Menu
Luciana Seabra
Advogada do Investidor
Luciana Seabra
É CFP®, especialista em fundos de investimento e sócia da Empiricus
2019-04-20T16:10:50-03:00
ESTATAIS DOS ESTADOS

Urnas trouxeram boa notícia para Cemig e Copasa; para Copel e Sanepar, nem tanto

Investidores de Bolsa já comemoravam na madrugada o bom desempenho de Zema, que deve puxar as concessionárias de Minas

8 de outubro de 2018
6:00 - atualizado às 16:10
Zema e Ratinho
Romeu Zema e Ratinho Jr vão pautar o movimento das concessionárias em Bolsa - Imagem: Wikimedia Commons

Não foi só Jair Bolsonaro que ficou bem falado entre os investidores profissionais de Bolsa a partir do resultado das urnas. Depois do candidato do PSL, o nome que mais ouvi foi o de Romeu Zema, do partido Novo.

Ainda será preciso esperar o segundo turno para saber se Zema se sentará na cadeira de governador de Minas Gerais, mas a expectativa é que a votação expressiva do empresário mineiro no primeiro turno já faça preço para as estatais de saneamento e energia, Copasa e Cemig.

Um dos motes de Zema, ao longo da campanha, foi a privatização. Um material de divulgação do candidato, por exemplo, divulgado no Twitter diz: "Zema vai privatizar a Copasa para diminuir a conta de água dos mineiros". Também em entrevistas, o candidato disse que Cemig está longe de oferecer bom serviço e que quer mais concorrência. A perspectiva é que, numa eventual gestão Zema, a Cemig seria uma empresa mais voltada para o mercado.

E no Paraná?

Já para as estatais do Paraná, a vida não ficou tão fácil. Pelo menos os sinais pré-urnas de Ratinho Jr. (sim, ele é filho do apresentador Ratinho, aquele do teste de paternidade), eleito para o governo, não foram tão positivos.

Ainda como deputado estadual, Ratinho Jr já jogou contra Copel na Bolsa em junho ao protocolar um requerimento para tentar barrar o aumento nas tarifas de energia elétrica.

Um investidor de Bolsa que preferiu não ser identificado ponderou, por outro lado, que o fato de Roberto Requião não ter conquistado a vaga para o Senado joga a favor das concessionárias paranaenses. É esperar para ver.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

fechamento

Após sangria, Ibovespa acompanha Nova York e sobe 1,3%; juros recuam com Copom

Índice teve sessão de altos e baixos a princípio, mas acabou seguindo bolsas americanas e registrou maior alta em uma semana; Petrobras e Vale são destaques após balanços. Dólar marca leve ganho

plataforma de pagamentos

Em expansão, Locaweb propõe R$ 180 milhões pela empresa de tecnologia Vindi

Companhia tem até 5 de dezembro para aceitar a proposta – que, segundo a Locaweb, já foi aceita por acionistas que representam 79,33% da empresa

Para além dos shoppings

Multiplan vai retomar investimentos imobiliários em empresa separada, diz presidente da companhia

CEO José Isaac Peres disse, em teleconferência, que não pensa em abrir capital dessa eventual empresa segregada, e está otimista com o mercado imobiliário atual.

mundo em alerta

Brasil não deve ter segunda onda, mas governo tem instrumentos para enfrentá-la, diz Guedes

Ministro considerou que a única solução para a covid-19 é a vacina e alertou para a necessidade de avançar em reformas para que o governo tenha mais fôlego

segunda onda

‘Não consigo entender medida como essa’, diz Bolsonaro sobre lockdown na França

Governo francês anunciou novo confinamento nacional para conter o aumento de casos de covid-19 a partir desta sexta-feira

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies