Menu
Eduardo Campos
Diário dos 100 dias
Eduardo Campos conta os bastidores do início do governo
2019-04-05T10:44:16+00:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Dia 38

Pneumonia e Previdência

Paulo Guedes explica que teremos uma reforma do sistema atual e a proposição de uma “nova Previdência” para os jovens

7 de fevereiro de 2019
18:17 - atualizado às 10:44

O presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado com pneumonia e não sabemos, ainda, quando estará apto a deixar o hospital em São Paulo.

Apesar do revés, o porta-voz da Presidência, general Rêgo Barros, disse que o mandatário está “super disposto” e não se abalou com a notícia.

Ainda de acordo com o porta-voz, Bolsonaro ligaria para o ministro da Economia, Paulo Guedes, e que a reforma da Previdência deveria estar entre os temas da conversa.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter

Aqui em Brasília, o próprio Guedes voltou a falar sobre o assunto, despejando habituais críticas à injustiça e perversidade dos regimes previdenciário e trabalhista atuais. Reafirmou que teremos um regime de capitalização e avançou em explicações, dizendo que teremos uma reforma do sistema atual e a proposição de uma “nova Previdência”, para os jovens, que também traria mudanças em uma CLT “fascista” e 80 anos atrasada.

O ponto que chamou atenção na fala é que o governo quer que esse novo regime seja “desconstitucionalizado” ou seja, que esse pretendido novo regime não seja regra constitucional, mas alvo de outro modelo de legislação. A ideia é muito boa, pois dá flexibilidade para fazer eventuais correções de curso, sem precisar de grande mobilização do Congresso.

Mas isso deve elevar o custo político de negociar a medida, além de ampliar o “custo legal”, tendo em vista que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já disseram que não querem ver modificações em cláusulas pétreas e direitos adquiridos.

O ponto positivo, é que dia sim e outro também, Rodrigo Maia afirma sua disposição em comprar a briga do governo pela reforma e tanto ele quanto Guedes seguem firmes em atacar as “corporações” que usam os mais pobres como um escudo para manter seus privilégios.

Leia aqui todo o Diário dos 100 Dias.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

estratégias para emplacar novo embaixador

Aliados querem mudar comissão que vai sabatinar Eduardo

Primeira alteração seria tornar o senador Flávio Bolsonaro, irmão de Eduardo, titular do colegiado

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta quinta-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

Entrevista

‘Teremos um ciclo melhor do que o de 2006 e 2007’

Para o presidente do banco americano JPMorgan no Brasil, José Berenguer Neto, o ciclo de entusiasmo no mercado brasileiro tem potencial para ser maior do que o observado há mais de uma década

na expectativa

Governo quer reduzir alíquota do IR para máximo de 25%, diz Bolsonaro

Outra ideia do governo é unificar impostos e contribuições federais, como PIS, Cofins, IPI e IOF, em um imposto único

Novos planos

Weg chega ao varejo e amplia projeto de miniusinas solares em condomínios

Abertura dessa relação direta com o cliente pessoa física segue de perto a estratégia adotada por uma de suas principais concorrentes no segmento corporativo, a Siemens

a bula do mercado

Guerra comercial chega aos balanços corporativos

Detalhes sobre saque do FGTS são esperados no Brasil

Crypto news

Volátil, mas rentável. As surpresas positivas de quem investe no mundo das criptomoedas

Ao contrário do que pensa uma boa parte dos investidores, não podemos propagar a falácia de que o mercado cripto é um mercado perdedor. Por exemplo, no ano, mais de 63 criptoativos subiram mais do que o Ibovespa

EXCLUSIVO PREMIUM

O rei das emergências: os melhores fundos para a sua reserva de curto prazo

Conheça os três fundos DI que não possuem taxa de administração e saiba até quando é mais interessante investir nesses tipos de fundo ou no Tesouro Selic

Quando o dinheiro morre

O novo paradigma de Ray Dalio e um apelo para a compra de ouro

Gestor da Bridgewater compartilha sua avaliação sobre como a atuação dos BCs, juros negativos e endividamento crescente vão mudar a cara do mercado

Entrevista

Fuja da bolsa americana e compre ouro, diz analista da Crescat

Otavio Costa é um brasileiro que trabalha no mercado americano e se soma à corrente que acredita em recessão nos EUA e problemas de crédito na China. Cenário que faz do ouro a melhor opção no momento

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements