O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Em episódio do Touros e Ursos, Hsia Hua Sheng enfatiza o potencial tecnológico de Pequim para desenvolver softwares tão eficientes quanto os criados nos Estados Unidos
O mercado de ações dos Estados Unidos, em especial o índice Nasdaq, não teve um bom começo de semana, com quedas significativas das maiores gigantes de tecnologia — que, diga-se de passagem, foram as grandes vencedoras das bolsas nos últimos tempos. O que causou a derrocada de “Golias” foi um Davi que apareceu “do nada” (pelo menos da perspectiva do Ocidente): a inteligência artificial chinesa estilo-ChatGPT, DeepSeek.
Com custos bem mais baratos e capacidade tecnológica equiparável à das criações da OpenAI e do Google, a China deixou bem claro para o mundo: ainda estamos aqui.
Para a sorte de Golias, o país celebra o feriado do Ano Novo Chinês e as bolsas estão fechadas. Caso contrário, a queda da Nvidia e das outras big techs teria sido ainda mais brutal, na visão de Hsia Hua Sheng, vice-presidente da divisão brasileira do Bank of China.
Aos investidores, a lição é clara: para realmente apostar na inteligência artificial, é preciso pensar nas novas empresas que estão surgindo no mercado. E, para Sheng, é hora de olhar com mais atenção para as companhias chinesas.
Nesta semana, na esteira do DeepSeek, a big tech AliBaba também anunciou a própria IA.
Segundo Sheng, ninguém esperava que “a China fosse chegar tão perto e com um custo tão mais barato”.
Leia Também
“Acho que isso é só mais uma amostra de quanto a China tem autonomia de tecnologia e criatividade”, afirma o executuvo, reforçando que as empresas chinesas podem, sim, contribuir na área de alta tecnologia.
O custo consideravelmente mais baixo mostrou ao mercado que a IA não precisa necessariamente de chips caríssimos para rodar.
Um outro fator surpreendente da DeepSeek foi o curto tempo usado para desenvolver a tecnologia, dependendo exclusivamente de pesquisadores chineses.
Somado a isso, uma vantagem competitiva apresentada pela nova IA é o fato de que ela é open source (código aberto), o que a torna mais democrática e acessível.
O ChatGPT, em comparação, é bem mais “engessado” e não permite que os usuários vejam o mecanismo de funcionamento.
“A gente está acostumado com ChatGPT, que precisa pagar, é exclusivo, tem que rodar dentro da nuvem. Já com o DeepSeek, você consegue fazer download, fazer a customização. Acho que isso tem grande demanda no mercado”, comenta o vice-presidente do Bank of China.
Na visão de Sheng, os Estados Unidos continuam na vanguarda da inteligência artificial. Mas é preciso reconhecer a capacidade da China de fazer software e se destacar no mercado de tecnologia, além dos carros elétricos, painéis solares e baterias.
Com isso, o gigante asiático, que hoje vive uma crise econômica, ganha mais avenidas de crescimento.
Assista ao episódio completo clicando no player abaixo ou procure por “Touros e Ursos” na sua plataforma de áudio de preferência:
Ao contrário do que se pensava, a gestão de Donald Trump não se mostrou tão agressiva na questão tarifária contra a China.
Ainda que seja bem difícil prever o que o presidente norte-americano fará nos próximos dias e meses, Sheng acredita que Trump percebeu que as negociações são melhores do que as imposições.
“Uma coisa que eu achei interessante do presidente Trump depois da posse foi que ele passou a ter uma postura muito mais de negociação. Ele não simplesmente fez aquela guerra de tarifa que ele falava durante sua campanha eleitoral e adotou uma postura muito mais conciliadora”, diz o convidado do podcast.
Os comentários de Sheng ao podcast Touros e Ursos foram feitas antes de a Casa Branca anunciar, na sexta-feira (31), a possibilidade de os EUA aplicarem tarifas de 10% contra a China.
Sobre o Brasil, o executivo disse que o País precisa ficar de olho, já que, quando o assunto é exportar para a China, os EUA são um concorrente, principalmente em commodities.
“Acho que o Brasil tem que acompanhar bem mais as negociações entre EUA e China, porque os EUA estão tomando frente e sendo bem proativoa”, comenta Sheng.
Na segunda parte do episódio, o convidado e os apresentadores Vinícius Pinheiro e Julia Wiltgen elegeram os touros (destaques positivos) e ursos (destaques negativos) da semana.
Entre os ursos, os títulos Tesouro IPCA+, a Weg (WEGE3), que também sofreu com o “efeito DeepSeek”, e a indústria de IA americana como um tudo.
Do lado dos touros, as bolsas de valores da China, o Ibovespa e a JBS (JBSS3).
A Meta queria a Manus, a startup de IA que atingiu US$ 100 milhões em receita em apenas oito meses e se tornou o novo pivô da guerra tecnológica entre EUA e Pequim
O Brasil é a preferência disparada entre os investidores nos EUA quando o assunto é América Latina, mas um queridinho por aqui não está mais no coração dos norte-americanos
Em entrevista à Fox News, presidente dos EUA diz que prefere negociar à distância, vê fim próximo da guerra no Oriente Médio e reclama de aliados
Presidente e primeira-dama foram evacuados após invasor armado abrir fogo; autoridades apontam possível ação de “lobo solitário”
Os Estados Unidos liberaram a isenção de sanções para as vendas de petróleo e derivados russos em março
A fabricante de chips não esteve sozinha; nesta sexta-feira (24), as ações da Intel dispararam 24%
UBS WM revisou o alvo para o índice MSCI Emerging Markets para 1.680 pontos até dezembro de 2026, representando um potencial de dois dígitos, ancorado em uma previsão de crescimento de lucros de 33% para as empresas desses países
Executivo revela por que ativos latinos são o novo refúgio global contra a incerteza da IA e a geopolítica, e ainda dá uma dica para aproveitar as oportunidades de investimento
O líder chileno participou do Latam Focus 2026, evento organizado pelo BTG Pactual, que reuniu a nata do mundo político e empresarial em Santiago, e mandou um recado para os investidores
Finlândia, o país “mais feliz do mundo”, abre oportunidade para profissionais brasileiros que querem ganhar em euro.
A companhia aérea vai passar a tesoura em rotas de curta distância programadas até outubro, uma tentativa de economizar combustível diante da ameaça de escassez e da volatilidade dos preços causada pelo conflito no Oriente Médio
Indicado de Trump para comandar o Federal Reserve passou por audiência de confirmação nesta terça-feira (21) no Senado norte-americano, e o Seu Dinheiro listou tudo o que você precisa saber sobre o depoimento
Após o Irã reverter a abertura da passagem marítima, presidente norte-americano minimiza a medida como tática de pressão
Teerã alega “pirataria” dos EUA para encerrar breve abertura da via estratégica; Donald Trump afirma que cerco naval só terminará com conclusão total de acordo.
Mais cedo ou mais tarde, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo vão se aposentador dos gramados, mas não vão abandonar o futebol. Ambos se preparam para virar dirigentes.
Com orçamento aprovado e foco no superávit, governo argentino recebe sinal verde do Fundo; entenda como a economia vizinha está mudando (para melhor)
Gestor colocou as economias em desenvolvimento no radar dos investidores globais em um momento em que “mercados emergentes” não era nem um conceito ainda
Apesar do desempenho estelar, a fabricante de chips ainda tem riscos à frente; entenda o que mexe com a ação da empresa
Motivo pelo qual o ouro se concentra em certas regiões do mundo e não em outras é considerado um mistério de longa data pelos cientistas, mas uma parte dessa resposta parece ter sido encontrada
Apesar de não chegarem a um acordo, o encontro foi o mais alto nível de interação presencial entre representantes do Irã e dos Estados Unidos