setor […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies