🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

“MENOS RUIM”

Avaliação negativa do governo Lula diminui, mas petista aparece empatado com Bolsonaro em simulação de eleições

Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) traz avaliações segmentadas sobre a atuação do governo federal e simulações para as eleições em 2026

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
17 de junho de 2025
17:29
Lula veste terno azul e está com as mãos na boca. Ao lado da montagem, Bolsonaro de terno cinza escuro e camisa branca com a bandeira do Brasil ao fundo.
Desempenho pessoal do presidente Lula é desaprovado por 53% dos brasileiros. - Imagem: Alan Santos-PR / Ricardo Stuckert / Montagem Brenda Silva

A avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu de 44% em fevereiro para 40,4% em junho, segundo pesquisa CNT/MDA realizada entre os dias 11 e 15 de junho e divulgada nesta terça-feira (17).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mesmo período, a avaliação positiva oscilou de 28,7% para 28,6%. A parcela dos que consideram a gestão regular saiu de 26,3% para 29,6%.

Todas as oscilações ocorreram dentro da margem de erro do levantamento, de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa envolveu 2.002 entrevistas presenciais e a domicílio.

A avaliação positiva inclui duas categorias: ótimo (8,3%) e bom (20,3%). A negativa engloba ruim (10,3%) e péssimo (30,1%). 

Na edição deste mês, 1,4% dos entrevistados não souberam informar sua opinião, ou não responderam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

43% acreditam que governo Lula está pior que governo Bolsonaro

A proporção da população que avalia o governo do presidente Lula como pior do que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro oscilou negativamente entre fevereiro e junho, de 45% para 43%. 

Leia Também

Os que consideram a administração atual melhor também caíram, de 36% para 34%. 

Os que avaliam ambos de forma semelhante passaram de 17% para 20%.

Para 35,3%, a maioria das decisões de Lula no governo é ruim. Outros 37,0% consideram que são boas e ruins igualmente, e 24,5%, que a maioria das decisões é positiva. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para 40,2%, o país terá piorado ao fim do mandato do petista, contra 29,0% que acham que estará igual, e 27,6% que esperam uma melhora.

Avaliações regionais do governo Lula

Considerando as regiões do país, a avaliação positiva do governo é maior no Nordeste (41%), e menor no Sudeste (23%). As duas regiões também concentram a menor e a maior parcela de pessoas que têm opinião negativa sobre o governo, de 26% e 47%, respectivamente. 

A avaliação positiva somou 28% no Norte/Centro-Oeste, e 24% no Sul. Nessas regiões, a opinião negativa foi de 44% e 41%, nesta ordem.

Avaliações por escolaridade e renda

A opinião favorável ao governo é maior entre pessoas que concluíram até o ensino fundamental (43%) do que entre quem concluiu o ensino médio (22%) e o superior (20%). A avaliação negativa entre esses estratos é de 33%, 44% e 53%, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Da mesma forma, a parcela da população que ganha menos de dois salários mínimos e avalia o governo positivamente é de 35%, contra 23% dos que ganham entre dois e cinco salários mínimos, e dos que ganham mais de cinco salários mínimos. Nesses grupos, a avaliação negativa é de 33%, 44% e 53%, nesta ordem.

Avaliações por idade e religião

Entre os católicos, 33% avaliam o governo positivamente, e 36%, negativamente. Entre evangélicos, as taxas são, respectivamente, de 18% e 53%.

Nas separações por grupos de idade, a avaliação positiva é maior entre quem tem 60 anos ou mais (38%), e menor entre quem tem entre 25 e 34 anos (24%). Ao todo, 47% dos que têm entre 35 e 44 anos avaliam o governo negativamente, a maior taxa. A menor, de 33%, foi identificada no grupo de 16 a 24 anos.

Desempenho pessoal é desaprovado por 53% dos brasileiros

A desaprovação ao desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou praticamente estável entre fevereiro e junho, oscilando de 55,3% para 52,9%. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A aprovação ao mandatário passou de 40,5% para 40,7%, e a proporção dos que não sabem ou não responderam, de 4,2% para 6,4%.

Expectativas da população sobre emprego e renda

A pesquisa também mostra que as expectativas da população para o emprego e a renda melhoraram marginalmente entre fevereiro e junho. 

A parcela que espera uma melhora na situação do emprego no país passou de 30% para 31% — dentro da margem de erro, de 2,2 pontos porcentuais. A razão dos que veem piora nesse setor caiu de 32% para 27%, oscilando mais do que a margem. No mesmo período, os que não projetam mudança passaram de 36% para 39%.

Apesar das oscilações, a expectativa de melhora do emprego continua no segundo menor nível do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, maior apenas do que na pesquisa de fevereiro. A expectativa de piora está no terceiro maior nível do mandato, menor do que no levantamento anterior e em maio de 2024 (28%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em contrapartida, o levantamento identificou uma piora na área de educação, e uma percepção majoritariamente negativa na segurança.

Fraude no INSS: 33,6% avaliam que governo Lula agiu mal no caso

A atuação do governo Lula diante do escândalo dos descontos indevidos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é mal avaliada por 33,6% dos brasileiros. Outros 23,8% avaliam que a condução foi positiva e 27,2%, que não foi positiva nem negativa.

Num questionamento sobre o principal responsável pelas fraudes, 19,4% apontam o governo federal, atrás dos servidores públicos e gestores do INSS envolvidos (23,6%) e os que culpam "todos", inclusive os sindicatos e o governo anterior (25,5%). 

Individualmente, os sindicatos são responsabilizados por 10% e a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, por 7,8%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aumento do IOF: 40% consideram medida ruim

Além disso, quatro em cada dez brasileiros consideram que o aumento do IOF anunciado pelo governo foi uma medida ruim, porque os impostos no Brasil já são muito altos. 

Apenas 6,1% disseram considerar a ação positiva. Outros 49,8% não ouviram falar das medidas.

Segundo a pesquisa, 81,7% consideram pagar mais do que seria justo, contra apenas 7,9% que dizem pagar a quantidade certa, e 6,7% que avaliam pagar menos do que seria correto.

Mais da metade da população, ou 52,5%, avalia que o retorno dos impostos, em termos de serviços públicos, é ruim ou muito ruim. Para 32,9%, é regular; e, para 12,0%, é muito boa ou boa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula e Bolsonaro empatados nos dois turnos em 2026

A pesquisa CNT/MDA mostra um cenário de empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — que está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — tanto no primeiro quanto no segundo turno da corrida presidencial de 2026

No principal cenário, Bolsonaro aparece com 31,7% das intenções de voto, ante 31,1% do petista.

Já em eventual segundo turno entre os dois, Bolsonaro tem 43,9% contra 41,4% do petista, diferença dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais.

Na ausência de Bolsonaro, Lula tem a vantagem

Outros cenários do primeiro turno mostram vantagem de Lula na ausência do ex-presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), por exemplo, o presidente lidera com 30,5%, enquanto o governador de São Paulo marca 18,3%. 

Em outra configuração, Lula soma 31,6%, com Ciro Gomes (PDT) alcançando 14,1% e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), 13,6%.

A disputa também se fragmenta em outras simulações. Em um cenário com Ciro, Tarcísio e Fernando Haddad (PT), o pedetista lidera com 19,5%, seguido de Tarcísio (18%) e Haddad (16,4%). 

Lula também aparece à frente em confronto com Michelle Bolsonaro (PL): 31,2% a 20,4%. Em cenário sem o petista, Michelle tem 19,8%, Ciro aparece com 19,1% e Haddad, 16,9%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tarcísio encosta no petista em simulação de 2º turno

Além do embate entre Lula e Bolsonaro, a pesquisa indica equilíbrio em outro possível segundo turno: Lula tem 41,1% contra 40,4% de Tarcísio. 

Já Bolsonaro venceria Fernando Haddad por 43,9% a 38,4%, e Tarcísio teria 39% contra 37% de Haddad.

O ex-ministro pedetista varia entre 10% e 20%, atingindo seu ápice quando Lula e Bolsonaro não entram na disputa. 

Os governadores Ratinho Jr. (Paraná), Ronaldo Caiado (Goiás) e Romeu Zema (Minas Gerais) variam entre 5% e 10% de cenário em cenário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na pesquisa espontânea, o presidente surge com 22,5% e Bolsonaro aparece com 21,3%. Tarcísio tem 2,1%. Já 39,8% se dizem indecisos.

Nem Lula, nem Bolsonaro: 33% preferem um candidato não alinhado

Segundo levantamento, cerca de dois terços da população prefere votar no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou em um candidato apoiado por um dois em 2026. 

O terço restante prefere um candidato que não seja ligado a nenhum dos dois. 

Numericamente, Bolsonaro ou um candidato apoiado por ele têm a vantagem, com 32,6% de preferência. Em seguida, aparecem Lula ou um candidato do petista (30,9%) e um independente (30,6%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

46% acham que Bolsonaro será absolvido por tentativa de golpe

Apesar de a maioria dos brasileiros acreditar que houve tentativa de golpe de Estado no Brasil, a expectativa sobre o desfecho jurídico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue dividida.

A percepção de que houve uma tentativa de golpe é majoritária: 48,1% afirmam que sim, contra 39,2% que negam. 

Questionados sobre o papel de Bolsonaro nos episódios, 40,4% dizem que ele foi um dos responsáveis, e 37,6% o apontam como o principal responsável; 17,6% dizem acreditar que o capitão reformado não está envolvido.

Para 46,1% dos entrevistados, o ex-presidente será absolvido, ante 39,9% que dizem acreditar que ele será condenado. Já 14% não souberam ou preferiram não responder. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BORA MARCAR?

Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo 

6 de outubro de 2025 - 15:20

Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações

TOUROS E URSOS #241

Lula e Trump: a “química excelente” que pode mudar a relação entre o Brasil e os EUA

1 de outubro de 2025 - 12:31

Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes

ELEIÇÕES NO RADAR

Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP

28 de setembro de 2025 - 13:31

Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar

REFORMA DA RENDA

Comissão do Senado se antecipa e aprova projeto de isenção de IR até R$ 5 mil; texto agora depende dos deputados

24 de setembro de 2025 - 18:23

Proposta de isenção de IR aprovada não é a do governo Lula, mas também cria imposto mínimo para altas rendas, programa de renegociação de dívidas e prevê compensação a estados e municípios

REFORMA TRIBUTÁRIA

Senado vota regulamentação dos novos impostos sobre consumo, IBS e CBS, nesta quarta-feira (24)

21 de setembro de 2025 - 15:20

Proposta define regras para o novo comitê gestor do IBS e da CBS, tributos que vão substituir impostos atuais a partir de 2027

OUVIDOS ATENTOS

O que Lula vai dizer na ONU? Soberania e um recado sutil a Trump estão no radar

20 de setembro de 2025 - 13:20

A expectativa é que o discurso seja calibrado para o público global, evitando foco excessivo em disputas políticas internas

LAUDO MÉDICO

Câncer de Bolsonaro: o que é o carcinoma de pele encontrado em duas lesões removidas

17 de setembro de 2025 - 14:36

Ex-presidente recebeu alta após internação por queda de pressão, vômitos e tontura; quadro exige acompanhamento médico periódico

TEMPO DE NEGOCIAÇÃO

LCI e LCA correm o risco de terem rendimentos tributados, mas debêntures incentivadas sairão ilesas após negociações no Congresso 

12 de setembro de 2025 - 11:40

Relator da MP que muda a tributação dos investimentos diz que ainda está em fase de negociação com líderes partidários

FRAUDE BILIONÁRIA

“Careca do INSS”: quem é o empresário preso pela PF por esquema que desviou bilhões

12 de setembro de 2025 - 11:34

Empresário é apontado como “epicentro” de fraudes que desviaram bilhões de aposentadorias

BOLSONARO CONDENADO

STF condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão; saiba quais opções restam ao ex-presidente

11 de setembro de 2025 - 17:18

Placar final foi 4 a 1 para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

PESQUISA

Aprovação de Lula sobe para 33% e chega ao maior nível desde dezembro de 2024, diz Datafolha

11 de setembro de 2025 - 16:41

O índice de reprovação do petista ainda é um dos maiores entre presidentes desde a redemocratização a esta altura do mandato, mas, na comparação direta, Bolsonaro sai perdendo

ACORDOS NOS BASTIDORES

Debêntures incentivadas devem continuar isentas de IR, mas LCI e LCA seguem na mira da MP que muda a tributação dos investimentos, diz jornal

10 de setembro de 2025 - 13:05

Texto deve manter mudanças na alíquota única de IR para ativos tributáveis e na compensação de créditos tributários, pontos que despertam preocupação no mercado

ALTAS TEMPERATURAS

Governo Trump sobe o tom contra o Brasil, e Itamaraty condena ameaças dos EUA de usar “poder militar”

10 de setembro de 2025 - 10:03

O documento do Itamaraty foi publicado após a porta-voz da Casa Branca ser questionada sobre a possibilidade de novas sanções ao Brasil por conta do julgamento de Jair Bolsonaro

JULGAMENTO NO STF

Bolsonaro era líder de organização criminosa que tentou golpe de Estado, diz Moraes — Dino acompanha o relator e vota por condenação

9 de setembro de 2025 - 18:58

Ministros destacaram provas de uma trama articulada desde 2021 e pediram condenação dos sete réus. Dino, entretanto, vê diferentes níveis de culpa

TOUROS E URSOS #238

O julgamento de Bolsonaro e o xadrez eleitoral com Lula e Tarcísio: qual é o futuro do Brasil?

9 de setembro de 2025 - 11:31

O cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, analisa o impacto da condenação de Jair Bolsonaro, a estratégia de Tarcísio de Freitas e as dificuldades de Lula em chegar com força para as eleições de 2026

ALUCINAÇÃO?

Pedimos para a inteligência artificial da Meta produzir imagens de Lula, Trump, Bolsonaro, Alexandre de Moraes e outros — e o resultado vai te surpreender (ou não)

9 de setembro de 2025 - 8:16

A inteligência artificial da Meta entregou resultados corretos em apenas duas das seis consultas feitas pela redação do Seu Dinheiro

SEGUNDO DIA

STF encerra primeira semana do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados; confira os principais pontos do segundo dia

3 de setembro de 2025 - 20:36

A sessão será retomada na próxima terça-feira (9), às 9 horas, com o voto do relator e ministro do STF, Alexandre de Moraes

DE NOVO

A suspeita de rombo nos cofres que levou ao afastamento do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, pelo STJ

3 de setembro de 2025 - 15:14

Investigado na Operação Fames-19, Barbosa é suspeito de participar de um esquema de R$ 73 milhões em contratos emergenciais durante a pandemia

ENTRE FAMA E CRIME

Filho de ourives e clientes como Neymar, Vini Jr e Ludmilla: quem é TH Joias, deputado preso por suspeita de negociar armas com o Comando Vermelho

3 de setembro de 2025 - 11:43

Investigado por suposta ligação com o Comando Vermelho, o parlamentar conhecido como TH Joias já havia sido preso em 2017 por acusações semelhantes

DIRETO DO STF

Ao vivo: assista ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro

3 de setembro de 2025 - 8:38

Julgamento da trama golpista de 2022 prossegue nesta quarta-feira com sustentação oral dos advogados de Jair Bolsonaro e de mais três réus

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar