🔴 OPÇÕES NA BOLSA: GANHOS ALTOS PODEM ACONTECER NO CURTÍSSIMO PRAZO – ENTENDA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

SAÚDE MENTAL NO TÊNIS

Bia Haddad explica pausa na carreira: “Meu corpo estava colapsando dentro da quadra”

Afastada do circuito profissional, tenista fala sensação de "dívida constante” no esporte e descreve superação: “ontem consegui jogar baralho com a minha avó”

Bia Haddad Maia fala sobre pausa na carreira em evento promovido pelo Wellhub, em São Paulo
Bia Haddad Maia fala sobre pausa na carreira em evento promovido pelo Wellhub, em São Paulo - Imagem: Divulgação/Wellhub

Durante anos, Bia Haddad Maia se acostumou a lidar com a alta performance. A rotina de uma das principais tenistas brasileiras envolve passar cerca de nove meses por ano longe de casa, atravessar países, hotéis e aeroportos e encontrar disposição física e mental para competir em nível internacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em agosto, porém, a tenista decidiu interromper esse ciclo. Afastada das quadras desde Wimbledon, Bia anunciou uma pausa temporária na carreira para cuidar de sua saúde mental, e não voltará a competir no segundo semestre de 2026.

Nesta quarta-feira (2), durante um encontro promovido pelo Wellhub e mediado pela jornalista Ana Paula Padrão, em São Paulo, a tenista brasileira falou abertamente sobre o processo que a levou a tomar a decisão.

“Não foram as derrotas que me levaram a fazer essa escolha. Foi eu não estar conseguindo desfrutar do meu dia a dia, do processo e do trabalho duro. A verdade é que eu já estava carregando esse esgotamento há um tempo”, explica Bia.

Mesmo depois de mudanças na equipe, períodos de treinamento no exterior e meses seguidos longe de casa, a sensação da tenista não desapareceu. Até que começaram as crises durante as partidas. E em Seul, por exemplo, Bia sentiu tremores nas mãos, falta de ar e mal-estar no próprio jogo.  “E aí já não era uma questão de escolha. Era o meu corpo colapsando dentro da quadra”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O preço do tênis profissional

Bia começou a jogar tênis aos quatro anos de idade. Aos 14, se tornou profissional. E de lá até hoje, aos 30 anos, competiu de torneio em torneio, com uma rotina pesada de um atleta de alto rendimento.

Leia Também

PARIS EM CHAMAS

Protestos na França fazem Art Basel Paris fechar antes do previsto; entenda o impacto no turismo

BRINDE À BRASILEIRA

A vez da borbulha brasileira: entre Prosecco e Champagne, espumante nacional vive auge – e novos desafios

“Faz 15 anos que eu saio de casa e viajo nove meses por ano. No caminho, abro mão de aniversários, Natais, Páscoas e momentos com a família”, contou. A cobrança, porém, continua.

Para Bia, a lógica do WTA cria uma sensação permanente de cobrança. “O tênis tem um sistema de ranking que não é muito saudável mentalmente. Você sempre tem aquela sensação de que, para manter o seu ranking, tem que fazer igual. Para melhorar, você tem que fazer igual ou melhor. É uma sensação de dívida constante”, comenta.

A pressão não vem apenas do ranking. Patrocinadores, equipe e redes sociais também entram nessa equação. Por isso, Bia tentou levar o corpo e a rotina até o limite antes de tomar a decisão de parar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A própria tenista relembrou que, em 2024, chegou às quartas de final do US Open e conquistou um torneio WTA 500 em Seul em um período em que, internamente, já não se sentia bem. Os resultados, no entanto, chegaram a levá-la novamente ao top 10 do ranking mundial, o que também ofuscou o estresse que estava sentindo.

Cerâmica, pilates e baralho com a avó

Bia Haddad e Ana Paula Padrão sentadas em sofá lado a lado
Bia Haddad e Ana Paula Padrão - Imaem: Divulgação/Wellhub

Longe da rotina do circuito, a agenda ganhou atividades bem menos competitivas. Bia voltou a fazer cerâmica, começou pilates, mantém sessões de fisioterapia e acompanhamento psicológico e tem aproveitado o tempo com a família. “Ontem consegui jogar baralho com a minha avó”, contou.

Também está organizando o casamento com seu noivo, o neurocirurgião Alex Daoud, previsto para o próximo ano.

O objetivo, porém, não é simplesmente substituir uma rotina intensa por outra. Pela primeira vez, diz ela, a ideia é não definir imediatamente o próximo passo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Tenho aproveitado esse momento para refletir e entender o que é melhor para mim daqui para frente. Pela primeira vez, estou tentando não ter que fazer alguma coisa, não ter que tomar uma decisão ou cumprir uma obrigação que me afaste do que estou sentindo. Estou aprendendo que preciso me ouvir mais, em vez de ser tão racional e entrar naquele pragmatismo do dia a dia”, conta. 

E quando Bia Haddad volta às quadras?

Por enquanto, não há uma data definida. E isso, para a tenista, faz parte do próprio processo.

“Esse momento está me ajudando a conseguir me acalmar um pouco para quando eu voltar. E, quando eu tiver certeza, eu vou voltar pronta, corpo e mente.”

A tenista também fez as pazes com as críticas externas. “Tem gente que vai me julgar porque estou jogando muito tênis seguido e deveria descansar. Tem gente que vai me julgar porque estou parando. [...] A real é que vão julgar. Sendo mulher, vão julgar mais.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Wellhub assume naming rights das quadras do Villa-Lobos

O encontro também marcou o anúncio de uma novidade fora da carreira da tenista.

Ao final do evento, o Wellhub anunciou que passa a deter os naming rights das quadras de tênis do Parque Villa-Lobos, em São Paulo. O espaço passa a se chamar Wellhub Tennis Center.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
colagem com chefs Luiz Filipe Souza e Tássia Magalhães 21 de outubro de 2026 - 9:27
Artista com figurino branco e dourado aparece suspensa no ar sob luzes azuis em um palco de circo. 21 de outubro de 2026 - 9:16
Pessoa de chapéu em pé sobre uma crista de montanha colorida, com nuvens ao fundo e céu azul. 21 de outubro de 2026 - 8:16
Quiosque em chamas ao lado de uma praça com fumaça, árvores e um monumento ao fundo, com pessoas reunidas no local. 20 de outubro de 2026 - 14:40
Imagem dividida com Nikolai Svorte de um lado e a banda Conspectus de outro 20 de outubro de 2026 - 13:04
Espetinhos com azeitonas sobre batatas fritas em um prato oval. 20 de outubro de 2026 - 8:16
Escultura dourada de duas mãos entrelaçadas em uma praça, com prédios altos ao fundo. 19 de outubro de 2026 - 15:15
Perua Audi preta estacionada diante de uma casa com jardim e piscina. 19 de outubro de 2026 - 8:16

SAVE THE WAGONS, EDIÇÃO BRASILEIRA

Audi aposta no nicho das peruas com A5 Avant e A6 Avant e-tron; veja preços e diferenças

19 de outubro de 2026 - 8:16
Filtro de papel com café coando sobre uma jarra de vidro em uma bancada de madeira. 18 de outubro de 2026 - 17:00
Dois drinks em copos altos, um alaranjado com gelo e espiga de milho, outro transparente com gelo e folha crocante por cima. 17 de outubro de 2026 - 8:00
Retrato de Danyel Steinle e Tássia Magalhães, sócios do Lita, em São Paulo. Ele é um homem branco de cabelos escuros, que usa uma camisa branca e paletó e aparece sentado; apoiada em seu ombro, Tássia é uma mulher de pele parda clara e cabelos lisos e soltos, que usa uma blusa branca e uma calça jeans 16 de outubro de 2026 - 9:50
Saiba o que uma viagem pode ensinar a quem coleciona arte 16 de outubro de 2026 - 8:16
Magill Estate Restaurant ao fundo, boneco Michelin à frente 15 de outubro de 2026 - 18:30
Grafite em preto e branco de uma menina estendendo o braço para um balão vermelho em forma de coração. 15 de outubro de 2026 - 9:16
Hotel Sacher e a Original Sacher-Torte 15 de outubro de 2026 - 8:16
Personagem Bruno Aleixo e a garrafa do vinho Dr. Bruno; ao fundo, vinhedo da Herdade do Rocim. O personagem é uma mistura de um Ewok, ser peludo do universo de Star Wars, com um Yorkshire 14 de outubro de 2026 - 16:09
viagem férias europa Cartão TAP BTG Pactual Black 14 de outubro de 2026 - 9:16
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar