🔴 [NO AR] MERCADO TEME A FRAGMENTAÇÃO DA DIREITA? ENTENDA A REAÇÃO DOS ATIVOS – ASSISTA AGORA

Bruna Charifker Vogel

Bruna Charifker Vogel

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo/USP e mestre em Estudos Latino Americanos e Caribenhos pela New York University/NYU, é redatora do Seu Dinheiro. Com mais de 15 anos de experiência em análise, fortalecimento e desenvolvimento de políticas públicas no Brasil e nos Estados Unidos, fez transição de carreira para o mercado financeiro, atuando nas áreas de comunicação interna, DEI, T&D, employer branding e cultura organizacional.

SOBE E DESCE DA SUSTENTABILIDADE

TIM (TIMS3) chega ao topo do ranking de sustentabilidade da B3; veja quem mais se destacou no ISE 2025

O índice da bolsa de valores agora reúne 82 empresas de 40 setores, mas nem todas elas se destacam

Bruna Charifker Vogel
Bruna Charifker Vogel
9 de maio de 2025
18:07 - atualizado às 18:13
ISE B3 índice de sustentabilidade
O questionário de avaliação das empresas é dividido em cinco dimensões que contemplam aspectos sociais, ambientais e de governança - Imagem: Montagem SD -

A TIM (TIMS3) atingiu a maior pontuação no ranking 2025 de desempenho geral das empresas participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 — que utiliza informações dos questionários enviados às empresas no ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na comparação com o ranking de 2024, a empresa subiu da 4ª posição para o topo da lista.

A segunda posição ficou com a Neoenergia (NEOE3), que ocupava a 13ª posição no ano passado.

Lojas Renner (LREN3), que em 2023 figurava no topo do ranking, caiu para a 3ª posição.

Duas outras empresas se destacaram positivamente no ranking deste ano: Atacadão (CRFB3), que saltou da 42ª posição em 2024 para a 9ª posição neste ano; e Natura (NTCO3), que subiu 14 posições no período (da 20ª para a 6ª posição). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As top dez empresas no ranking de sustentabilidade da B3 são:

Leia Também

  1. Tim (TIMS3)
  2. Neoenergia (NEOE3)
  3. Lojas Renner (LREN3)
  4. Engie Brasil Energia (EGIE3)
  5. Ambipar (AMBP3)
  6. Natura (NTCO3)
  7. CPFL Energia (CPFE3)
  8. Bradesco (BBDC4)
  9. Atacadão (CRFB3)
  10. Cemig (CMIG3)

Na base do ranking de 2025 estão as empresas Wilson Sons (PORT3) — recém incorporada à carteira ISE —, Hypera (HYPE3) e Yduqs (YDUQ3).

Como é calculado o score do Índice de Sustentabilidade

O Score ISE B3 é calculado em duas etapas.

Na primeira, denominada de Score Base, é realizada a soma dos pontos que a empresa ganha em duas avaliações:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Questionário ISE B3, que avalia aspectos ESG (ambientais, sociais e de governança)
  • Score CDP Climate Change, nota dada por uma organização internacional (CDP) que mede como a empresa lida com as mudanças climáticas em tópicos como transparência, gestão de riscos e redução de emissões, entre outros aspectos.

Depois de somar os pontos acima, esse total é ajustado por um fator qualitativo (FQ) que pode elevar ou reduzir o valor final do score com base em critérios adicionais, como transparência, governança ou práticas mais avançadas de sustentabilidade.

O questionário de avaliação das empresas é dividido em cinco dimensões: 

  1. Capital Humano
  2. Governança Corporativa e Alta Gestão
  3. Modelo de Negócios e Inovação
  4. Capital Social
  5. Meio Ambiente

Essas cinco dimensões são subdivididas em diversos temas e tópicos que orientam as perguntas a serem respondidas pelas empresas analisadas pela B3.

Na dimensão Capital Humano, por exemplo, são analisadas as práticas trabalhistas da empresa e questões sobre saúde e segurança do trabalhador (condições e formato de trabalho, qualidade de vida e benefícios, redução das desigualdades, proteção de dados de colaboradores e certificações, entre outros tópicos). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o questionário contém perguntas sobre engajamento, diversidade e inclusão de funcionários que mensuram o compromisso e as ações da empresa com a promoção da diversidade e inclusão.

Na dimensão Governança Corporativa e Alta Gestão, os temas analisados referem-se a fundamentos de gestão da sustentabilidade empresarial, gestão de riscos, práticas de governança corporativa, ética nos negócios, manutenção do ambiente competitivo e gestão dos ambientes legal e regulatório. 

Entre os tópicos abordados estão questões sobre o alinhamento da empresa à Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ODS, práticas de remuneração e incentivo, gestão do engajamento com stakeholders, engajamento das lideranças com a sustentabilidade, integração da sustentabilidade na estratégia, combate à corrupção e diversidade no conselho de administração, entre outros.

Já na dimensão Modelo de Negócios e Inovação, são examinados fatores ligados aos temas sustentabilidade do modelo de negócio, design de produto e gestão do ciclo de vida, eficiência no suprimento e uso de materiais, gestão da cadeia de fornecimento e finanças sustentáveis

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O questionários contém perguntas relacionadas à estratégia de inovação da empresa, política de gestão de riscos sociais e ambientais na cadeia, verificação de conformidade na cadeia de fornecedores, consumo consciente e educação financeira, biodiversidade e mudança do clima, administração de recursos de terceiros e recursos próprios, entre outras.

Na dimensão Capital Social, são analisados oito temas: Direitos Humanos e relações com a comunidade, investimento social privado e cidadania corporativa, acessibilidade técnica e econômica, qualidade e segurança do produto, práticas de venda e rotulagem de produtos, bem-estar do cliente, privacidade do cliente e segurança de dados.

As perguntas giram em torno de tópicos sobre riscos para o consumidor ou para terceiros e uso de dados dos clientes/consumidores, entre outros.

Por fim, na dimensão que trata sobre meio ambiente, a pesquisa aborda os temas políticas e práticas de gestão ambiental, impactos ecológicos, gerenciamento de energia, gestão de água e efluentes líquidos, gestão de resíduos e materiais perigosos e qualidade do ar. São analisadas, por exemplo, as certificações da empresa e as práticas relacionadas a bem-estar, entre outros tópicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todas as perguntas do questionário são de múltipla escolha e as empresas podem responder, não responder ou indicar que a questão não se aplica ao negócio.

Por fim, para entrar na carteira do ISE B3, as empresas devem cumprir seis requisitos:

  • Ter score ISE B3 igual ou maior que a nota de corte geral aplicável a cada ciclo anual de seleção;
  • Pontuação maior ou igual a 0,01 ponto por tema do questionário ISE B3
  • Pontuação qualitativa mínima de 70 pontos percentuais;
  • Índice de risco reputacional (RepRisk Index - Peak RRI) igual ou inferior a 50 pontos;
  • Score CDP-Climate Change igual ou superior a "C";
  • Responder positivamente às perguntas do questionário classificadas como requisitos mínimos para o setor.

Mudanças na composição da carteira ISE 2025

A atualização da 20ª carteira do ISE, que entrou em vigor em 5 de maio de 2025, trouxe a inclusão de nove empresas que demonstraram avanços significativos em suas práticas ESG, segundo critérios estabelecidos pela Bolsa de Valores.

As empresas novatas na carteira ISE 2025 são: Equatorial (EQTL3), 3Tentos (TTEN3), Lojas Quero-Quero (LJQQ3), Sabesp (SBSP3), Hidrovias (HBSA3), OceanPact (OPCT3), Odontoprev (ODPV3), Portobello (PTBL3) e Wilson Sons (PORT3).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três empresas, no entanto, saíram do índice em 2025: Suzano (SUZB3), Dasa (DASA3) e Grendene (GRND3).

Na comparação com a carteira de 2024, houve um aumento no número total de companhias no índice: de 76 para 82, representantes de 40 setores da economia nacional.

As informações completas sobre a carteira ISE B3 e os questionários enviados às empresas podem ser acessadas neste link: https://iseb3.com.br/carteiras-e-questionarios

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ALIANÇA PET

AUAU3: planos da Petz (PETZ3) para depois da fusão com a Cobasi incluem novo ticker; confira os detalhes

23 de dezembro de 2025 - 14:00

Operação será concluída em janeiro, com Paulo Nassar no comando e Sergio Zimerman na presidência do conselho

DE OLHO NA B3

IPO no horizonte: Aegea protocola pedido para alterar registro na CVM; entenda a mudança

23 de dezembro de 2025 - 13:01

A gigante do saneamento solicitou a migração para a categoria A da CVM, passo que abre caminho para uma possível oferta pública inicial

MUDANÇAS À FRENTE?

Nelson Tanure cogita vender participação na Alliança (ALLR3) em meio a processo sancionador da CVM; ações disparam na B3

23 de dezembro de 2025 - 11:58

Empresa de saúde contratou assessor financeiro para estudar reorganização e possíveis mudanças no controle; o que está em discussão?

VIRADA CHEGOU MAIS CEDO

Pílula emagrecedora vem aí? Investidores esperam que sim e promovem milagre natalino em ações de farmacêutica

23 de dezembro de 2025 - 11:25

Papéis dispararam 9% em Nova York após agência reguladora aprovar a primeira pílula de GLP-1 da Novo Nordisk

DE OLHO NA REESTRUTURAÇÃO

AZUL4 dá adeus ao pregão da B3 e aérea passa ter novo ticker a partir de hoje; Azul lança oferta bilionária que troca dívidas por ações

23 de dezembro de 2025 - 9:59

Aérea pede registro de oferta que transforma dívida em capital e altera a negociação dos papéis na bolsa; veja o que muda

ANO NOVO, DIRETORIA NOVA

Hapvida (HAPV3) prepara ‘dança das cadeiras’ com saída de CEO após 24 anos para tentar reverter tombo de 56% nas ações em 2025

23 de dezembro de 2025 - 9:39

Mudanças estratégicas e plano de sucessão gerencial será implementado ao longo de 2026; veja quem assume o cargo de CEO

NATAL CHEGOU MAIS CEDO?

Magazine Luiza (MGLU3) vai dar ações de graça? Como ter direito ao “presente de Natal” da varejista

23 de dezembro de 2025 - 8:21

Acionistas com posição até 29 de dezembro terão direito a novas ações da varejista. Entenda como funciona a operação

MAIS RUÍDOS

Tupy (TUPY3) azeda na bolsa após indicação de ministro de Lula gerar ira de conselheiro. Será mais um ano para esquecer?

23 de dezembro de 2025 - 7:49

A indicação do ministro da Defesa para o conselho do grupo não foi bem recebida por membros do colegiado; entenda

ONDA DE PROVENTOS

Santander (SANB11), Raia Drogasil (RADL3), Iguatemi (IGTI11) e outras gigantes distribuem mais de R$ 2,3 bilhões em JCP e dividendos

22 de dezembro de 2025 - 20:31

Santander, Raia Drogasil, JHSF, JSL, Iguatemi e Multiplan somam cerca de R$ 2,3 bilhões em proventos, com pagamentos previstos para 2025 e 2026

REFORMA DA DIRETORIA

Eztec (EZTC3) renova gestão e anuncia projeto milionário em São Paulo

22 de dezembro de 2025 - 19:15

Silvio Ernesto Zarzur assume nova função na diretoria enquanto a companhia lança projeto de R$ 102 milhões no bairro da Mooca

PARA ALÉM DOS GIGANTES

Dois bancos para lucrar em 2026: BTG Pactual revela dupla de ações que pode saltar 30% nos próximos meses

22 de dezembro de 2025 - 19:01

Para os analistas, o segmento de pequenos e médios bancos concentra oportunidades interessantes, mas também armadilhas de valor; veja as recomendações

DEPOIS DA VIRADA

Quase 170% em 2025: Ação de banco “fora do radar” quase triplica na bolsa e BTG vê espaço para mais

22 de dezembro de 2025 - 18:21

Alta das ações em 2025 não encerrou a tese: analistas revelam por que ainda vale a pena comprar PINE4 na bolsa

FECHANDO CAPITAL

Tchau, B3! Neogrid (NGRD3) pode sair da bolsa com OPA do Grupo Hindiana

22 de dezembro de 2025 - 17:33

Holding protocolou oferta pública de aquisição na CVM para assumir controle da Neogrid e cancelar seu registro de companhia aberta

DE OLHO NO FUTURO

A reorganização societária da Suzano (SUZB3) que vai redesenhar o capital e estabelecer novas regras de governança

22 de dezembro de 2025 - 16:17

Companhia aposta em alinhamento de grupos familiares e voto em bloco para consolidar estratégia de longo prazo

SOB ESCRUTÍNIO

Gafisa, Banco Master e mais: entenda a denúncia que levou Nelson Tanure à mira dos reguladores

22 de dezembro de 2025 - 13:29

Uma sequência de investigações e denúncias colocou o empresário sob escrutínio da Justiça. Entenda o que está em jogo

BET QUE NÃO É BET?

Bilionária brasileira que fez fortuna sem ser herdeira quer trazer empresa polêmica para o Brasil

22 de dezembro de 2025 - 11:30

Semanas após levantar US$ 1 bilhão em uma rodada de investimentos, a fundadora da Kalshi revelou planos para desembarcar no Brasil

NEM PAPAI NOEL RESOLVE

Raízen (RAIZ4) precisa de quase uma “Cosan” para voltar a um nível de endividamento “aceitável”, dizem analistas

22 de dezembro de 2025 - 10:42

JP Morgan rebaixou a recomendação das ações de Raízen e manteve a Cosan em Neutra, enquanto aguarda próximos passos das empresas

TOMADA DE DECISÃO

Direito ao voto: Copel (CPLE3) migra para Novo Mercado da B3 e passa a ter apenas ações ordinárias

22 de dezembro de 2025 - 10:05

De acordo com a companhia, a reestruturação resulta em uma base societária mais simples, transparente e alinhada às melhores práticas do mercado

'QUERO VER VOCÊ NÃO CHORAR'

Então é Natal? Reveja comerciais natalinos que marcaram época na televisão brasileira

22 de dezembro de 2025 - 7:14

Publicidades natalinas se tornaram quase obrigatórias na cultura televisiva brasileira durante décadas, e permanecem na memória de muitos; relembre (ou conheça) algumas das mais marcantes

DANÇA DAS CADEIRAS

Com duas renúncias e pressão do BNDESPar, Tupy (TUPY3) pode eleger um novo conselho do zero; entenda

21 de dezembro de 2025 - 16:36

A saída de integrantes de conselhos da Tupy levou o BNDESPar a pedir a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para indicar novos nomes. Como o atual conselho foi eleito por voto múltiplo, a eventual AGE pode resultar na eleição de todo o colegiado

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar