Menu
2019-04-04T13:54:27-03:00
Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Mudanças tributárias

Os três caminhos que Bolsonaro pode seguir para reformar os impostos no Brasil

Entre simplificar e unificar, equipe do presidente eleito analisa pelo menos três propostas de mudanças para as tributações

5 de novembro de 2018
16:52 - atualizado às 13:54
jair-bolsonaro
Decisão sobre mudanças nos impostos será decidida entre Bolsonaro, Guedes e Onyx - Imagem: Shutterstock

A equipe de transição de Bolsonaro trabalha com três pacotes tributários que poderão ser adotados no próximo governo. Segundo o Broadcast/Estadão, as propostas que estão sendo estudadas se dividem na substituição de impostos federais por um imposto sobre movimentação financeira, a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e a simplificação tributária.

A decisão sobre qual modelo vai ser adotado será feita em conjunto entre os futuros ministros da Economia, Paulo Guedes, da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o próprio Bolsonaro. Até que o grupo bata o martelo, a ordem é seguir batendo na tecla de que não está nos planos do futuro governo a criação de novas taxas.

Unificar

Um dos pacotes na mesa do capitão é o defendido pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra, apontado como um dos conselheiros de Paulo Guedes. O projeto prevê a substituição de cinco a onze impostos e contribuições federais por uma alíquota única sobre movimentação financeira - o número de tributos eliminados dependeria do porcentual da alíquota. Poderiam ser eliminados impostos que incidem sobre o consumo e a produção, como IPI e PIS/Cofins.

Alckmizar

Já em torno da criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), um dos pilares da campanha do candidato Geraldo Alckmin (PSDB) ao Planalto, estariam sendo consideradas pelo menos três propostas. Uma delas prevê a criação de um IVA com adesão opcional para os Estados, cuja flexibilidade e autonomia para os Estados é vista como uma forma de reduzir as resistências ao tributo agregado.

Simplificar

O terceiro pacote em análise prevê a simplificação de processos e redução de obrigações acessórias. Mesmo com um impacto menor, as medidas seriam mais fáceis de ser adotadas porque algumas podem ser feitas sem passar pelo Congresso ou por meio de lei ordinária.

E você leitor, concorda com alguma dessas propostas para mudar os impostos no Brasil? Deixe seu comentário abaixo.

*Com Estadão Conteúdo.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

energia renovável

Braskem fecha acordo de R$ 1 bilhão com Casa dos Ventos

É o quarto contrato de compra de energia renovável competitiva assinado pela companhia; operação deve contribuir para viabilizar a construção de um novo parque eólico

Proteção

Governo de SP coloca estado na fase vermelha da quarentena a partir do dia 25

Nos dias úteis, a fase vermelha valerá das 20h às 6h.

insatisfação

Empresários pressionam por vacinas, oferecem ajuda e criticam governo

Eles cobram do presidente Bolsonaro pressa na imunização, criticam a politização por causa das eleições de 2022, se colocam à disposição para ajudar e pedem ação do governo

esg

Ambev fecha compra de mil veículos elétricos

Produção será feita em área exclusiva na fábrica da Agrale em Caxias do Sul (RS), com quem a empresa tem contrato de cooperação técnica

Exile on Wall Street

Tempo: o investimento mais importante da sua vida

Tempo é o recurso mais valioso e escasso do mundo, cada pessoa tem uma quantidade limitada, mas indeterminada, dele. Como você tem usado o seu?

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies