O presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, vai assumir o comando da empresa de maquininhas de cartão Cielo. A companhia é controlada pelo próprio BB e pelo Bradesco. A mudança deve ser anunciada logo após as eleições.
Caffarelli, que assumiu a presidência do BB em 2016, ocupará o lugar de Eduardo Gouveia, que deixou o cargo em agosto. BB e Cielo não comentaram o assunto.
Líder no mercado de captura de compras no cartão (crédito ou débito), a Cielo vem sofrendo com o aumento da concorrência no setor. No ano, as ações acumulam uma queda de mais de 40%. Na manhã de hoje da bolsa, elas eram negociadas em queda de 0,81%, enquanto o Ibovespa subia 0,80%.
O novo presidente da Cielo terá o desafio de reverter ou pelo menos estancar a perda de mercado para novas empresas como PagSeguro e Stone, que captou US$ 1,2 bilhão em uma oferta de ações fechada ontem em Nova York.
Embora seja um desafio complicado, Caffarelli tem um bom conhecimento da Cielo e desse mercado, segundo uma fonte a par do assunto. No BB, inclusive, ele já foi o executivo responsável pela área de cartões quando ocupava a vice-presidência.