Menu
Luciana Seabra
Advogada do Investidor
Luciana Seabra
É CFP®, especialista em fundos de investimento e sócia da Empiricus
2019-04-20T16:10:50-03:00
ESTATAIS DOS ESTADOS

Urnas trouxeram boa notícia para Cemig e Copasa; para Copel e Sanepar, nem tanto

Investidores de Bolsa já comemoravam na madrugada o bom desempenho de Zema, que deve puxar as concessionárias de Minas

8 de outubro de 2018
6:00 - atualizado às 16:10
Zema e Ratinho
Romeu Zema e Ratinho Jr vão pautar o movimento das concessionárias em Bolsa - Imagem: Wikimedia Commons

Não foi só Jair Bolsonaro que ficou bem falado entre os investidores profissionais de Bolsa a partir do resultado das urnas. Depois do candidato do PSL, o nome que mais ouvi foi o de Romeu Zema, do partido Novo.

Ainda será preciso esperar o segundo turno para saber se Zema se sentará na cadeira de governador de Minas Gerais, mas a expectativa é que a votação expressiva do empresário mineiro no primeiro turno já faça preço para as estatais de saneamento e energia, Copasa e Cemig.

Um dos motes de Zema, ao longo da campanha, foi a privatização. Um material de divulgação do candidato, por exemplo, divulgado no Twitter diz: "Zema vai privatizar a Copasa para diminuir a conta de água dos mineiros". Também em entrevistas, o candidato disse que Cemig está longe de oferecer bom serviço e que quer mais concorrência. A perspectiva é que, numa eventual gestão Zema, a Cemig seria uma empresa mais voltada para o mercado.

E no Paraná?

Já para as estatais do Paraná, a vida não ficou tão fácil. Pelo menos os sinais pré-urnas de Ratinho Jr. (sim, ele é filho do apresentador Ratinho, aquele do teste de paternidade), eleito para o governo, não foram tão positivos.

Ainda como deputado estadual, Ratinho Jr já jogou contra Copel na Bolsa em junho ao protocolar um requerimento para tentar barrar o aumento nas tarifas de energia elétrica.

Um investidor de Bolsa que preferiu não ser identificado ponderou, por outro lado, que o fato de Roberto Requião não ter conquistado a vaga para o Senado joga a favor das concessionárias paranaenses. É esperar para ver.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Necessidade econômica

Reação do mercado de trabalho na pandemia depende de condição sanitária, diz IBGE

A população ocupada encolheu em 8,373 milhões de pessoas em um ano, enquanto o total de desempregados aumentou em 2,294 milhões.

Subindo

Insumo no atacado tem forte alta em 12 meses, diz FGV

Em 12 meses, registraram a maior alta da série iniciada em agosto de 1995.

Informalidade

País tem taxa de informalidade de 39,5% no trimestre até dezembro, mostra IBGE

Em apenas um trimestre, mais 2,391 milhões de pessoas passaram a atuar como trabalhadores informais

A combinação perfeita

Depois da cerveja e do hambúrguer, Lemann faz grande aposta em educação

Agora, um dos donos da cervejaria ABInBev está no caminho de ter em sua carteira de investimentos, na qual já figuram empresas como Lojas Americanas, Burger King e Kraft Heinz

Banco Central

Superávit nominal do setor público soma R$ 17,928 bi em janeiro, mostra BC

O resultado nominal representa a diferença entre receitas e despesas do setor público, já após o pagamento dos juros da dívida pública

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies