Como declarar doações incentivadas no imposto de renda e fazer doações na própria declaração
Doações filantrópicas aprovadas pelo Poder Público podem ser abatidas do IR devido; veja como informá-las na declaração e como doar para aproveitar a dedução ainda na declaração deste ano

Quem fez doações incentivadas em 2024 pode deduzi-las no Imposto de Renda 2025 caso tenha mais vantagem em entregar o formulário completo da declaração (por deduções legais).
Doações incentivadas são aquelas feitas a fundos e projetos previamente aprovados pelo Poder Público para poderem ser abatidas na declaração de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas.
Na prática, a operação equivale à doação de uma parte do imposto de renda devido no ano passado — ao fazer uma doação incentivada, você deixa de pagar o equivalente àquele valor ao Leão no ajuste anual, ou recebe de volta o mesmo valor em forma de restituição.
Assim, em vez de o governo decidir o destino daquela parcela do seu imposto, você mesmo escolhe o tipo de projeto que deseja financiar com aqueles recursos.
- VEJA TAMBÉM: Conheça o Guia do Imposto de Renda 2025, do Seu Dinheiro, e veja uma forma descomplicada de fazer a sua declaração
Quais são as doações incentivadas?
No IR 2025 podem ser abatidas as doações filantrópicas feitas para:
- Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional, Distrital, estaduais ou municipais);
- Fundos do Idoso (Nacional, Distrital, estaduais ou municipais);
- Projetos aprovados no âmbito das leis de incentivo à cultura, ao esporte e à atividade audiovisual; e
- Projetos aprovados no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD) e do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), do Ministério da Saúde.
No caso das doações feitas em 2024 para serem abatidas na declaração deste ano, o limite de dedução é de 6% do IR devido, caso não se incluam doações a projetos enquadrados na Lei de Incentivo ao Desporto ("Lei do Esporte"); ou 7% do IR devido, caso estejam incluídas estas últimas.
Leia Também
Estoicismo: a filosofia de Epicteto aplicada aos investimentos e à liberdade financeira
Já para as doações para projetos aprovados nos âmbitos do Pronas/PCD e do Pronon, os limites de dedução são de 1% para cada programa, não se somando aos limites para as demais doações incentivadas.
Os valores doados são deduzidos diretamente do imposto de renda devido, e não da base de cálculo da declaração, como ocorre com os outros gastos dedutíveis.
Mas assim como no caso das demais despesas dedutíveis, só quem entrega a declaração completa consegue aproveitar o abatimento das doações incentivadas.
O projeto social ou fundo beneficiado pela sua doação deverá emitir um recibo que vai servir como comprovante do benefício. Ele deverá ser guardado por cinco anos a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao ano de processamento da declaração.
Como declarar as doações incentivadas no imposto de renda 2025
Para aproveitar a dedução, informe as doações realizadas em 2024 na ficha Doações Efetuadas do seu Programa Gerador da Declaração. Escolha o código referente ao tipo de doação realizada:
- 40 - Doações em 2024 - Estatuto da Criança e do Adolescente
- 41 - Incentivo à cultura
- 42 - Incentivo à atividade audiovisual
- 43 - Incentivo ao desporto
- 44 - Doações em 2024 - Fundos Controlados pelos Conselhos da Pessoa Idosa
- 45 - Incentivo ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD)
- 46 - Incentivo ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon)
Informe o CPF ou CNPJ do donatário (se for um fundo, informe o CNPJ do fundo), o nome do donatário ou do fundo que recebeu a doação e o valor doado.
- SAIBA MAIS: Declaração completa ou simplificada? Saiba qual a melhor para você no Guia do Imposto de Renda 2025
Como doar na própria declaração
Se você não fez doações incentivadas em 2024 ou não doou todo o valor que teria direito de abater, você ainda pode se valer do benefício realizando uma doação na hora de preencher a declaração.
Atualmente, essa modalidade só permite a doação de até 3% do imposto de renda devido aos fundos municipais, estaduais, distrital ou nacional do idoso ou da criança e do adolescente.
Além disso, a soma das doações incentivadas feitas na declaração com aquelas eventualmente feitas no ano passado não pode ultrapassar 6% do IR devido, caso não inclua doações a projetos enquadrados na Lei do Esporte, ou 7%, caso inclua esses projetos esportivos.
Para fazer doações incentivadas na hora de declarar, basta clicar na ficha Doações Diretamente na Declaração e escolher a aba de sua preferência, se fundos da criança e do adolescente ou fundos do idoso.
O prazo para pagamento dessas doações termina no dia 30 de maio de 2025, respeitando-se o expediente bancário. Ao fazer essa opção, você terá que imprimir um DARF para pagamento da doação ao final da declaração.
SD EXPLICA
Você pagou mais IPTU do que deveria? Veja como conferir e pedir o dinheiro de volta
2 de outubro de 2026 - 11:31RANKING DA CAPITAL PAULISTA
Aluguel de 50 metros em bairros cobiçados de SP custa a partir de R$ 1.876. Onde estão os mais baratos?
30 de setembro de 2026 - 17:30FINANÇAS PESSOAIS
Nem quem guarda dinheiro está no controle: pesquisa da Serasa revela os 4 perfis financeiros dos brasileiros
29 de setembro de 2026 - 14:40SONHO DISTANTE?
Quem torce pelo estouro de uma bolha para conseguir comprar imóvel em São Paulo pode esperar sentado, mostra estudo do UBS
25 de setembro de 2026 - 8:40APOSENTADORIA PRECOCE
Movimento FIRE: conheça a ‘fórmula’ de quem quer se aposentar aos 40 (ou antes)
20 de setembro de 2026 - 7:38O PREÇO DAS BETS
Mulheres viram novo alvo das bets: influenciadoras, renda extra e empoderamento estão no centro da nova estratégia das apostas
19 de setembro de 2026 - 13:38NOVAS REGRAS
Você recebe na conta-salário? O Pix vai ganhar uma função nova para você; veja o que muda
18 de setembro de 2026 - 13:31LEÃO MAIS ARDILOSO
Reforma tributária deixou planejamento patrimonial e sucessório mais complexo; veja os erros que podem ser cometidos agora
18 de setembro de 2026 - 11:11SELIC MENOR
Renda fixa: quanto rendem R$ 100 mil em CDB, LCA, Tesouro Selic e Poupança com os juros em 13,75%
16 de setembro de 2026 - 19:31QUERIDINHO DO MERCADO
ETF é o ativo que mais cresceu entre a pessoa física em um ano, mas ainda há travas para deslanchar. O que falta?
16 de setembro de 2026 - 18:09Conteúdo BTG Pactual
Você conhece a previdência privada? BTG Pactual oferece curso gratuito sobre o investimento
11 de setembro de 2026 - 14:00O PREÇO DAS BETS
O custo invisível das bets: apostar R$ 100 por mês pode tirar mais de R$ 13 mil do seu futuro
11 de setembro de 2026 - 6:55ÍNDICE PLANEJAR
Quem planeja melhor o dinheiro? Contas em dia e investimentos não bastam — e líderes do ranking podem te surpreender
10 de setembro de 2026 - 14:01Conteúdo BTG Pactual
Comprar à vista: O que você pode estar perdendo ao utilizar esta estratégia na compra de um imóvel ou carro?
10 de setembro de 2026 - 14:00QUEM PAGA A CONTA
Seu IPTU ou ITBI pode estar mais alto do que deveria: entenda as disputas legais em torno dos impostos municipais sobre imóveis
10 de setembro de 2026 - 6:02Conteúdo Empiricus
Renda extra: Analista abre carteira com 12 ativos para atravessar a volatilidade das eleições e juros altos em setembro
8 de setembro de 2026 - 11:00MUDANÇA NOS IMPOSTOS
Mudança no ITCMD em 2027 vai deixar o imposto sobre herança mais caro? Depende do estado. Veja os mais afetados
8 de setembro de 2026 - 6:05RENDA MENSAL MILIONÁRIA
Lotofácil da Independência 2026 promete R$ 300 milhões; veja quanto rende o prêmio se você ganhar sozinho
7 de setembro de 2026 - 6:12FILOSOFIA DE INVESTIMENTO
O professor de Warren Buffett: as referências filosóficas do value investing de Benjamin Graham
6 de setembro de 2026 - 10:32O PREÇO DAS BETS