🔴 COPOM À VISTA: RECEBA EM PRIMEIRA MÃO 3 TÍTULOS PARA INVESTIR APÓS A DECISÃO – ACESSE GRATUITAMENTE

Eduardo Campos

Eduardo Campos

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.

Mercados

Buy acima de tudo, Deus acima de todos

Setembro terminou com alta na bolsa e queda do dólar, mas e a eleição?

Eduardo Campos
Eduardo Campos
1 de outubro de 2018
5:15 - atualizado às 11:35
Ex-presidenciável Fernando Haddad (PT) em debate do SBT
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Imagem: Marcelo Chello/Seu Dinheiro

O que antes era visto como um cenário desastroso se consolidou. A uma semana da eleição, Jair Bolsonaro deve enfrentar Fernando Haddad em um segundo turno. E o mercado não parece mais tão preocupado com isso. Não parece...

Nas conversas com “gente de mercado”, a impressão que foi se consolidando ao longo da última semana é de que o PT, no caso de retorno ao poder, será pragmático. Vai sim conter a ala mais radical do partido e fazer um ajuste fiscal e algum tipo de reforma da Previdência.

Fernando Haddad abandonou o programa que ajudou a escrever e passou a adotar um discurso mais “market friendly”. E ele tem se esforçado. Desautorizou o eterno assessor econômico Márcio Pochmann, que também baixou o tom, acenou ao presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, e teve encontros com analistas e gestores.

Falta dizer quem vai ocupar o Ministério da Fazenda. E a escolha pode sedimentar essa tese de que o PT não seria tão ruim assim. O nome que vai comandar o Bloco P da Esplanada dos Ministérios e seu anúncio, no entanto, devem vir após deliberação a ocorrer lá em Curitiba.

A visão estrangeira

Outro ponto interessante é a diferença de avaliação entre locais e estrangeiros. Segundo um amigo, “lá fora os investidores não têm medo dele [Haddad]”.

Leia Também

Fui conferir com um “gringo original”, que acompanha de perto o Brasil. E ele me confirmou.

“É isso mesmo. O estrangeiro ainda considera que o PT não é tão ruim assim. Ele acredita que o PT não terá muito espaço para promover ainda mais estragos.”

Esse mesmo amigo gringo discorda frontalmente de seus pares, mas pondera que “eles têm o dinheiro”. E de forma bem-humorada completa dizendo: “eles leem a ‘The Economist’ e o ‘Financial Times’”. Além disso, conta que algumas consultorias políticas têm dito ao estrangeiro que o Haddad não é tão perigoso assim.

Para esse gringo, o estrangeiro não tem dimensão de quão grave é a situação fiscal do Brasil. E não importa quem assuma o Planalto, se não atacar essa questão vai colocar o país em um caminho de destruição.

A cor local

Por aqui, mesmo com muitos “locais” também entrando nessa tese. A dispersão de percepções é maior. Ouvi com frequência um “não sei, não”. E de alguns o famoso “vai dar merda”, seguido da previsão de dólar para cima e bolsa para baixo. Também ouvi que se o PT de fato voltar, a preocupação é com as ruas. Ou que o movimento da semana é mera “correção de preços”, e que há, sim, preocupação com o PT.

Outra postura em voga é de que confirmado um segundo turno PT contra Bolsonaro, a eleição é plebiscitária e que “não tem como o PT voltar depois de tudo que aconteceu”.

O que se nota também é que é mais fácil para o mercado acreditar em uma conversão de Bolsonaro de estatal-desenvolvimentista em liberal do que em um Haddad convictamente reformista. Tentando resumir a questão:

Bolsonaro é aceito, não por seus predicados, mas por outras razões. Haddad é engolido, tolerado ou nem isso.

Quando um mesmo fato tem mais de uma explicação é sinal de que ninguém sabe nada. E não poderia ser diferente. A resposta vem domingo e a semana deve trazer surpresas variadas. Há quem aposte que as tais pesquisas vão mostrar Haddad na frente, há quem diga que podemos ter algum “dossiê”, que aliás estão desaparecidos nesta campanha, e há, também, quem não espere nada.

Aliás, o trocadilho “buy acima de tudo, Deus acima de todos”, que ouvi de alguns participantes do mercado na semana, aceita variações, como “buy acima de tudo, Volatilidade acima de todos”. Quem estiver na Bolsa, é bom preparar o estômago.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VISÕES DIVERGENTES NA ESQUERDA

Venezuela gera discussão entre Gleisi e Haddad em reunião do PT

10 de fevereiro de 2019 - 12:59

A ida de Gleisi à posse de Maduro dividiu opiniões no PT. Ela teria tomado a iniciativa sem consultar a direção.

OPOSIÇÃO

PT enaltece Haddad como ‘nova liderança’ em documento

1 de dezembro de 2018 - 16:35

Diretório Nacional do PT aprovou neste sábado, 1º, uma nova resolução política para orientar os rumos do partido a partir de 2019.

Candidato derrotado

Em Nova York, Haddad diz que Brasil pode crescer com governo liberal de Bolsonaro

30 de novembro de 2018 - 13:43

Candidato derrotado na corrida eleitoral disse que Brasil terá de se “prevenir” de agenda conservadora e neoliberal radical

Seu mentor de investimentos

Entusiasmo ou alívio?

29 de outubro de 2018 - 10:56

Seja lá o que for que Bolsonaro fale até a posse, não diminuirá meu alívio por ter votado 17. O que estou interessado em saber é se ele vai transformar esse alívio em entusiasmo

Eleições 2018

Nova governabilidade é desafio para Bolsonaro

28 de outubro de 2018 - 22:29

Prometendo não entregar cargos em troca de apoio, eleito terá de inaugurar nova forma de relação com o Congresso

IBOPE

Boca de urna: 56% Bolsonaro X 44% Haddad

28 de outubro de 2018 - 19:02

Boca de urna: 56% Bolsonaro X 44% Haddad Apuração (88,44% das urnas apuradas) Bolsonaro 55,7% contra 44,30% Atualização em instantes

Eleições 2018

Vereadora do PSL é presa por suspeita de compra de voto para Haddad

28 de outubro de 2018 - 15:37

Josefa Eliana da Silva Bezerra, do partido de Bolsonaro, estava com um veículo repleto de adesivos do candidato petista

Eleições 2018

Democracia e liberdades individuais estão em risco, diz Haddad

28 de outubro de 2018 - 12:49

Candidato do PT votou hoje em escola no bairro de Moema, Zona Sul de São Paulo, onde houve princípio de confusão com apoiadores de Bolsonaro

Eleições 2018

Parece que acabou, mas está só começando

28 de outubro de 2018 - 6:02

Eleição acaba hoje, mas política vai continuar no foco dos mercados já que eleito tem de dizer e mostrar a que veio

Eleições 2018

Ibope: Bolsonaro tem 54% dos votos válidos e Haddad, 46%

27 de outubro de 2018 - 21:28

Diferença entre os dois candidatos caiu de 14 para oito pontos porcentuais em relação à pesquisa divulgada pelo Ibope na última terça-feira

Eleições 2018

Pesquisa CNT/MDA mostra Bolsonaro com 56,8% dos votos válidos; Haddad tem 43,2%

27 de outubro de 2018 - 19:04

Voto é definitivo para 91,3% dos eleitores do candidato do PSL e para 91,4% do petista

Eleições 2018

Equipes de Bolsonaro e Haddad terão acesso a salas do TSE amanhã

27 de outubro de 2018 - 14:50

A presidente do TSE também convidou os 35 partidos políticos registrados para acompanhar no edifício-sede do tribunal a totalização dos votos

Eleições 2018

Joaquim Barbosa declara apoio a Fernando Haddad em rede social

27 de outubro de 2018 - 12:29

Em sua conta no Twitter, o magistrado diz que Jair Bolsonaro (PSL) lhe inspira medo

Eleições 2018

Bolsonaro mantém vantagem de 16 pontos sobre Haddad em pesquisa XP/Ipespe

26 de outubro de 2018 - 9:13

Pesquisa não acompanhou tendência do Datafolha e Bolsonaro continua com 58% dos votos válidos ante 42%, de Haddad

Eleições 2018

Datafolha mostra que diferença entre Bolsonaro e Haddad caiu 6 pontos

25 de outubro de 2018 - 20:30

Candidato do PSL aparece com 56% dos votos válidos, enquanto o petista está com 44% das intenções de voto

Eleições 2018

Probabilidade de vitória de Bolsonaro é de 91%

24 de outubro de 2018 - 10:32

Modelo da Numbers Care/GO Associados já considera últimos números da pesquisa Ibope de ontem

Eleições 2018

Ibope divulga nova pesquisa de intenção de voto para presidente no 2º turno

23 de outubro de 2018 - 20:54

Candidatos oscilam dentro da margem de erro e diferença entre Bolsonaro e Haddad diminui quatro pontos

Eleições 2018

Bolsonaro e Haddad reproduzem campanha em entrevistas

23 de outubro de 2018 - 6:02

Presidenciáveis seguiram o mesmo script das campanhas de rádio e TV sem dar novas pistas relevantes sobre condução da economia

Eleições 2018

Bolsonaro lidera com 57% e Haddad tem 43% em pesquisa CNT/MDA

22 de outubro de 2018 - 13:45

Instituto ouviu 2.002 pessoas entre os dias 20 e 21 de outubro

Eleições 2018

Bolsonaro continua liderando corrida com 60% das intenções em nova pesquisa BTG

22 de outubro de 2018 - 10:41

Candidato do PSL tem 60% das intenções dos votos válidos enquanto petista Fernando Haddad foi de 41% para 40%

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar