🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Bruna Charifker Vogel

Bruna Charifker Vogel

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo/USP e mestre em Estudos Latino Americanos e Caribenhos pela New York University/NYU, é redatora do Seu Dinheiro. Com mais de 15 anos de experiência em análise, fortalecimento e desenvolvimento de políticas públicas no Brasil e nos Estados Unidos, fez transição de carreira para o mercado financeiro, atuando nas áreas de comunicação interna, DEI, T&D, employer branding e cultura organizacional.

SOBE E DESCE DA SUSTENTABILIDADE

TIM (TIMS3) chega ao topo do ranking de sustentabilidade da B3; veja quem mais se destacou no ISE 2025

O índice da bolsa de valores agora reúne 82 empresas de 40 setores, mas nem todas elas se destacam

Bruna Charifker Vogel
Bruna Charifker Vogel
9 de maio de 2025
18:07 - atualizado às 18:13
ISE B3 índice de sustentabilidade
O questionário de avaliação das empresas é dividido em cinco dimensões que contemplam aspectos sociais, ambientais e de governança - Imagem: Montagem SD -

A TIM (TIMS3) atingiu a maior pontuação no ranking 2025 de desempenho geral das empresas participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 — que utiliza informações dos questionários enviados às empresas no ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na comparação com o ranking de 2024, a empresa subiu da 4ª posição para o topo da lista.

A segunda posição ficou com a Neoenergia (NEOE3), que ocupava a 13ª posição no ano passado.

Lojas Renner (LREN3), que em 2023 figurava no topo do ranking, caiu para a 3ª posição.

Duas outras empresas se destacaram positivamente no ranking deste ano: Atacadão (CRFB3), que saltou da 42ª posição em 2024 para a 9ª posição neste ano; e Natura (NTCO3), que subiu 14 posições no período (da 20ª para a 6ª posição). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As top dez empresas no ranking de sustentabilidade da B3 são:

Leia Também

  1. Tim (TIMS3)
  2. Neoenergia (NEOE3)
  3. Lojas Renner (LREN3)
  4. Engie Brasil Energia (EGIE3)
  5. Ambipar (AMBP3)
  6. Natura (NTCO3)
  7. CPFL Energia (CPFE3)
  8. Bradesco (BBDC4)
  9. Atacadão (CRFB3)
  10. Cemig (CMIG3)

Na base do ranking de 2025 estão as empresas Wilson Sons (PORT3) — recém incorporada à carteira ISE —, Hypera (HYPE3) e Yduqs (YDUQ3).

Como é calculado o score do Índice de Sustentabilidade

O Score ISE B3 é calculado em duas etapas.

Na primeira, denominada de Score Base, é realizada a soma dos pontos que a empresa ganha em duas avaliações:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Questionário ISE B3, que avalia aspectos ESG (ambientais, sociais e de governança)
  • Score CDP Climate Change, nota dada por uma organização internacional (CDP) que mede como a empresa lida com as mudanças climáticas em tópicos como transparência, gestão de riscos e redução de emissões, entre outros aspectos.

Depois de somar os pontos acima, esse total é ajustado por um fator qualitativo (FQ) que pode elevar ou reduzir o valor final do score com base em critérios adicionais, como transparência, governança ou práticas mais avançadas de sustentabilidade.

O questionário de avaliação das empresas é dividido em cinco dimensões: 

  1. Capital Humano
  2. Governança Corporativa e Alta Gestão
  3. Modelo de Negócios e Inovação
  4. Capital Social
  5. Meio Ambiente

Essas cinco dimensões são subdivididas em diversos temas e tópicos que orientam as perguntas a serem respondidas pelas empresas analisadas pela B3.

Na dimensão Capital Humano, por exemplo, são analisadas as práticas trabalhistas da empresa e questões sobre saúde e segurança do trabalhador (condições e formato de trabalho, qualidade de vida e benefícios, redução das desigualdades, proteção de dados de colaboradores e certificações, entre outros tópicos). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o questionário contém perguntas sobre engajamento, diversidade e inclusão de funcionários que mensuram o compromisso e as ações da empresa com a promoção da diversidade e inclusão.

Na dimensão Governança Corporativa e Alta Gestão, os temas analisados referem-se a fundamentos de gestão da sustentabilidade empresarial, gestão de riscos, práticas de governança corporativa, ética nos negócios, manutenção do ambiente competitivo e gestão dos ambientes legal e regulatório. 

Entre os tópicos abordados estão questões sobre o alinhamento da empresa à Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ODS, práticas de remuneração e incentivo, gestão do engajamento com stakeholders, engajamento das lideranças com a sustentabilidade, integração da sustentabilidade na estratégia, combate à corrupção e diversidade no conselho de administração, entre outros.

Já na dimensão Modelo de Negócios e Inovação, são examinados fatores ligados aos temas sustentabilidade do modelo de negócio, design de produto e gestão do ciclo de vida, eficiência no suprimento e uso de materiais, gestão da cadeia de fornecimento e finanças sustentáveis

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O questionários contém perguntas relacionadas à estratégia de inovação da empresa, política de gestão de riscos sociais e ambientais na cadeia, verificação de conformidade na cadeia de fornecedores, consumo consciente e educação financeira, biodiversidade e mudança do clima, administração de recursos de terceiros e recursos próprios, entre outras.

Na dimensão Capital Social, são analisados oito temas: Direitos Humanos e relações com a comunidade, investimento social privado e cidadania corporativa, acessibilidade técnica e econômica, qualidade e segurança do produto, práticas de venda e rotulagem de produtos, bem-estar do cliente, privacidade do cliente e segurança de dados.

As perguntas giram em torno de tópicos sobre riscos para o consumidor ou para terceiros e uso de dados dos clientes/consumidores, entre outros.

Por fim, na dimensão que trata sobre meio ambiente, a pesquisa aborda os temas políticas e práticas de gestão ambiental, impactos ecológicos, gerenciamento de energia, gestão de água e efluentes líquidos, gestão de resíduos e materiais perigosos e qualidade do ar. São analisadas, por exemplo, as certificações da empresa e as práticas relacionadas a bem-estar, entre outros tópicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todas as perguntas do questionário são de múltipla escolha e as empresas podem responder, não responder ou indicar que a questão não se aplica ao negócio.

Por fim, para entrar na carteira do ISE B3, as empresas devem cumprir seis requisitos:

  • Ter score ISE B3 igual ou maior que a nota de corte geral aplicável a cada ciclo anual de seleção;
  • Pontuação maior ou igual a 0,01 ponto por tema do questionário ISE B3
  • Pontuação qualitativa mínima de 70 pontos percentuais;
  • Índice de risco reputacional (RepRisk Index - Peak RRI) igual ou inferior a 50 pontos;
  • Score CDP-Climate Change igual ou superior a "C";
  • Responder positivamente às perguntas do questionário classificadas como requisitos mínimos para o setor.

Mudanças na composição da carteira ISE 2025

A atualização da 20ª carteira do ISE, que entrou em vigor em 5 de maio de 2025, trouxe a inclusão de nove empresas que demonstraram avanços significativos em suas práticas ESG, segundo critérios estabelecidos pela Bolsa de Valores.

As empresas novatas na carteira ISE 2025 são: Equatorial (EQTL3), 3Tentos (TTEN3), Lojas Quero-Quero (LJQQ3), Sabesp (SBSP3), Hidrovias (HBSA3), OceanPact (OPCT3), Odontoprev (ODPV3), Portobello (PTBL3) e Wilson Sons (PORT3).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três empresas, no entanto, saíram do índice em 2025: Suzano (SUZB3), Dasa (DASA3) e Grendene (GRND3).

Na comparação com a carteira de 2024, houve um aumento no número total de companhias no índice: de 76 para 82, representantes de 40 setores da economia nacional.

As informações completas sobre a carteira ISE B3 e os questionários enviados às empresas podem ser acessadas neste link: https://iseb3.com.br/carteiras-e-questionarios

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
A FATURA DA CRISE

A conta do Master chegou: Banco do Brasil (BBAS3) vai desembolsar R$ 5 bilhões para socorrer o FGC, diz diretor

12 de fevereiro de 2026 - 14:31

FGC impõe reforço extraordinário e eleva contribuição anual dos bancos para recompor liquidez; entenda o impacto para o BB

VEM A VIRADA?

Esqueça o ROE de 20%: “Sabíamos que seria impossível”, diz diretor do Banco do Brasil (BBAS3) — ele também afastou o sonho de dividendos extraordinários

12 de fevereiro de 2026 - 13:51

Administração fala em “low teens” para o ROE e prioriza ajuste da carteira antes de aumentar remuneração ao acionista

ARMAS DO SOFTWARE

Totvs (TOTS3) luta contra o Armageddon com novo programa de recompra de ações e lançamento em IA

12 de fevereiro de 2026 - 12:53

A empresa fechou os últimos três meses de 2025 com um lucro 44,3% maior em base anual; XP diz que o trimestre foi consistente

AGORA VAI?

Petrobras (PETR4) decide que não vai se envolver na venda das ações da Braskem (BRKM5) para o IG4 — o que acontece agora?

12 de fevereiro de 2026 - 11:40

A petroleira optou por não exercer seus diretos de preferência e tag along na operação, abrindo caminho para a gestora finalizar o negócio

PAIXÃO NACIONAL

‘Veio da Havan’ faz investida milionária na Globo após anos de boicote e se explica; veja o que Luciano Hang disse

12 de fevereiro de 2026 - 11:04

Essa será a primeira vez que a Havan patrocina diretamente um produto da Globo desde que Jair Bolsonaro foi eleito à presidência

SUPERMERCADO DIGITAL

Ganha-ganha: Mercado Livre (MELI34) venderá e produtos do Assaí (ASAI3) — veja por que parceria pode ser boa para ambos

12 de fevereiro de 2026 - 11:01

Ações do Assaí (ASAI3) disparam hoje com mais um avanço do atacarejo no mundo digital, apesar de resultado fraco

UNIÃO DE FORÇAS

BTG Pactual conclui transação para adquirir até 48% da fintech meutudo e reforça aposta no varejo

12 de fevereiro de 2026 - 10:30

Operação ainda depende de aprovações regulatórias e reforça estratégia do banco no crédito digital

MOMENTO DE VIRADA?

Ação do Banco do Brasil salta apesar de ceticismo do mercado após lucro e ROE turbinados no 4T25. Por que BBAS3 ainda divide opiniões?

12 de fevereiro de 2026 - 10:00

Apesar de um balanço mais forte que o esperado, o mercado ainda não se deu por convencido; entenda o que continua a frear o otimismo

ESTIMATIVAS REVISADAS

A Vale (VALE3) vem com tudo? Após surpreender na produção, saiba o que esperar dos resultados financeiros da mineradora

12 de fevereiro de 2026 - 7:15

Com recorde de produção e volta ao topo do ranking global, mineradora chega aos resultados financeiros com expectativas mais altas de receita e Ebitda

EM GRANDE ESTILO

De roupa nova na bolsa, Riachuelo (RIAA3) bate expectativas em 2025 e registra melhor ano da série histórica

11 de fevereiro de 2026 - 20:04

Empresa fechou o último ano com recordes de lucro e Ebitda e surpreende o mercado com resultado acima do consenso

DESTRAVANDO VALOR

A maior transação da história da LOG (LOGG3) foi fechada por R$ 1 bilhão. Para onde vai a grana?

11 de fevereiro de 2026 - 19:57

O esquema de pagamento antecipa caixa relevante para a companhia de galpões logísticos, mas mantém parte da exposição ao ativo por meio das cotas

HORA DA VERDADE

A Vale (VALE3) ainda vale a pena? Bradesco BBI eleva preço-alvo em R$ 19; descubra se é hora de comprar

11 de fevereiro de 2026 - 19:31

Banco elevou preço-alvo da VALE3 para R$ 102 — o que significa um potencial de valorização de cerca de 13%, mesmo após alta recente da ação

NA CONTA DOS INVESTIDORES

Após surpreender no 4T25, Banco do Brasil (BBAS3) abre os cofres e anuncia R$ 1,2 bilhão em JCP. Quem tem direito à bolada?

11 de fevereiro de 2026 - 19:23

Lucro acima do esperado dá fôlego à distribuição de proventos; confira o valor por ação e quem entra na lista

O TEMIDO RESULTADO

Banco do Brasil (BBAS3) deixou o pior para trás? Lucro vai a R$ 5,7 bilhões e ROE chega a 12,4% no 4T25

11 de fevereiro de 2026 - 18:26

Após um ano pressionado por inadimplência e provisões elevadas, BB encerra o 4T25 com resultado acima do esperado; veja os principais números do balanço

PRESSA NA RECUPERAÇÃO

Por unanimidade, Cade aprova investimento da United Airlines na Azul (AZUL53), com regras para proteger concorrência

11 de fevereiro de 2026 - 16:31

A Azul alertou ao Cade que o atraso na saída do Chapter 11 traz “graves riscos” à saúde financeira e à própria continuidade operacional da companhia

DESEMBARCOU NA NYSE

De ‘pastinha’ a empresário bilionário em dólar: quem é o fundador do Agibank, que acaba de fazer IPO nos EUA

11 de fevereiro de 2026 - 15:11

Filho de um operário da construção civil e de uma dona de casa, Testa vem de uma família que ele mesmo classifica como humilde

MENOS COPOS CHEIOS, MAIS CORTES

A ressaca chegou: Heineken vai demitir até 6 mil funcionários com mundo bebendo menos cerveja

11 de fevereiro de 2026 - 12:26

Volumes caem, lucro cresce menos e cervejeira holandesa promete crescer com menos espuma daqui para frente

DE PAI PARA FILHO

Smart Fit (SMFT3): filho de Edgard Corona toma seu lugar na presidência; BTG vê forte governança e espaço para crescimento

11 de fevereiro de 2026 - 11:03

A Smart Fit é a quarta maior rede de academias do mundo em número de clientes. Também tem uma marca mais premium, a Bio Ritmo, e a plataforma de benefícios corporativos TotalPass

ENTENDA O RACIONAL

Tim (TIMS3) dispara depois de alta no lucro e de compra de 100% de empresa de fibra da qual era sócia; entenda a alta na bolsa

11 de fevereiro de 2026 - 9:01

A operadora brasileira anunciou nesta manhã um acordo para comprar 51% restantes do capital da I-Systems Soluções de Infraestrutura, da qual já tinha 49% de participação. O negócio ainda depende do aval de autoridades regulatórias

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Inter está pronto para pisar no acelerador do plano 60-30-30: “Faltam só 15 pontos”, diz CFO, que abre o jogo sobre o próximo ciclo de crescimento

11 de fevereiro de 2026 - 8:34

Após mais um balanço recorde, Santiago Stel revelou ao Seu Dinheiro por que o banco acredita que a fase mais forte ainda está por vir

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar