Reino Unido vai às urnas para desbancar governo conservador. Mas os trabalhistas vão reverter o Brexit?
Partido Trabalhista promete respeitar a vontade do povo, mas flerta com ideias de aproximação com europeus
O Reino Unido vai às urnas nesta quinta-feira (4), enquanto o atual Partido Conservador tenta desafiar meses de pesquisas que sugerem que ele sofrerá uma derrota histórica para o Partido Trabalhista, de centro-esquerda.
O primeiro-ministro Rishi Sunak anunciou a votação há seis semanas, pegando os políticos e o público de surpresa. A maioria esperava que a eleição acontecesse mais para o final do ano, dando mais tempo para o recente declínio da inflação e a redução das taxas de juros atingirem os bolsos dos eleitores.
Vários partidos menores estão competindo para ganhar assentos na Câmara dos Comuns, a câmara baixa do parlamento do Reino Unido, com 650 membros, incluindo os Democratas Liberais, os Verdes, o Partido Nacional Escocês, o Plaid Cymru, o Partido Unionista Democrático e o Reform UK, de Nigel Farage.
As eleições serão realizadas na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
Tradição para nomear o primeiro-ministro
No sistema político do Reino Unido, o partido que aumentar sua fatia no voto popular não necessariamente significa ganhar mais assentos parlamentares — e é quase certo que os Conservadores ou os Trabalhistas, liderados por Keir Starmer, receberão as rédeas do poder. Isso pode ser por meio da vitória com maioria absoluta ou pela formação de um governo de coalizão.
A tradição diz que o líder do partido com mais assentos na Câmara dos Comuns nomeia o primeiro-ministro.
Leia Também
Pesquisas políticas apontam há quase dois anos para uma vitória retumbante do Partido Trabalhista, embora o partido precise de um ganho histórico de quase 13% na votação nacional para obter até mesmo uma maioria parlamentar estreita, de acordo com Hannah Bunting, palestrante em política britânica na Universidade de Exeter.
Se acordo com Hannah, essa seria uma oscilação maior do que a alcançada por Tony Blair, do Partido Trabalhista, sobre John Major, em 1997, segundo a rede de TV CNBC.
- LEIA TAMBÉM: Essa é a melhor ação do agro para se ter na carteira nesse momento, segundo os analistas da Empiricus Research
Dança das cadeiras
Uma forte liderança trabalhista aparece reforçada em uma importante pesquisa divulgada pela YouGov no início desta semana. No entanto, políticos e o próprio Partido Trabalhista alertam que nenhum resultado é garantido e que a pesquisa pode ser imprecisa.
Mais de 100 assentos são considerados muito próximos de serem alterados, incluindo aqueles atualmente ocupados por conservadores de alto perfil, incluindo o Ministro das Finanças, Jeremy Hunt, e o próprio Sunak.
A votação desta quinta-feira é a primeira eleição geral do Reino Unido desde 2019, quando o então líder conservador Boris Johnson conquistou a maior vitória majoritária do partido desde 1987 sobre o Partido Trabalhista de Jeremy Corbyn.
Isso ocorreu por conta das promessas de concluir o processo do “Brexit” de deixar a União Europeia, que havia se atolado em um impasse político.
Sucessão de escândalos
O governo de Johnson foi marcado por vários escândalos públicos, incluindo o caso “Partygate”, no qual políticos importantes violaram as regras de bloqueio durante a pandemia de Covid-19, levando à renúncia relutante de Johnson em julho de 2022.
Ele foi sucedido por Liz Truss, que ficou apenas 44 dias no cargo antes de renunciar devido à chamada crise do mini orçamento, que abalou os mercados financeiros.
Sunak, ex-ministro das Finanças do Partido Conservador, empreendeu um período de relativa estabilidade política. No entanto, o país tem batalhado contra uma grave crise de custo de vida, com crescimento econômico lento.
O legado de 14 anos de governo conservador — com o partido conquistando o poder por meio de um acordo de coalizão sob o comando de David Cameron em 2010 — tem sido o tema central desta campanha eleitoral.
O público tem das 7h às 22h, horário local, para votar em seu candidato parlamentar local. As cédulas serão contadas durante a noite, e o resultado deverá ser divulgado na manhã de sexta-feira.
- Analista recomenda títulos que podem render bem mais do que o IPCA e do que CDI. Baixe o relatório gratuito aqui.
Será o fim do Brexit?
Já se passaram oito anos desde que pouco menos de 52% do eleitorado britânico votou pela saída da União Europeia, em uma decisão monumental que dividiu amigos, familiares e a nação.
Hoje, pesquisas sugerem que a mesma divisão pode produzir um resultado diferente na atual votação, já que os eleitores têm questionado se a vida fora da união econômica e política ficou realmente melhor.
Mas, se o Partido Trabalhista — que se opôs ao Brexit, mas prometeu “respeitar a vontade do povo britânico” — vencer eleições como sugerem as pesquisas, analistas preveem um degelo nas relações entre a UE e o Reino Unido e, talvez, até mesmo uma reaproximação.
O Partido Trabalhista, por sua vez, está lidando com cautela com o espinhoso assunto do Brexit e qualquer relação futura com a UE caso vença, como forma de não assustar o eleitorado indeciso.
Tem defendido que não tentará se juntar novamente ao mercado comum europeu ou até promover uma união aduaneira que caracterizam a estrutura econômica da UE, o que facilita o comércio entre os estados-membros, mas sinaliza que quer melhorar as relações com Bruxelas.
A relutância dos trabalhistas em divulgar seu potencial plano pós-eleitoral em relação à UE, o maior parceiro comercial do Reino Unido como bloco, é vista em grande parte como consequência de sua ânsia de atingir os eleitores conservadores descontentes.
Reaproximação suave com a UE
Embora o Partido Trabalhista tente melhorar as relações com a UE se vencer a eleição, analistas dizem que é improvável que o bloco faça tudo o que pode para tornar a vida mais agradável para o Reino Unido.
Até agora, a UE sempre se manteve firme em sua posição de que a Grã-Bretanha não seria capaz de “escolher a dedo” as vantagens de sua antiga filiação à UE que gostaria de manter.
Afinal, a UE tem seus próprios problemas, com uma ascensão de governos de extrema direita e relações intra e inter-UE fragmentadas como resultado. Além disso, está lidando com questões sobre sua posição econômica global, imigração ilegal e guerra à sua porta na Ucrânia.
“Teremos um governo do Reino Unido que desejará mudar o relacionamento [com a UE], mas, se isso terá sucesso, é outra questão”, disse o especialista em pesquisas do Reino Unido, John Curtice, à CNBC.
*(Com informações da rede de TV CNBC)
Cartão de débito internacional em dólar e euro: confira os detalhes da Conta Global integrada ao Superapp do Itaú Personnalité
A ideia é que o cliente tenha a opção disponível em 180 países, 24 horas por dia, sete dias por semana, no mesmo aplicativo em que já concentra sua vida financeira
João Fonseca x Carlos Alcaraz: veja onde assistir à partida de tênis e horário
João Fonseca x Carlos Alcaraz agita o Miami Invitational em duelo que marca a pré-temporada do brasileiro, após um ano de ascensão no circuito
Nvidia, Trump e China: o “sim” que fez a ação da gigante de chips de IA subir forte em Nova York
Os semicondutores, que são componentes essenciais em quase todas as categorias de eletrônicos, estão no centro da corrida de IA entre os Estados Unidos e a China
O polo de IA mais poderoso do mundo: por que Ray Dalio diz que Oriente Médio é o Vale do Silício dos capitalistas
O megainvestidor também fala o que pensa sobre a possibilidade de a bolha da inteligência artificial estourar, e conta o que o investidor deve fazer agora
Mega da Virada é pouco? Loteria espanhola El Gordo distribui prêmio equivalente a R$ 17,6 bilhões no Natal
Criado em 1812, o concurso espanhol é tratado como patrimônio cultural, e milhões de pessoas adquirem bilhetes na expectativa de garantir uma fatia do montante total, que movimenta algo próximo de 2,7 bilhões de euros em prêmios
Perdeu sua mala? Justiça de SP dá prazo para retirada de 17 mil objetos perdidos no aeroporto de Guarulhos; veja itens inusitados
Os objetos — que incluem bolsas, malas, mochilas, relógios, roupas e aparelhos eletrônicos — estão armazenados no galpão do Fundo Social do Município
Ataque russo com drones e mísseis atinge setores de energia nuclear e de transporte da Ucrânia, diz Kiev
Não houve nenhum avanço nas conversações intermediadas pelos Estados Unidos nesta semana com o objetivo de encerrar o conflito.
Como um surto de varíola animal ameaça a produção (e o preço) de queijos feitos com leite de cabra e ovelha
A varíola animal já levou ao abate de milhares de cabras e ovelhas na Grécia, reduzindo a oferta de leite, pressionando o preço do queijo feta e levantando críticas à resposta do governo
Bolsões de risco nos EUA: a expansão das finanças estruturadas esconde um perigo — e a Fitch diz onde ele está
As finanças estruturadas fazem parte dos mercados de capitais que securitiza os setores imobiliários, entre outras atividades
Copa do Mundo 2026: onde assistir ao sorteio dos grupos e como funciona o regulamento
O sorteio da Copa do Mundo 2026 vai revelar os adversários da seleção brasileira e seguir regras específicas definidas pela Fifa para a formação dos grupos
Cidadania irlandesa: o que brasileiros precisam saber antes de iniciar o processo
Com acesso à União Europeia e ao Reino Unido, o passaporte irlandês ganhou importância no pós-Brexit; mas obter a cidadania exige documentação rigorosa, residência contínua e atenção a detalhes
Como ganhar na loteria: a poucas semanas da Mega da Virada, série da Netflix traz a história real de uma fraude
Série mexicana recém-lançada traz uma história real de fraude, ganância e desespero em uma das loterias mais cobiçadas do país
Vazamento de GTA 6: os 19 segundos que viraram uma dor de cabeça para a Rockstar
Animações inacabadas viram munição em meio a demissões, críticas e instabilidade nos bastidores de GTA 6
Quanto custa o imponente anel de noivado de Miley Cyrus? O valor surpreende
A peça assinada por Jacquie Aiche combina exclusividade, tendência e um diamante de impressionar
Sucessão na presidência do Fed: Kevin Hassett afirma que ficaria “feliz em servir” na posição se Trump o escolher
O assessor econômico da Casa Branca fez a declaração neste domingo no programa “Fox and Friends”; a possibilidade de sua indicação já provocou reação nos mercados, que registraram alta nos EUA
Delegação ucraniana vai aos EUA para negociações de paz; horas antes Kiev recebe ataques russos
Enquanto a Ucrânia enfrenta bombardeios e apagões em Kiev, a delegação ucraniana busca avançar nas negociações com Washington para tentar encerrar a guerra com a Rússia
Miss Universo: Como funciona o negócio milionário que já foi de Trump — e agora causa revolta entre as misses
Entenda a engrenagem por trás do Miss Universo, concurso de beleza mais famoso do mundo que vem dando o que falar
Roubado por nazistas e quase destruído em um incêndio: a incrível história por trás do quadro de mais de R$ 1 bilhão
Tela de pintor austríaco Gustav Klimt se consagra como a segunda obra de arte mais cara já vendida em leilão; conheça a história por trás da tela
Montanhas e ruínas incas: o palco de Palmeiras x Flamengo na final da Copa Libertadores 2025
Entre montanhas e ruínas incas, o Monumental U recebe Palmeiras x Flamengo na Final da Copa Libertadores 2025, em um dos cenários mais impressionantes da América do Sul
Israel diz ter matado líder militar do Hezbollah em ataque a Beirute, no Líbano
Este foi o primeiro ataque israelense ao território do Líbano desde junho; Hezbollah fala em “escalada de ataques”