Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

PRIMEIRO DIA

Supremo Tribunal Federal inicia julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe; confira os principais pontos da sessão

A sessão foi suspensa e será retomado nesta quarta-feira (3), com a expectativa da manifestação da defesa do ex-presidente

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
2 de setembro de 2025
20:36 - atualizado às 20:49
Bolsonaro-STF
Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta terça-feira (2) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sete aliados, acusados de uma trama golpista com o objetivo de reverter o resultado das eleições de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Primeira Turma do STF julga o caso do "núcleo crucial" da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A sessão foi marcada pela apresentação da denúncia do procurador-geral Paulo Gonet e por sinalizações do ministro do STF Alexandre de Moraes. As defesas dos réus apresentaram suas sustentações orais durante o primeiro dia do julgamento.

Moraes, o primeiro a falar durante a sessão, citou pressões internas e externas sobre a Corte, mas ressaltou que o papel do STF é julgar com imparcialidade e independência.

O processo, que pode resultar em penas de mais de 30 anos de prisão para o ex-presidente e outros envolvidos no caso, foi estruturado para oito sessões, com previsão de votação sobre o parecer nas próximas reuniões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A sessão foi suspensa e o julgamento será retomado nesta quarta-feira (3), com a expectativa da manifestação da defesa de Jair Bolsonaro.

Leia Também

O voto do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, deve ser proferido na semana seguinte.

Acusações contra Bolsonaro e aliados

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que testemunhos, registros e documentos comprovam a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro em uma tentativa de golpe de Estado para manter-se no poder após a derrota eleitoral em 2022.

Gonet destacou a impossibilidade de negar fatos praticados publicamente, planos apreendidos, diálogos documentados e bens públicos deteriorados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A PGR fundamenta a acusação nas seguintes provas:

  • Apreensão de uma minuta de decreto golpista na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres;
  • Depoimentos de ex-comandantes do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, e da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Júnior, que teriam confirmado a apresentação de decretos golpistas em reunião com Bolsonaro;
  • Planos como "Operação 142", "Punhal Verde e Amarelo" e "Copa 2022" — este último com o objetivo de "eliminar" o ministro Alexandre de Moraes, o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice, Geraldo Alckmin — foram apreendidos;
  • Reuniões, ameaças e falas de Bolsonaro teriam sido calculadas para incitar militância e espalhar desinformação sobre o sistema eletrônico de votação.

A PGR também citou uma reunião ministerial de 5 de julho de 2021, em que Bolsonaro incitou auxiliares a atacar o sistema eleitoral, e seu discurso de 7 de setembro de 2021, quando ameaçou ministros do STF e do TSE.

Os réus respondem por crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, e deterioração de patrimônio tombado.

Defesa de Cid pede manutenção da delação

A primeira defesa a falar foi a do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, representado pelo advogado Jair Alves Pereira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pereira pediu a manutenção do acordo de delação premiada de Cid com a Polícia Federal e negou que ele tenha sido pressionado para aceitar o acordo. A defesa afirmou que, caso Cid seja condenado, o instituto da delação premiada "acabou".

Pereira defendeu que Cid não tinha conhecimento do "Plano Punhal Verde-Amarelo" para matar autoridades e que apenas recebeu o arquivo no celular, sem participar dos grupos de WhatsApp que discutiam o plano.

A defesa reconheceu "escorregadas" de Cid, atribuindo-as ao abalo emocional, mas garantiu que não comprometem o acordo. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro figura como delator e réu, podendo responder em liberdade e ter redução de pena.

Cid responde pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Monitoramento ilegal e segurança do sistema eleitoral

A defesa de Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e deputado federal, negou que ele tenha determinado o monitoramento ilegal de ministros do STF ou de desafetos políticos de Bolsonaro.

O advogado Paulo Renato Cintra afirmou que os casos de monitoramento citados pela PGR ocorreram antes de Ramagem assumir a direção da Abin. A defesa também negou que Ramagem tenha fornecido informações falsas a Bolsonaro para atacar o sistema eletrônico de votação.

Segundo Cintra, os arquivos enviados eram baseados em informações públicas, discursos do presidente e opiniões pessoais, e que Ramagem "compilava pensamentos do presidente da República" e não atuou na construção de mensagens de descrédito às urnas.

"Ramagem não atuou para orientar, não era ensaísta de Jair Bolsonaro, ele compilava pensamentos do presidente. Isso aconteceu nesse documento, presidente.docx, e também no documento presidenteinformatse.docx", afirmou a defesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rebateu a defesa de Ramagem, afirmando que "voto impresso" e "voto auditável" não são sinônimos, e que as urnas são auditáveis desde 1996.

A fala da ministra ocorreu após Cintra defender que o grupo bolsonarista articulava a adoção do "voto auditável" por meio da votação impressa, termos usados como sinônimos nas conversas de WhatsApp entre Bolsonaro e aliados.

Minuta do golpe

A defesa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, afirmou que a chamada "minuta do golpe" encontrada em sua casa era uma "minuta do Google", um documento apócrifo sem valor jurídico.

O advogado Eumar Novacki negou que o ex-ministro tivesse se ausentado do Distrito Federal em meio aos atos de 8 de janeiro de 2023, explicando que sua viagem de férias aos Estados Unidos havia sido planejada com antecedência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A acusação da PGR seria equivalente a um "linchamento moral" ao afirmar que Torres teria forjado a data da compra de uma passagem durante os ataques de 8 de janeiro de 2023.

A defesa também negou que Torres tenha ordenado operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para barrar eleitores de Lula no Nordeste durante as eleições de 2022.

"Foi uma tentativa de levar os julgadores a erro. O Ministério Público tinha consciência de que toda a sua tese acusatória se baseava numa ausência deliberada, uma espécie de fuga para os Estados Unidos", disse Novacki.

O ex-ministro da Justiça é acusado pela PGR de colaborar com organização criminosa e guardar a minuta do golpe; a defesa diz que o documento apreendido não foi escrito por ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Liberdade de expressão

A defesa do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, centrou sua argumentação em torno da liberdade de expressão. O advogado Demóstenes Torres afirmou que "as coisas mais desagradáveis podem ser ditas em nome da liberdade".

Segundo Torres, é preciso tolerar "bobagens" sobre as urnas eletrônicas, mesmo que surjam fraudes ou a necessidade de voto impresso, e que isso não configura golpe de Estado.

Torres argumentou que não há nexo causal individualizado, ou seja, a ligação da conduta do militar com as ações ilícitas relatadas pela acusação. Para o advogado, há uma "narrativa globalizante".

O advogado Demóstenes Torres também negou que o almirante Garnier tenha colocado as tropas da Marinha à disposição de uma tentativa de golpe de Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele refutou a existência de uma reunião com Bolsonaro em que minutas golpistas teriam sido apresentadas e Garnier teria prometido apoio.

O advogado do ex-almirante também defendeu a anulação da delação de Mauro Cid, alegando que ex-ajudante de ordens precisou corrigir informações.

*Com informações da Agência Brasil, Estadão Conteúdo e g1

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TOUROS E URSOS #265

Fim da escala 6×1 propõe uma revolução ou o caos? Veja o que pode mudar na economia e nas contas das empresas

1 de abril de 2026 - 13:01

Cláudio Felisoni, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, fala no Touros e Ursos desta semana sobre um estudo que mensura os possíveis efeitos da redução da jornada no varejo e na economia

DANÇA DAS CADEIRAS

O que muda no governo depois de Lula ter confirmado Alckmin como vice e anunciado a saída de 18 ministros

31 de março de 2026 - 16:55

Segundo Lula, mais auxiliares podem deixar a Esplanada, mas ainda precisam avisá-lo

DIREITOS CIVIS

Enquanto o Brasil começa a ampliar licença-paternidade para 20 dias, um país já paga até 1 ano de salário para o pai ficar em casa com o filho

31 de março de 2026 - 13:40

Licença-paternidade foi instituída no Brasil com a promulgação da Constituição de 1988. Mesmo com ampliação, benefício seguirá muito aquém do observado em países mais desenvolvidos.

TERCEIRA VIA?

Caiado vem aí: PSD dá a senha para a pré-candidatura de Caiado à presidência da República

30 de março de 2026 - 11:42

Mesmo sem a confirmação oficial, integrantes do PSD começam a repercutir a escolha do governador de Goiás, em detrimento de Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul

ELEIÇÕES 2026

Lula empata com Flávio Bolsonaro nos dois turnos das eleições de 2026, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus

30 de março de 2026 - 8:22

O potencial de voto de Lula é um pouco maior e chega a 50%, enquanto Flávio Bolsonaro também tem 48% dos eleitores que admitem votar nele

O TSE EXPLICA

Mito ou verdade? Saiba se a regra dos 50% de votos nulos cancela uma eleição

28 de março de 2026 - 16:45

O equívoco nasce de uma leitura imprecisa do artigo 224 do Código Eleitoral. O texto menciona, de fato, a necessidade de novas eleições caso a “nulidade” atinja mais da metade dos votos

ELEIÇÕES 2026

Lula lidera entre eleitores de centro, mas cenário é de empate técnico no segundo turno contra Flávio Bolsonaro, segundo Datafolha

28 de março de 2026 - 11:35

Apesar da vantagem numérica do petista no primeiro turno entre os moderados, a disputa se acirra em uma eventual rodada decisiva

AUXÍLIO-AUXÍLIO

STF veta auxílio-moradia, auxílio-panetone, auxílio-peru e auxílio-iPhone, mas a lista de penduricalhos agora vetados prima pela criatividade

26 de março de 2026 - 16:23

Decisão do STF limita verbas indenizatórias, suspende auxílios e tenta conter supersalários, embora preserve margem para penduricalhos na magistratura

MAIS UM NA LISTA

Cláudio Castro se torna o 7º ex-governador do RJ a ficar inelegível; entenda a decisão do TSE e relembre os casos de prisões, cassações e impeachments no estado

25 de março de 2026 - 16:31

A pena estipulada pelo TSE foi de 4 anos, retirando o ex-governador da corrida eleitoral deste ano e de 2030

MUDANÇA NO COMANDO

Quem é Dario Durigan: o “técnico” que pode substituir Haddad na Fazenda

11 de março de 2026 - 20:02

Atual secretário-executivo da Fazenda tem perfil mais técnico e pode assumir a pasta com o desafio de tocar a agenda econômica em ano eleitoral

A BANDEIRA DE LULA

Isenção do imposto de renda beneficiou 31% dos eleitores, segundo pesquisa Genial/Quaest

11 de março de 2026 - 18:00

Além do efeito da bandeira do governo Lula na renda, levantamento mostra que a violência permanece no topo das preocupações dos entrevistados

CUIDADO, ELEITOR!

De olho na IA nas eleições, TSE fixa regras contra deepfakes; saiba como denunciar

10 de março de 2026 - 19:29

Especialistas apontam que a observação detalhada da face e do áudio é o primeiro filtro de segurança, mas não é o único

AMIGOS?

O que Daniel Vorcaro conversava com Alexandre de Moraes? Veja as conexões encontradas no celular do banqueiro

6 de março de 2026 - 17:42

Investigação da PF encontra mensagens do ministro do STF no WhatsApp do banqueiro que apontam para uma relação de pelo menos dois anos

INAUGURAÇÃO OFICIAL

Haddad é responsável pelo equilíbrio da economia, diz Lula no pontapé da campanha em São Paulo

3 de março de 2026 - 19:27

Ex-governador de São Paulo e nome forte no Estado, Geraldo Alckmin também foi lembrado com elogios por Lula pela nova política da indústria brasileira

ESQUENTA

Lula e Flávio Bolsonaro têm empate técnico no primeiro turno das eleições, e pressão para Haddad concorrer ao governo de SP aumenta

27 de fevereiro de 2026 - 11:04

Os dados mostram também o filho de Jair Bolsonaro numericamente a frente de Lula no segundo turno, apesar da igualdade técnica entre ambos

CORRIDA PRESIDENCIAL

Vantagem de Lula cai ao menor nível contra Flávio Bolsonaro, mas presidente ainda lidera no 1º turno, diz Atlas/Bloomberg

25 de fevereiro de 2026 - 10:14

Pesquisa Atlas/Bloomberg mostra Lula ainda à frente de Flávio Bolsonaro e Tarcísio no primeiro turno, mas com a menor vantagem da série histórica contra o senador. No segundo turno, cenário indica empate técnico com o filho do ex-presidente e desvantagem contra o governador paulista

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Flávio Bolsonaro encosta em Lula no 2º turno; desaprovação do presidente segue acima de 50%, diz Meio/Ideia

4 de fevereiro de 2026 - 11:11

O avanço do senador nas intenções de voto para as eleições 2026 ocorre em um momento em que a avaliação do governo Lula segue pressionada

CRISE NOS PODERES

Senadores protocolam pedido de impeachment contra o ministro Dias Toffoli por conduta no caso do Banco Master

15 de janeiro de 2026 - 11:19

O magistrado é acusado de crime de responsabilidade, suspeição e conflito de interesses na condução do inquérito que apura as fraudes bilionárias

ELEIÇÕES 2026

Lula lidera todos os cenários da eleição presidencial, aponta pesquisa Genial/Quaest; candidatura de Flávio Bolsonaro é vista como erro por maioria

14 de janeiro de 2026 - 13:55

Levantamento mostra Lula à frente em todas as simulações, enquanto a avaliação de seu governo segue em empate técnico, com 49% de desaprovação e 47% de aprovação; confira quem tem mais chances no embate contra o petista

CORRIDA ELEITORAL

Pesquisa Meio/Ideia mostra Lula líder em 2026: petista vence Tarcísio e Flávio nos dois turnos, mesmo com 40% de rejeição

13 de janeiro de 2026 - 16:08

Apesar da rejeição elevada, Lula mantém vantagem sobre Tarcísio, Flávio, Michelle e outros adversários em todos os cenários; levantamento mostra o petista com 40,2% no primeiro turno e vitórias apertadas no segundo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia