Eleições 2024: Fortaleza (CE) reedita disputa Bolsonaro vs. Lula no 2º turno com André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT)
Quarta maior cidade do Brasil, Fortaleza (CE) tem disputa acirrada entre candidatos à prefeitura; veja o resultado
Maior cidade do nordeste e quarta maior cidade do país, Fortaleza reeditará a rivalidade entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela prefeitura da capital cearense.
Isso porque foi confirmado o segundo turno entre André Fernandes (PL), do partido do ex-presidente, e Evandro Leitão (PT), que tem o apoio do atual ocupante do Palácio do Planalto.
Com 100% das urnas apuradas, Fernandes acumulou 40,24% dos votos no primeiro turno, enquanto Leitão somou 34,36%. Veja o resultado do primeiro turno da eleição para a prefeitura de Fortaleza:
Outros dois candidatos tentaram correr por fora por uma vaga no segundo turno: Capitão Wagner (União) e o atual prefeito José Sarto (PDT), que tentava a reeleição.
A dupla rival, no entanto, não conseguiu angariar votos suficientes para assegurar lugar na próxima etapa da disputa pela prefeitura da capital cearense.
Também estavam na disputa o advogado Chico Malta (PCB), o senador Eduardo Girão (Novo), o ex-deputado estadual George Lima (Solidariedade), o produtor cultural Técio Nunes (PSOL), e Zé Batista (PSTU), operário da construção civil e sindicalista.
Leia Também
- LEIA MAIS: Eleições municipais: como impacta nos investimentos? Confira guia completo
Disputa polarizada entre direita e esquerda marca as eleições municipais de Fortaleza
Do lado da direita, a disputa foi protagonizada por André Fernandes (PL), que já foi duas vezes recordista de votos no estado (como deputado estadual, em 2018, e deputado federal, em 2022).
A popularidade do candidato também é vista nas redes sociais, onde está fortemente presente com 1,8 milhão de seguidores no Instagram e 1,1 milhão no Tik Tok.
Além disso, o candidato conta com o apoio expressivo de Jair Bolsonaro, que inclusive compareceu a uma motociata promovida pela campanha de Fernandes na cidade.

Com apenas 26 anos de idade, o deputado critica a “velha política” e se apresenta como uma figura capaz de levar mudanças à cidade de Fortaleza.
Uma eventual vitória de André Fernandes traria uma vantagem estratégica do PL para a disputa nacional em 2026 no Nordeste, região onde o bolsonarismo tem menos espaço. O resultado também teria um efeito simbólico na capital do Ceará, comandada há quase duas décadas por políticos vindos do PT e PDT.
Ainda no campo da direita, o principal adversário de Fernandes é o ex-deputado federal Capitão Wagner (União). Se no passado os dois foram aliados, nestas eleições os candidatos trocam farpas em suas respectivas campanhas. Em 2022, Wagner chegou a receber o apoio de Bolsonaro em sua candidatura ao governo cearense, mas neste ano ele disputa por fora.
Força política do PT é testada nas eleições municipais de Fortaleza
Do lado da esquerda, o principal representante é Evandro Leitão (PT). O deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará cresceu em intenção de votos nas últimas pesquisas e buscou consolidar o apoio popular para disputar o segundo turno.
Para isso, Leitão contou com o apoio de grandes lideranças políticas no estado, como do ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), do senador Cid Gomes (PSB) e do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Além, é claro, do presidente Lula (PT).

Em 2024, a força política da esquerda e do PT é testada na capital cearense.
Isso porque a briga entre os irmãos Ciro e Cid Gomes quanto à relação com o PT (Ciro defende a oposição, enquanto Cid prefere a aliança) culminou no racha do partido comandado pela família e que, até então, era um dos mais fortes no Ceará: o PDT.
Com o rompimento do PDT e a saída de Cid Gomes (que fez com que dezenas de políticos filiados também saíssem do partido), o cenário político do estado se embaralhou e o campo da esquerda enfraqueceu.
Hoje, o PDT se afasta do petismo, e Ciro Gomes apoiou o prefeito José Sarto (PDT), que buscava a reeleição na capital, mas apareceu apenas em quarto lugar nas pesquisas.
Saiba mais sobre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza no 2º turno
André Fernandes (PL)
Vice: Alcyvania Pinheiro (PL)
André Fernandes tem 26 anos, nasceu em Iguatu (CE) e tem graduação em Ciência Política. Iniciou sua carreira na política pelo PSL, antigo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, como deputado estadual mais votado do Ceará em 2018. Já em 2022, ele chegou ao Congresso Nacional como deputado federal, outra vez o mais votado pelo estado.
Hoje, é candidato a prefeito de Fortaleza e tem Alcyvania Pinheiro (PL) como candidata a vice-prefeita na chapa. Entre suas propostas, estão:
- Segurança Pública: criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), fortalecimento da Guarda Municipal e uso de tecnologia (videomonitoramento e reconhecimento facial).
- Economia e Tecnologia: foco na geração de emprego e renda, estímulo ao empreendedorismo local, desburocratização (Programa Alvará Único) e criação de parques tecnológicos e hubs de inovação.
- Saúde e Educação: extensão do horário de funcionamento dos postos de saúde, parcerias com clínicas populares, "Casa do Autista". Investimento na modernização das escolas, criação do programa "Wi-Fi para Todos" e fortalecimento de programas de assistência social como apoio a mães solo e ampliação dos CRAS.
Evandro Leitão (PT)
Vice: Gabriella Aguiar (PSD)
Evandro Leitão tem 56 anos, é natural de Fortaleza (CE) e graduado em Economia. Antes de entrar na política, fez carreira como servidor público concursado. O fortalezense foi eleito deputado estadual em 2014, 2018 e em 2022. Atualmente, ele é presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.
Antes integrava o PDT, mas migrou para o PT em 2023. Como vice-prefeita, a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) integra a chapa.
O candidato conta com o apoio do presidente Lula (PT), do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Veja algumas propostas do petista para Fortaleza:
- Economia e Tecnologia: oferecimento de cursos técnicos e profissionalizantes para ampliar as oportunidades de emprego e renda na cidade, fomentar o empreendedorismo e ampliar o acesso da população à internet de alta velocidade.
- Segurança Pública: criação de unidades descentralizadas da Guarda Municipal integradas aos órgãos de segurança estaduais, iluminação pública ostensiva e recursos de acessibilidade universal.
- Saúde e Educação: expandir as escolas de tempo integral, ampliar oferta de creches, promover acessibilidade e atendimento especializado para pessoas com deficiência e autistas e ampliar atendimento médico com telessaúde.
Derrota para o governo: Câmara arquiva MP 1.303 e livra investimentos de aumento de imposto de renda — bets também saem ilesas
Deputados retiraram a votação do texto da pauta e, com isso, a medida provisória perde a validade nesta quarta-feira (8)
Pesquisa Genial/Quaest mostra popularidade de Lula no maior patamar do ano após crise com EUA
Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump
Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional
Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado
Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo
Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações
Lula e Trump: a “química excelente” que pode mudar a relação entre o Brasil e os EUA
Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes
Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP
Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar
Comissão do Senado se antecipa e aprova projeto de isenção de IR até R$ 5 mil; texto agora depende dos deputados
Proposta de isenção de IR aprovada não é a do governo Lula, mas também cria imposto mínimo para altas rendas, programa de renegociação de dívidas e prevê compensação a estados e municípios
Senado vota regulamentação dos novos impostos sobre consumo, IBS e CBS, nesta quarta-feira (24)
Proposta define regras para o novo comitê gestor do IBS e da CBS, tributos que vão substituir impostos atuais a partir de 2027
O que Lula vai dizer na ONU? Soberania e um recado sutil a Trump estão no radar
A expectativa é que o discurso seja calibrado para o público global, evitando foco excessivo em disputas políticas internas
Câncer de Bolsonaro: o que é o carcinoma de pele encontrado em duas lesões removidas
Ex-presidente recebeu alta após internação por queda de pressão, vômitos e tontura; quadro exige acompanhamento médico periódico
LCI e LCA correm o risco de terem rendimentos tributados, mas debêntures incentivadas sairão ilesas após negociações no Congresso
Relator da MP que muda a tributação dos investimentos diz que ainda está em fase de negociação com líderes partidários
“Careca do INSS”: quem é o empresário preso pela PF por esquema que desviou bilhões
Empresário é apontado como “epicentro” de fraudes que desviaram bilhões de aposentadorias
STF condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão; saiba quais opções restam ao ex-presidente
Placar final foi 4 a 1 para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado
Aprovação de Lula sobe para 33% e chega ao maior nível desde dezembro de 2024, diz Datafolha
O índice de reprovação do petista ainda é um dos maiores entre presidentes desde a redemocratização a esta altura do mandato, mas, na comparação direta, Bolsonaro sai perdendo
Debêntures incentivadas devem continuar isentas de IR, mas LCI e LCA seguem na mira da MP que muda a tributação dos investimentos, diz jornal
Texto deve manter mudanças na alíquota única de IR para ativos tributáveis e na compensação de créditos tributários, pontos que despertam preocupação no mercado
Governo Trump sobe o tom contra o Brasil, e Itamaraty condena ameaças dos EUA de usar “poder militar”
O documento do Itamaraty foi publicado após a porta-voz da Casa Branca ser questionada sobre a possibilidade de novas sanções ao Brasil por conta do julgamento de Jair Bolsonaro
Bolsonaro era líder de organização criminosa que tentou golpe de Estado, diz Moraes — Dino acompanha o relator e vota por condenação
Ministros destacaram provas de uma trama articulada desde 2021 e pediram condenação dos sete réus. Dino, entretanto, vê diferentes níveis de culpa
O julgamento de Bolsonaro e o xadrez eleitoral com Lula e Tarcísio: qual é o futuro do Brasil?
O cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, analisa o impacto da condenação de Jair Bolsonaro, a estratégia de Tarcísio de Freitas e as dificuldades de Lula em chegar com força para as eleições de 2026
Pedimos para a inteligência artificial da Meta produzir imagens de Lula, Trump, Bolsonaro, Alexandre de Moraes e outros — e o resultado vai te surpreender (ou não)
A inteligência artificial da Meta entregou resultados corretos em apenas duas das seis consultas feitas pela redação do Seu Dinheiro
STF encerra primeira semana do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados; confira os principais pontos do segundo dia
A sessão será retomada na próxima terça-feira (9), às 9 horas, com o voto do relator e ministro do STF, Alexandre de Moraes
