O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O Diário dos 100 dias chega ao fim nesta terça-feira (29) no melhor estilo Trump: com farpas, críticas, tarifas, elogios e um convite aos leitores do Seu Dinheiro

“O mundo vive a revolução do bom senso.” Assim Donald Trump definiu os 100 primeiros dias do seu segundo mandato — que, segundo o próprio, são os que geraram as maiores consequências em anos.
E Trump não está errado: o período foi basicamente marcado pela guerra comercial entre EUA e China depois do anúncio de uma chuva de tarifas do republicano e a retaliação de Pequim — no total, as taxas chegam a 245%.
O resultado foi a perda de bilhões de dólares nas bolsas mundo afora, o excepcionalismo norte-americano colocado em xeque e uma inversão da ordem de mercado: muitos bancões passaram a ver algum risco nos Treasurys, até então considerados os títulos mais seguros do mundo.
E, para encerrar os 100 primeiros dias do segundo mandato no melhor estilo Trump, ele soltou o verbo — um sinal de que os seus próximos 100 dias também devem ser recheados de caos e volatilidade.
Primeiro, o presidente norte-americano foi no clássico de todo político: atribuiu culpa à oposição por promessas de campanha que podem não ser realizadas. Ele disse que se os cortes de impostos não forem aprovados no Congresso, a responsabilidade é dos democratas.
Depois, ele foi para um assunto que mexeu com os nervos de Wall Street: o Federal Reserve (Fed). Trump voltou a dizer que o presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, não está fazendo um bom trabalho.
Leia Também
“Tenho mais conhecimento do que o presidente do Fed", disse Trump. "Quero ser respeitoso com o Fed, mas sei mais sobre juros do que eles", completou.
As recentes críticas de Trump a Powell, sugerindo uma troca inédita de comando no Fed, sacudiram Wall Street — que também não escapou da língua ferina do republicano.
Ele disse hoje que adora Wall Street, mas prefere a Main Street — termo usado para se referir a empresas de pequeno e médio porte como parte de uma economia local.
Para completar o dia bem “à la Trump”, não podia faltar a palavra favorita: tarifa — mas, dessa vez, o motivo é nobre. O presidente norte-americano assinou hoje um decreto para evitar o efeito cumulativo de taxas sobrepostas aplicadas ao setor automotivo, com isso carros e autopeças já tributadas não estarão sujeitas a tarifas adicionais de outras medidas.
Ele também voltou a dizer que a imposição de tarifas contra China, Canadá e México foi devido a negligência dos países em conter a imigração ilegal e o tráfico de fentanil para os EUA.
O único que escapou da metralhadora de Trump foi seu mais novo amigo de infância: Elon Musk. O republicano reconheceu que o bilionário ajudou muito os EUA por meio do Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), com "cortes de gastos, eficiência e descoberta de fraudes".
A relação de ambos, no entanto, tem data para acabar assim como o Diário dos 100 dias, já que Musk disse que não deve seguir no Doge a partir de maio.
Se você quiser relembrar como foram os 100 primeiros dias de Trump na Casa Branca, deixo aqui o convite para conhecer o Diário dos 100 dias.
O Seu Dinheiro também preparou uma série de reportagens especiais sobre o período — e aqui você pode sentir um gostinho do que vem por aí: um bate-papo exclusivo com o estrategista global do Rabobank, Michael Avery, conduzido pelo jornalista e um dos autores do Diário dos 100 dias Ricardo Gozzi.
Boa leitura e até o próximo governo (Trump?)!
OBRAS ABANDONADAS
NOVOS DESENHOS
TÁ DE GRAÇA?
A CONTA ESTÁ FICANDO CARA...
DEPOIS DA MEIA-NOITE
SEM RUMO?
COPA DO MUNDO FEMININA
MODERNIZAÇÃO DO MUSEU
FALAMOS DEPOIS
LIÇÃO DE CASA
POR TRÁS DO TOMBO
MAIOR ESTÁDIO DO MUNDO
36 ESCOLHAS
REINO UNIDO
VITRINE REPUTACIONAL
ALÉM DO SANGUE FRIO
VAI COMEÇAR!
A BOLA ESTÁ ROLANDO
USO CONTÍNUO
SHOW DO INTERVALO