🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

WHO´S BAD?

O moonwalk de Powell: o próximo passo do Fed após a decisão de segurar os juros agora e que fez as bolsas acelerarem os ganhos

Como esperado, o banco central dos EUA manteve a taxa referencial inalterada na faixa entre 5,25% e 5,50% ano; saiba o que vem por aí na política monetária norte-americana e que mexe diretamente com o seu bolso

Carolina Gama
20 de março de 2024
15:06 - atualizado às 16:21
Montagem da capa de disco Bad, de Michael Jackson, com ele vestido todo de couro preto com a cabeça do presidente do BC dos EUA no lugar. O fundo da foto é branco e ao lado está escrito "Bad" em vermelho
Montagem da capa do disco clássico de Michael Jackson, Bad, com o rosto do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell - Imagem: Montagem Andrei Morais/Federal Reserve/Michael Jackson

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, dançou o moonwalk nesta quarta-feira (20) para todo o mercado: manteve os juros inalterados — o que, para muitos, é um passo para trás na política monetária norte-americana — enquanto parece caminhar para frente com o otimismo sobre a inflação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E, de fato, tudo o que os investidores esperam é que o banco central norte-americano tenha feito a dança popularizada por Michael Jackson: criado a ilusão de estar sendo puxado para trás e que o corte de juros virá em junho.  

Até porque no encontro de hoje, os passos do comitê de política monetária (Fomc, na sigla em inglês) já estavam coreografados: 99% dos investidores esperavam a manutenção dos juros na faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano, como, de fato, aconteceu.

A reação do mercado assim que a decisão saiu foi positiva — o comitê de política monetária (Fomc, na sigla em inglês) manteve a projeção de três cortes de juros este ano. A expectativa da maioria dos investidores é que essa previsão poderia cair para duas reduções em 2024.

Em Wall Street, o Dow Jones, o S&P 500 e o Nasdaq aceleraram levemente o ritmo de de ganhos. Por aqui, o Ibovespa também subiu, já o dólar bateu na mínima do dia. Acompanhe nossa cobertura ao vivo dos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • O Copom vai “acabar” com a renda fixa? Analista responde como ficam as perspectivas para essa classe de ativos na edição especial do Giro do Mercado, no dia 21 de março, às 12h. Inscreva-se AQUI para a transmissão gratuita.

Os recados de Billie Jean 

“People always told me: be careful of what you do… and don't go around breaking young girl's hearts… My mother always told me: be careful of who you love… And be careful of what you do, 'cause the lie becomes the truth…”

Leia Também

O moonwalk ficou conhecido mundialmente quando Michael Jackson fez os passos durante apresentação de Billie Jean, em 1983. O trecho da música fala dos conselhos que o cantor recebeu e dos cuidados que ele deveria tomar "porque uma mentira pode se tornar verdade".

O mesmo fez Powell nas diversas vezes que veio a público indicar que o Fed não tinha a confiança de que a inflação estaria realmente caminhando para a meta de 2%. Mas, no fim de 2023 com dados positivos sobre a inflação nas mãos, o mercado dobrava a aposta de que os juros seriam cortados na reunião de hoje, o que não aconteceu. 

No comunicado com a decisão de hoje, o Fed mandou mais um recado, ainda que tenha mantido os três cortes de juros neste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O Comitê não espera que seja apropriado reduzir o intervalo dos juros até que tenha ganhado maior confiança de que a inflação está a evoluir de forma sustentável para 2%", diz o comunicado.

A próxima reunião do Fomc está marcada para 30 de abril e 1 de maio e, pelo menos dessa vez, apenas 8% acreditam no início do ciclo de corte de juros neste encontro, de acordo com dados compilados pelo CME Group. 

O grosso das apostas continua se concentrando na reunião de 11 e 12 de junho — com as chances passando de 65% antes da reunião de hoje para 73,2% — e de 30 e 31 de julho, com a probabilidade passando de 80% para 86,6%, segundo a ferramenta FedWatch do CME.

As previsões sobre os juros: who´s bad?

A reunião de política monetária de março não trouxe o primeiro corte de juros do ciclo, mas trouxe as projeções econômicas dos membros do Fomc, atualizadas a cada três meses

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O famoso dot plot, ou gráfico de pontos mostra que os membros do Fed ainda projetam três cortes nos juros em 2024, apesar de uma melhoria das perspectivas para o crescimento econômico dos EUA.

As previsões do Fomc indicam juros médios de 4,6% em 2024. Com a atual taxa na faixa de 5,25% a 5,50%, o gráfico de pontos implica três cortes de 0,25 pontos percentuais (pp). A projeção anterior de dezembro também mostrava três cortes nas taxas em 2024.

No entanto, o crescimento projetado para o PIB dos EUA em 2024 saiu de 1,4% em dezembro para 2,1% nas estimativas de agora. As previsões deste ano para a inflação foram mantidas, mas o núcleo — que exclui alimentos e energia — subiu de 2,4% para 2,6%.

Essas previsões dão uma ideia do ritmo em que o Fed vai dançar nos próximos meses. Confira os números:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Juros

  • 2024: mantido em 4,6%
  • 2025: 3,9% de 3,6% previstos em dezembro
  • 2026: 3,1% de 2,9% previstos em dezembro
  • Longo prazo: 2,6% de 2,5% previstos em dezembro

PIB dos EUA

  • 2024: 2,1% de 1,4% previstos em dezembro
  • 2025: 2,0% de 1,8% previstos em dezembro
  • 2026: 2,0% de 1,9% previstos em dezembro
  • Longo prazo: mantido em 1,8%

Inflação medida pelo PCE

  • 2024: mantida em 2,4%
  • 2025: 2,2% de 2,1% previstos em dezembro
  • 2026: mantida em 2,0%
  • Longo prazo: mantida em 2,0%

Taxa de desemprego

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • 2024: 4,0% de 4,1% previstos em dezembro
  • 2025: mantida em 4,1%
  • 2026: 4,0% de 4,1% previstos em dezembro
  • Longo prazo: mantida em 4,1%

O moonwalk de Powell com os juros

Powell bem que poderia, mas não entrou na coletiva após a decisão que manteve os juros inalterados fazendo o moonwalk — pelo menos não fisicamente. 

Nas palavras, no entanto, o presidente do Fed fez todas as variações que o passo permite: deslizou para frente, para o lado e até mesmo em círculos. 

Powell começou a coletiva reconhecendo os avanços da economia e do quadro geral da inflação, mas voltou evitou cravar o momento do corte de juros, afirmando que precisa ver mais dos dados e que as decisões serão tomadas reunião por reunião.

"A inflação fez progressos notáveis, está desacelerando, mas segue muito elevada. O caminho adiante ainda é incerto. O progresso da inflação não é garantido", disse Powell.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O mercado de trabalho segue aquecido, mas caminha para um equilíbrio maior. O crescimento nominal dos salários tem desacelerado", afirmou ele, acrescentando que "se o quadro seguir como o previsto, será adequado relaxar a política monetária em algum momento este ano".

Questionado sobre se em maio, quando acontece a próxima reunião, o Fed teria a confiança necessária para começar a cortar os juros, Powell se limitou a dizer que "não tomamos qualquer decisão hoje sobre reuniões futuras". "Não falamos hoje sobre cortar juros em algum mês específico", afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
IAPOCALIPSE

‘Fim do mundo’ por IA já assusta os donos de big techs? Mark Zuckerberg, Elon Musk e Jeff Bezos se dividem entre bunkers e planos interplanetários

11 de novembro de 2025 - 8:29

Preparação para o “apocalipse” inclui bunkers luxuosos, ilhas privadas e mudança para Marte – e a “vilã” pode ser a própria criação dos donos das big techs

QUEM VAI FICAR COM ELA?

O adeus do oráculo: Warren Buffett revela em carta de despedida o destino final de sua fortuna bilionária

10 de novembro de 2025 - 16:40

Essa, no entanto, não é a última carta do megainvestidor de 95 anos — ele continuará se comunicando com o mercado por meio de uma mensagem anual de Ação de Graças

CHURRASCO ESTÁ CARO

Trump diz que irá investigar se empresas elevaram preço da carne bovina no país – JBS (JBSS32) e MBRF (MBRF3) estão entre os alvos

10 de novembro de 2025 - 15:26

Casa Branca diz que JBS, Cargill, Tyson Foods e National Beef, controlada pela MBRF, são alvos da investigação. São as quatro maiores empresas frigoríficas do país

A VIRADA DE JARED

Este bilionário largou a escola com 15 anos, começou a empreender aos 16 e está prestes a liderar a Nasa

10 de novembro de 2025 - 14:45

Aliado de Elon Musk e no radar de Donald Trump, Jared Isaacman é empresário e foi o primeiro civil a realizar uma caminhada espacial

NO BOLSO DOS GRINGOS

Trump quer dar um presentinho de R$ 10,6 mil aos norte-americanos — e isso tem tudo a ver com o tarifaço

10 de novembro de 2025 - 9:10

O presidente norte-americano também aproveitou para criticar as pessoas que se opõem ao tarifação, chamando-as de “tolas”

ACHADO MILIONÁRIO

Ele foi cavar uma piscina e encontrou um tesouro no próprio jardim — e vai poder ficar com tudo

6 de novembro de 2025 - 18:05

Morador encontrou barras e moedas de ouro avaliadas em R$ 4,3 milhões enquanto construía uma piscina

FALHA DE SEGURANÇA

O que o assalto ao Museu do Louvre pode te ensinar sobre como (não) criar uma senha — e 5 dicas para proteger sua vida digital

5 de novembro de 2025 - 11:38

Auditorias revelaram o uso de senhas “fáceis” nos sistemas de segurança de um dos museus mais importantes do mundo

JÁ É RECORDE

Outra façanha de Trump: a maior paralisação da história dos EUA. Quais ações perdem e quais ganham com o shutdown?

5 de novembro de 2025 - 7:01

Além da bolsa, analistas ouvidos pelo Seu Dinheiro explicam os efeitos da paralisação do governo norte-americano no câmbio

MODELO DO CRESCIMENTO CHINÊS

Como uma vila de pescadores chegou a 18 milhões de habitantes em menos de 50 anos

2 de novembro de 2025 - 11:58

A sexta maior cidade da China é usada pelo país como exemplo de sua política de desenvolvimento econômico adotada no final da década de 1970

PRECISA FICAR DE OLHO

Crianças estão terceirizando pensamento crítico para IAs — e especialistas dão dicas para impedir que isso ocorra

1 de novembro de 2025 - 15:44

Chatbots como Gemini e ChatGPT podem ter efeitos problemáticos para os jovens; especialistas falam como protegê-los diante da popularização dos serviços de IA

OMCIA?

Quem vai controlar a inteligência artificial? A proposta de Xi Jinping para uma governança global sobre as IAs

1 de novembro de 2025 - 12:12

Xi Jinping quer posicionar a China como alternativa aos Estados Unidos na cooperação comercial e na regulamentação da inteligência artificial

BOTANDO A MOTOSSERA PARA TRABALHAR

Trabalhe enquanto eles dormem? Milei quer permitir jornada de trabalho de 12 horas na Argentina, após ‘virar o jogo’ nas eleições

31 de outubro de 2025 - 18:40

Regras sobre férias, horas extras, acordos salariais e até acordos trabalhistas também devem mudar, caso a proposta avance nas Casas Legislativas

A COROA CAIU

O cúmulo da incompetência? Ele nasceu príncipe e perdeu tudo que ganhou de mão beijada — até a majestade

31 de outubro de 2025 - 15:17

O príncipe Andrew perde seu título e residência oficial, enquanto novos detalhes sobre suas ligações com Epstein continuam a afetar a imagem da família real britânica

LA MANO DE DIOS?

Argentina lança moeda comemorativa de gol de Maradona na Copa de 1986 — e os ingleses não vão gostar nada disso

29 de outubro de 2025 - 18:47

Em meio à histórica rivalidade com a Inglaterra, o Banco Central da Argentina lança uma moeda comemorativa que celebra Diego Maradona na Copa de 1986

DECISÃO DO FED

Juros voltam a cair nos EUA à sombra da falta de dados; ganho nas bolsas dura pouco com declarações de Powell

29 de outubro de 2025 - 15:13

Enquanto o banco central norte-americano é iluminado pelo arrefecimento das tensões comerciais entre EUA e China, a escuridão provocada pelo shutdown deixa a autoridade monetária com poucas ferramentas para enxergar o caminho que a maior economia do mundo vai percorrer daqui para frente

6 VITÓRIAS COSECUTIVAS

João Fonseca no Masters 1000 de Paris: onde assistir e horário

29 de outubro de 2025 - 14:39

João Fonseca entra em quadra nesta quarta-feira (29) pela segunda rodada do Masters 1000 de Paris, na França

LUXO NAS ALTURAS

Cachoeira, cinema 24h e jacuzzi com vista: o melhor aeroporto do mundo vai muito além do embarque e do desembarque

29 de outubro de 2025 - 12:03

Da cachoeira mais alta do mundo a suítes com caviar e fragrâncias Bvlgari, o luxo aéreo vive um novo auge nos aeroportos da Ásia

NÃO É PELA QUÍMICA

Por que a emissão de vistos de turismo e negócios para brasileiros continua mesmo com o ‘shutdown’ nos EUA

29 de outubro de 2025 - 11:01

A Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil informam que os vistos de turismo e negócios seguem em processamento

VERSALHES OU LAS VEGAS?

A nova Casa Branca de Trump: uma reforma orçada em US$ 300 milhões divide os EUA

27 de outubro de 2025 - 16:32

Reforma bilionária da Casa Branca, liderada por Trump, mistura luxo, política e polêmica — projeto sem revisão pública independente levantou debate sobre memória histórica e conflito de interesses

MOTOSSERRA LIGADA

Mercado festeja vitória expressiva de Milei nas eleições: bolsa dispara e dólar despenca; saiba o que esperar da economia argentina agora

27 de outubro de 2025 - 12:19

Os eleitores votaram para que candidatos ocupem 127 posições na Câmara dos Deputados e 24 assentos no Senado, renovando o Congresso da Argentina, onde Milei não tinha maioria

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar