🔴 SELECIONAMOS AS MELHORES RECOMENDAÇÕES DO BTG PACTUAL PARA VOCÊ – ACESSE GRATUITAMENTE

Anna Larissa Zeferino

Anna Larissa Zeferino

Jornalista no mercado financeiro desde 2022. Pós-graduanda em Economia, Investimentos e Banking pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Escreve para os portais Seu Dinheiro e Money Times, e já passou por casas como Itaú BBA e XP.

APÓS CONVERSA COM LULA

Silvio Almeida é demitido do Ministério dos Direitos Humanos após denúncias de assédio sexual

Denúncias de assédio sexual por parte do ministro vieram a público na quinta-feira (5); presidente Lula afirmou que “quem pratica assédio não vai ficar no governo”

Anna Larissa Zeferino
Anna Larissa Zeferino
6 de setembro de 2024
19:09 - atualizado às 19:13
Silvio Almeida Presidente Lula
O ex-ministro, Silvio Almeida, em solenidade com o Presidente Lula em 17/08. - Imagem: Flickr/Palácio do Planalto

Silvio Almeida foi oficialmente demitido do cargo de ministro dos Direitos Humanos do governo Lula. A decisão saiu na noite desta sexta-feira e foi divulgada em comunicado oficial do Planalto.

De acordo com a nota, Almeida foi convocado para uma conversa com o presidente, que optou pela dispensa do ministério.

"O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual", diz o comunicado.

O Planalto destacou que a Polícia Federal investiga o caso e que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República também abriu um procedimento para apurar as denúncias.

"O Governo Federal reitera seu compromisso com os Direitos Humanos e reafirma que nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada."

  • Quer saber qual é a carteira ideal para você? Ferramenta simula carteira de acordo com seu perfil, objetivo e valor inicial. Confira aqui

A queda de Almeida acontece após uma reportagem do portal Metrópoles divulgada na última quinta-feira (5). De acordo com a publicação, a ONG Me Too Brasil, que luta contra o abuso de mulheres, acolheu denúncias anônimas de assédio moral e sexual contra o ministro. 

Leia Também

Apesar do anonimato, uma das muitas vítimas teria sido a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

Provas e detalhes sobre as denúncias ainda não foram divulgados. O ministro negou as acusações e afirmou, por meio de suas redes sociais, que estaria sendo vítima de perseguição.

Candidata a vereadora afirmou publicamente ter sido vítima de Silvio Almeida

A primeira manifestação pública de uma vítima de Silvio Almeida aconteceu na tarde de sexta-feira (6).

Isabel Rodrigues (PSB), candidata a vereadora na Câmara Municipal de São Paulo, publicou um vídeo em suas redes sociais afirmando ter sido vítima de Almeida em agosto de 2019. 

Na época, o ex-ministro integrava o Conselho Pedagógico da Escola de Governo, do qual ela também participava. 

"A violência sexual sofrida há cinco anos foi tema em sessões de terapia. Pensei muitas vezes em denunciar. Não o fiz por vários motivos, e o motivo maior, foi o medo disso voltar contra mim. Tomei a decisão porque essas mulheres estão sendo julgadas como mentirosas, como fazendo parte de um grupo contra o ministro. Faço essa declaração pública pelo compromisso com a verdade e a justiça. Infelizmente o ministro Silvio de Almeida cometeu violência sexual sim", afirma.

Caso mobilizou manifestações em todo o governo federal

Na noite da quinta (5), o Palácio do Planalto informou que Silvio Almeida foi chamado a prestar explicações à Controladoria Geral da União e ao advogado-geral da União, Jorge Messias.

A partir do dia seguinte, na sexta (6), as manifestações vieram em cascata, até mesmo por parte da Polícia Federal.

Logo pela manhã, em entrevista à rádio Difusora Goiânia, o presidente Lula afirmou que “alguém que pratica assédio não ficaria no governo” e uma decisão sobre o futuro de Silvio Almeida seria tomada em reunião marcada para às 14h30 do mesmo dia.

A Comissão de Ética da Presidência da República também anunciou que abriu um procedimento preliminar para analisar as denúncias, e que o ministro teria 10 dias para se manifestar.

Já o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou em entrevista à Globo News que um inquérito contra o ministro foi instaurado pela PF ainda na sexta (6), por “iniciativa própria” da corporação. 

Enquanto isso, a ministra Anielle Franco não se manifestou sobre ter sido uma das vítimas, mas recebeu apoio público da primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva (Janja), em suas redes sociais, e também da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), líder da Procuradoria da Mulher no Senado.

“Nossa solidariedade e nosso apoio à ministra Anielle Franco e às demais denunciantes são irrestritos. O próprio governo federal reconhece a gravidade das denúncias e iniciou investigação. Seguimos unidas e acompanhando o caso", afirmou Zenaide em nota oficial.

  • Ferramenta liberada: entenda qual a carteira recomendada para o seu perfil de investidor. Simule aqui

Silvio Almeida é o primeiro ministro a cair no governo Lula neste ano

Desde que retornou ao Planalto em 2023, o governo Lula passou por cinco trocas de ministros em suas pastas, mas todas aconteceram no ano passado. Silvio Almeida é o primeiro de 2024.

Em 11 de junho, o ministro das Comunicações Juscelino Filho foi indiciado pela Polícia Federal por corrupção passiva e organização criminosa, tornando-se alvo de especulações sobre sua saída do cargo. Porém, permanece na pasta até o momento. 

*Com informações do Estadão Conteúdo 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AGORA É PRA VALER

Mudança nos concursos públicos: Lula sanciona lei que amplia cotas; entenda como as novas regras funcionam

4 de junho de 2025 - 17:50

Novo percentual incidirá sobre total de vagas dos processos seletivos para cargos efetivos e temporários da administração pública federal

FORAGIDA

Alexandre de Moraes manda prender Carla Zambelli após saída da deputada do Brasil; entenda o caso

4 de junho de 2025 - 15:44

Procuradoria-Geral da República pediu a prisão preventiva na noite de terça-feira (3)

CIDADÃ ITALIANA

Carla Zambelli sai do Brasil dias após STF condenar a deputada à prisão por dez anos; entenda o caso 

3 de junho de 2025 - 15:55

Zambelli foi para a Europa, onde diz ter cidadania, e afirmou que pedirá licença do mandato de deputada federal

NOVA ROTA

Haddad fala em ‘sugestão estrutural’ como alternativa ao aumento do IOF após negociações com o Congresso

2 de junho de 2025 - 14:44

Alternativas ao aumento do IOF incluem a revisão de benefícios fiscais e a parceria com legislativo para fortalecer a arrecadação

ELEIÇÕES NO HORIZONTE

Desaprovação ao governo Lula atinge o maior nível da série e coloca em risco reeleição do presidente, segundo pesquisa do AtlasIntel

30 de maio de 2025 - 16:48

O levantamento é o primeiro do instituto após as fraudes do INSS e do aumento do IOF

EMBATES POLÍTICOS

Plano alternativo ao IOF deve “evitar gambiarras” e Lula precisa entrar na negociação, diz Hugo Motta

29 de maio de 2025 - 18:30

Presidente da Câmara afirmou que o Brasil está cansado de tantos impostos e que se a equipe econômica não resolver, o Congresso irá

CONTANDO OS DIAS

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025 - 18:52

Brasil já entrou no período de vazio sanitário, em que contabiliza 28 dias sem novos casos para voltar ao status de “livre de gripe aviária”

AGROFORUM 2025

“Se fizer o dever de casa e sinalizar um ajuste fiscal, imediatamente a economia melhora”, diz Mansueto Almeida

22 de maio de 2025 - 17:46

Economista-chefe do BTG Pactual acredita que com sinais claros de responsabilidade fiscal e controle de gastos, juros e inflação no país teriam espaço para cair rapidamente

RESSARCIMENTO

Fraude no INSS: descontos indevidos já comunicados somam R$ 1 bilhão em devoluções; governo amplia atendimento com os Correios

22 de maio de 2025 - 16:26

Em entrevista coletiva, presidente do INSS falou sobre os ressarcimentos e confirmou parceria com os Correios para atendimento presencial a partir do dia 30

SETOR DE ENERGIA

Lula assina MP que deixa conta de luz mais cara para a classe média e amplia isenção para baixa renda; veja como vai ficar

21 de maio de 2025 - 19:09

Texto, que ainda pode sofrer mudanças no Congresso, também amplia o mercado livre de energia e reduz subsídios para fontes renováveis

MUDANÇA À VISTA

Comissão do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo e aumenta mandatos para 5 anos

21 de maio de 2025 - 14:28

Agora, o texto segue para análise do plenário do Senado

PROGRAMAS SOCIAIS

Conta de luz deve ficar mais cara, mas não para todos — projeto do governo prevê isenção para baixa renda e aumento para classe média, diz jornal 

20 de maio de 2025 - 18:46

Reforma do setor elétrico tem como objetivo ampliar os beneficiados pela tarifa social, mas custo excedente recairá sobre demais clientes residenciais e pequenos comerciantes

ÔNUS DA PROVA

Fraude do INSS: ação pede fim de regra que transfere ‘prova diabólica’ a aposentados

20 de maio de 2025 - 14:49

Segundo o documento, a Instrução Normativa PRES/INSS nº 186/2025 fragiliza aposentados e pensionistas ao inverter o ônus da prova, transferindo aos beneficiários a responsabilidade de comprovar os descontos indevidos

GRIPE AVIÁRIA

Exportações de frango na berlinda: Brasil mira retomar exportações em 28 dias

19 de maio de 2025 - 13:56

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que, mesmo com a retomada do status de livre de gripe aviária, a normalização das exportações de carne de frango será gradual
Agência Brasil

CALENDÁRIO DE RESSARCIMENTO

INSS vai devolver R$ 292,6 milhões entre maio e junho; veja datas de pagamento

13 de maio de 2025 - 16:58

O valor a ser restituído corresponde às mensalidades de associações e sindicatos descontadas indevidamente em abril; a consulta pode ser feita pelo app Meu INSS ou pelo telefone 135

HABLOU MESMO

Dedo na cara: a nova crítica de Lula a Trump após viagem à Rússia e encontro com Putin

10 de maio de 2025 - 14:01

O presidente brasileiro deixou Moscou neste sábado (10) rumo a outro destino que deve desagravar bastante o republicano: a China

QUEM VAI PAGAR A CONTA?

Governo vai usar dinheiro da União para ressarcir os aposentados que sofreram com golpe no INSS? Haddad responde quem vai pagar a conta

9 de maio de 2025 - 11:09

Em evento na B3, o ministro da Fazenda disse que o governo federal já tomou as primeiras medidas para captar recursos para ressarcir os aposentados

FECHANDO O ROMBO

Como vai funcionar o ressarcimento após a fraude do INSS: governo detalha plano enquanto tenta preservar a imagem de Lula

8 de maio de 2025 - 17:06

O presidente do INSS, Gilberto Waller, informou que o órgão deve notificar prejudicados na próxima terça-feira (13), mas a data de início dos pagamentos ainda segue pendente

POLÊMICA À VISTA

Governo pode usar recursos do Tesouro para bancar fraude do INSS? Veja o que já se sabe até agora

7 de maio de 2025 - 16:09

A estimativa é que cerca de 4,1 milhões de beneficiários do INSS tenham sido atingidos por descontos indevidos, com prejuízo de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024

8 DE JANEIRO

Entenda por que Bolsonaro pode se beneficiar se ação penal de Ramagem for suspensa no caso da tentativa de golpe de Estado

1 de maio de 2025 - 9:46

Câmara analisa pedido de sustação da ação contra o deputado Alexandre Ramagem; PL, partido de Bolsonaro, querem anulação de todo o processo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar