🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Eleições 2018

Bolsonaro vai tentar aprovar reforma da Previdência de Temer

Em entrevistas, presidente eleito disse que virá a Brasília e tentará aprovar reforma proposta pelo atual governo ao todo ou em partes

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (PSL) - Imagem: Igo Estrela/Ag. Estado

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, virá a Brasília na próxima semana para tratar da aprovação da reforma da Previdência ainda em 2018. Se não o texto completo já desenhado pelo governo Michel Temer, ao menos parte dele.

“Semana que vem estaremos em Brasília e buscaremos junto ao atual governo, Michel Temer, aprovar alguma coisa do que está em andamento, como a reforma da Previdência. Se não em um todo, em parte do que está sendo proposto porque evitaria problemas para o futuro governo”, disse Bolsonaro em entrevista à “TV Record”.

A mesma afirmação foi repetida à “Rede TV”. “Estaremos em Brasília buscando aprovar alguma coisa da reforma da Previdência”.

A fala de Bolsonaro contrasta com declarações anteriores dadas por Onyx Lorenzoni, indicado para a Casa Civil, de que a reforma de Temer era um “remendo” e seria descartada. Mas estão alinhadas ao que disse Paulo Guedes, indicado para o Ministério da Fazenda, que o primeiro grande item do corte de gastos é a reforma da Previdência.

Bolsonaro também afirmou que vai buscar evitar novas “pautas bombas”, pois o país já apresenta um déficit “monstruoso” e não podemos aumentar ainda mais o déficit público no ano que vem, “sob o risco de o Brasil entrar em colapso”.

Questionado pela “TV Record” sobre a medida do teto de gastos, Bolsonaro afirmou que a questão nem se coloca, pois já estamos com a economia deficitária e sem capacidade de investir.

“O teto de gastos, no meu entender, é importante e se puder ser aperfeiçoado será bem-vindo”, disse.

Para Bolsonaro, o que se precisa fazer é “destravar a economia”, promovendo uma desregulamentação e uma desburocratização, buscando maneiras para que os investidores e empreendedores tenham meios de gerar empregos.

Sobre a forma de negociação com o Congresso, Bolsonaro afirmou que já tem conversado com os parlamentares e grande parte deles é honesta e não quer continuar agindo na base do “toma lá, dá cá”, e que os líderes partidários agem, muitas vezes, como líderes sindicais.

“Tem pressão forte do Parlamento de só apoiar o governo agindo dessa maneira. Sabemos onde isso vai acabar. Na ineficiência do Estado e na corrupção”, disse.

De acordo com Bolsonaro, se for possível seu governo conversará sim com líderes partidários, “caso contrário vamos conversar e pedir apoio individualmente”.

Nas entrevistas, Bolsonaro também falou que estuda convidar o juiz Federal, Sergio Moro, para ocupar ou o Ministério da Justiça ou uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Jornal Nacional

Em entrevista ao vivo ao “Jornal Nacional”, a agenda econômica não foi pauta. Bolsonaro voltou a dizer que vai governar para todos e que tem a Constituição como “bíblia aqui na terra”.

Bolsonaro defendeu a liberdade de imprensa, mas teceu dura críticas à “Folha de S.Paulo” a quem atribuiu mentiras descaradas, citando o caso da denúncia de contratação de empresas para envio de mensagens contrárias ao PT via “WhatsApp”.

Para os que não votaram nele, Bolsonaro disse que “estamos todos no mesmo barco” e que são sairmos da crise ética, moral e econômica que nos encontramos, “todos sentiremos as consequências”.

"Temos tudo para ser uma grande nação. Vamos evitar divisões que apareceram nos governos anteriores. Vamos tratar todos de forma igual", disse.

Compartilhe

Investigando o 'zap'

Suspeitando irregularidades, TSE pede a WhatsApp dados sobre disparos nas eleições de 2018

10 de novembro de 2019 - 9:29

Rede social deverá informar ainda se realizou alguma medida para bloquear ou banir as linhas referidas

Pensando no futuro?

Bolsonaro fala pela primeira vez em disputar a reeleição em 2022

20 de junho de 2019 - 14:23

Diante de moradores de Eldorado, no interior de São Paulo, o presidente apontou para a possibilidade de disputar novamente as urnas

Candidato derrotado

Em Nova York, Haddad diz que Brasil pode crescer com governo liberal de Bolsonaro

30 de novembro de 2018 - 13:43

Candidato derrotado na corrida eleitoral disse que Brasil terá de se “prevenir” de agenda conservadora e neoliberal radical

Além de Ilan

Os 5 possíveis nomes para o Banco Central no governo Bolsonaro

9 de novembro de 2018 - 7:11

Equipe de presidente eleito vem tentando aprovar autonomia do BC, o que abriria oportunidade para Ilan ficar no cargo até 2020

Governo eleito

Não teremos nenhum problema com a China, diz Bolsonaro

5 de novembro de 2018 - 18:46

Em entrevista, presidente eleito fala sobre China, reformas e corta a cabeça de assessor de Paulo Guedes

Sob pressão

Em entrevista, Eduardo Bolsonaro diz sentir que não haverá reforma da previdência em 2018

5 de novembro de 2018 - 6:56

Bolsonaro disse que há preocupação com a eleição de um presidente da Câmara alinhado com os interesses do futuro governo, que não necessariamente o nome sairá do PSL

Sob críticas

Bolsonaro ainda não bateu o martelo sobre fusão de Agricultura e Meio Ambiente, diz Onyx

1 de novembro de 2018 - 7:02

Anúncio da fusão causou protestos na Frente Parlamentar da Agricultura, a chamada bancada ruralista, que vê a ideia com desconfiança

Para enxugar gastos

Ministério de governo Bolsonaro terá até 16 pastas

31 de outubro de 2018 - 9:34

Futuro governo vai criar superministério da Economia, juntando as pastas da Fazenda, Planejamento e Indústria além de Comércio Exterior e Serviços

Namoro continua

Empresários esperam confirmação de agenda liberal no governo de Bolsonaro

30 de outubro de 2018 - 13:33

Aprovação das reformas é vista como prioridade para colocar o país na rota do crescimento, embora candidato eleito tenha de convencer o Congresso a votar a favor de medidas impopulares

Mas voltou a criticar Brasil

Trump reforça possibilidade de acordo comercial com futuro governo Bolsonaro

30 de outubro de 2018 - 10:43

Presidente norte-americano reforçou que teve “uma ótima” conversa com Bolsonaro mas criticou o atual comportamento do país na área comercial

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies