🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Otávio Preto

Otávio Preto

Formado em Jornalismo pela PUC-SP, atua como repórter no Money Times e no Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como analista de mídias sociais, com experiência em produção de conteúdo para diferentes plataformas digitais. Antes disso, foi repórter no site Monitor do Mercado.

GUERRA VELOZ

Mísseis hipersônicos: Como os EUA ficaram para trás no mais novo estágio da corrida armamentista com China e Rússia

A guerra entre Ucrânia e Rússia revela contrastes geopolíticos, com destaque para o uso de mísseis hipersônicos no conflito

Otávio Preto
Otávio Preto
25 de agosto de 2025
9:09 - atualizado às 6:58
Montagem de Vladmir Putin e Xi Jinping a frente de um míssil hipersônico sendo lançado
Montagem Vladmir Putin e Xi Jinping - Montagem Seu Dinheiro / Canva Pro -

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia já dura mais de três anos e trouxe à tona uma série de contrastes — desde questões geopolíticas até a batalha de narrativas na mídia. Em meio a tudo isso, chama a atenção a forma como Vladimir Putin tem feito do conflito um laboratório para novos armamentos, em especial do míssil hipersônico Avangard.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele viaja a 3,2 quilômetros por segundo. É capaz de atravessar a Europa de leste a oeste em 20,83 minutos ou de ir do Oiapoque ao Chuí em pouco mais de 22 minutos.

Dotada de elevado poder destrutivo, o Kremlin apresenta essa classe de mísseis como “imparável”.

A mais recente aposta foi o “Oreshnik”, um míssil balístico de alcance intermediário capaz de transportar tanto armamentos convencionais quanto ogivas nucleares. Ele foi usado em novembro do ano passado contra a cidade ucraniana de Dnipro.

VEJA TAMBÉM: Receba os episódios do Touros e Ursos, podcast do Seu Dinheiro, em primeira mão para saber quais são as principais recomendações dos “gigantes” do mercado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Putin, o projétil atingiu Mach 10, o que significa que ele viajou a 10 vezes a velocidade do som, ou cerca de 12.350 km/h, tornando-o extremamente difícil de interceptar.

Leia Também

O uso de tais armamentos no campo de batalha indica que, embora os gastos militares dos EUA superem em muito os de qualquer outro país do mundo, os norte-americanos estão para trás na corrida pelo desenvolvimento dos mísseis hipersônicos.

Cooperação sino-russa

Desde o fim da União Soviética, a China e a Rússia têm estreitado cada vez mais sua relação, inclusive no âmbito militar. Mais recentemente, Vladimir Putin e Xi Jinping manifestaram a intenção de aprofundar essa cooperação.

Embora não se trate de uma aliança formal, os dois países compartilham interesses estratégicos comuns, como a oposição à expansão da OTAN e à influência dos EUA na Ásia Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exercícios militares conjuntos e a transferência de tecnologias como sistemas de mísseis, radares e componentes de aeronaves são exemplos claros da aliança sino-russa.

E é aí que entra o míssil hipersônico utilizado pelos russos na Ucrânia.

Corrida armamentista

Do fim da Segunda Guerra Mundial até muitos anos depois do fim da Guerra Fria, os Estados Unidos posicionaram-se na vanguarda do desenvolvimento tecnológico e militar.

Mas eles se esqueceram de (na verdade, nem tentaram) combinar com os russos (e com os chineses).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Rússia foi o primeiro país a usar um míssil hipersônico no campo de batalha. Não é de hoje, porém, que a tecnologia hipersônica de um outro país superou a russa.

Era 1º de outubro de 2019, Dia Nacional da China, quando o Exército de Libertação Popular apresentou seu arsenal de mísseis hipersônicos Dongfeng, com perfil fino como uma agulha e pesando 15 toneladas.

Na época, a cerimônia em Pequim gerou especulações sobre a ameaça crescente vinda dos avanços militares da China. Hoje isso é uma realidade.

Os chineses lideram atualmente o desenvolvimento da tecnologia hipersônica, seguidos pelos russos — e com os norte-americanos um pouco mais atrás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Países como França, Japão e Israel também investem na área, mas ainda distantes dos líderes dessa corrida.

Qual a diferença entre um míssil hipersônico e os demais?

A tecnologia hipersônica não é um conceito novo. O primeiro veículo a ultrapassar o Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som) foi um foguete de dois estágios, denominado Project Bumper, lançado em 1949 pelos Estados Unidos.

A principal diferença entre os mísseis hipersônicos e os demais tipos de mísseis está menos na velocidade e mais na trajetória e na capacidade de manobra.

Enquanto os mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) atingem velocidades supersônicas, superando os 6.100 km/h, eles seguem uma trajetória balística parabólica. Isso significa que seu caminho é previsível, facilitando a interceptação por sistemas de defesa. Esses mísseis entram e saem da atmosfera terrestre durante seu trajeto, o que os torna mais vulneráveis a sistemas de defesa bem posicionados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já os mísseis hipersônicos podem atingir 6.200 km/h, não muito mais do que um concorrente supersônico. No entanto, eles voam a altitudes mais baixas e mantêm uma trajetória muito mais difícil de prever. Ao contrário dos ICBMs, os mísseis hipersônicos são manobráveis, o que lhes permite alterar seu curso durante o voo — tornando-os muito mais difíceis de rastrear e interceptar.

Como os EUA ficaram para trás nessa corrida

Em recente entrevista à BBC, William Freer, pesquisador do Council on Geostrategy, diz que a razão de Rússia e China estarem à frente dos EUA é simples: “Eles decidiram investir muito dinheiro nesses programas há vários anos.”

Já em outubro de 2021, Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, disse em outubro que a China estava perto de um “momento Sputnik” depois de testarem um foguete hipersônico que voou em órbita baixa, circulando a Terra antes de ir em direção ao seu alvo.

O míssil errou o alvo por cerca de 20 quilômetros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, enquanto os EUA tentam reduzir a distância com o desenvolvimento de sistemas como o míssil “Dark Eagle”, a China colhe os frutos dos pesados investimentos em tecnologia (e também em armas) nas últimas décadas.

No entanto, enquanto a Rússia já usa esse tipo de armamento no campo de batalha, o programa de mísseis hipersônicos dos EUA vêm atravessando uma série de contratempos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VIAGEM À ITÁLIA

Lula tem encontro marcado com o papa Leão 14 nesta segunda-feira (13)

12 de outubro de 2025 - 10:45

Esta será a quarta vez que Lula se encontra com um papa desde o início de sua trajetória política

AMEAÇOU E CUMPRIU

Trump anuncia nova tarifa de 100% sobre importações da China, por postura ‘hostil’ e ‘sem precedentes do país asiático

10 de outubro de 2025 - 18:34

Ameaças de tarifas e críticas à China feitas por Trump na tarde desta sexta já haviam azedado os mercados em Wall Street

NA MESA COM OS EUA

Ministro brasileiro conversa com Marco Rubio e diz que delegação vai aos EUA negociar tarifaço

9 de outubro de 2025 - 16:34

Presidente Lula afirma que a conversa entre os dois inicia uma nova fase da relação comercial do Brasil com o país norte-americano

NA MADRUGADA DE NATAL

Como era o avião da Embraer (EMBR3) que Putin admite ter abatido no Cazaquistão

9 de outubro de 2025 - 16:30

Entenda o modelo de avião da Embraer (EMBR3) abatido pela Rússia no Cazaquistão, que deixou 38 mortos e gerou repercussão internacional

PAZ (IM)PERMANENTE?

Enfim, o cessar-fogo: Hamas declara fim da guerra com Israel sob garantias internacionais

9 de outubro de 2025 - 16:28

Em um discurso nesta quinta-feira (9), o chefe do Hamas afirmou que o grupo chegou a um acordo que visa a encerrar a guerra

NO AGUARDO

EUA: Fed diz que riscos para emprego justificam corte de juros, mas cautela com inflação continua a afetar opinião dos diretores

8 de outubro de 2025 - 19:00

Taxa de desemprego nos EUA atingiu o maior patamar em quase quatro anos, enquanto a inflação se afasta da meta de 2%

NA TRAVE

Quem são os brasileiros que chegaram mais perto do Prêmio Nobel até hoje

5 de outubro de 2025 - 10:15

Brasil segue sem um Nobel oficial, mas já teve um filho de estrangeiros nascido no Rio, um físico injustiçado e a primeira vencedora do “Nobel da Agricultura”

PAUSA NO EMBATE

Suprema Corte dos EUA mantém Lisa Cook no Fed até julgamento no início do ano que vem

2 de outubro de 2025 - 12:30

Audiência só ocorrerá em janeiro de 2026; até lá, a diretora indicada por Biden permanece no cargo em meio à disputa com Donald Trump

ERA DOS 100 MILHÕES

Taylor Swift faz história com mais de 100 milhões de álbuns vendidos — e “The Life of a Showgirl” promete ampliar recorde

2 de outubro de 2025 - 9:28

Primeira mulher a ultrapassar 100 milhões de álbuns certificados nos EUA, Taylor Swift lança nesta sexta “The Life of a Showgirl”, já recordista em pré-saves

PARARAM AS MÁQUINAS

Shutdown nos EUA: governo é paralisado pela 1ª vez desde 2019 e divulgação de dados é adiada; o que acontece agora?

1 de outubro de 2025 - 14:03

Divulgação dos dados do payroll, previstas para a sexta, foi adiada para o fim do shutdown, quando o Congresso deverá entrar em acordo sobre o Orçamento

TESTANDO A SORTE

Apostador sortudo encontra bilhete esquecido e ganha quase R$ 100 milhões na loteria (e teria perdido tudo se fosse no Brasil)

1 de outubro de 2025 - 13:48

Ele havia esquecido o bilhete premiado de loteria no fundo de um casaco e só o encontrou seis meses depois, por causa de uma onda de frio

OBRA DE LUXO

Banheiro de US$ 1 milhão em Los Angeles provoca polêmica nos EUA

29 de setembro de 2025 - 10:51

Moradores acusam a prefeitura de gastar demais em uma obra simples, enquanto a cidade corta orçamento de bombeiros e ainda depende de banheiros químicos em parques

NO TOPO DO MUNDO

O caminho ao Canadá: vistos, cidadania, desafios e estratégias para brasileiros

29 de setembro de 2025 - 8:16

Especialistas detalham o caminho, os custos e as estratégias para brasileiros que planejam imigrar para o Canadá em meio a novas regras e um cenário mais competitivo

LÁ VAMOS NÓS DE NOVO...

“Você está demitido”: Trump volta a colocar Powell sob a sua mira

28 de setembro de 2025 - 15:41

Recentemente, uma decisão da Suprema Corte indicou que o presidente dos EUA não tem autoridade para destituir autoridades do Fed à vontade

FALTA MENOS DE UM ANO...

Copa do Mundo 2026: anfitriões fogem do costume e anunciam três mascotes — mas não é a primeira vez que isso acontece

28 de setembro de 2025 - 11:22

Copa do Mundo 2026 surpreende com três mascotes oficiais, representando Canadá, Estados Unidos e México. Mas, embora seja raro, essa não é a primeira vez que o torneio tem mais de um personagem símbolo

UM PASSO PARA TRÁS

Argentina recua no desmonte do ‘cepo cambial’ e volta a impor restrição à compra de dólar

26 de setembro de 2025 - 19:45

O controle argentino é um conjunto de controles às negociações do dólar que historicamente manteve a moeda americana em nível artificial

MADE FOR U.S.A

Trump assina ordem executiva que autoriza permanência do TikTok nos EUA

25 de setembro de 2025 - 19:31

O republicano afirma que, entre os investidores envolvidos na operação, estão Michael Dell e Rupert Murdoch, com a Oracle tendo “grande envolvimento” no negócio.

AJUDA ESTÁ A CAMINHO

Investidores sentem breve alívio com apoio dos EUA à Argentina, mas crise está longe do fim; quais os próximos passos de Milei?

25 de setembro de 2025 - 17:02

Linha de swap cambial anunciada pelos EUA pode ajudar Milei e seus aliados, que correm contra o tempo para ocupar mais cadeiras no Congresso argentino

ENTRE RISOS E REFLEXÕES

Ig Nobel 2025 premia pesquisas sobre vacas listradas, morcegos embriagados e um molho cacio e pepe elevado ao nível da perfeição

25 de setembro de 2025 - 16:47

Na 35ª edição do Ig Nobel, a premiação mais inusitada da ciência mostra mais uma vez como perguntas estranhas podem render prestígio — e boas risadas

UMA AJUDINHA

Trump ao resgate de Milei: EUA discutem linha de swap de US$ 20 bilhões com a Argentina, diz secretário do Tesouro

24 de setembro de 2025 - 14:35

Após a sinalização de que Trump poderia ajudar o projeto liberal de Milei, os ativos financeiros argentinos passaram a se recuperar

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar