🔴 TOUROS E URSOS: LULA 3 FAZ 3 ANOS, OS DADOS ECONÔMICOS E A POPULARIDADE DO GOVERNO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

VOTOS, PROTESTOS e GUERRA

Eleição de fachada? Como Putin deu uma banana para o Ocidente, reforçou o poder na Rússia com mão de ferro e vai ficar mais 6 anos no Kremlin

O presidente russo, que subiu ao poder em 1999, deverá se tornar o líder mais antigo do país em mais de 200 anos

Carolina Gama
17 de março de 2024
13:59 - atualizado às 16:49
Presidente russo, Vladimir Putin, com a mão na boca simulando envio de um beijo | Rússia, Biden, Guerra
O presidente da Rússia, Vladimir Putin após reunião do BRICS - Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Uma eleição que não contou com alternativas reais a Vladimir Putin — o presidente enfrentou três rivais simbólicos de partidos amigos do Kremlin que se abstiveram de qualquer crítica ao governo. É assim que o russo, que já está no comando do país há 24 anos, garantiu mais seis anos no poder

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que Alexei Navalny, o mais feroz inimigo político do presidente russo, morreu em uma prisão no Ártico no mês passado, e outros críticos ao regime estão ou na prisão ou no exílio.

Ainda assim, Putin quis ter certeza de que nada daria errado. As eleições na Rússia, que começaram na sexta-feira (15) e acabaram neste domingo (17), aconteceram em um ambiente rigidamente controlado, onde não são permitidas críticas públicas ao chefe do Kremlin ou à guerra na Ucrânia

A votação ocorreu em assembleias de voto nos 11 fusos horários da Rússia, em regiões ilegalmente anexadas da Ucrânia e também online. 

Putin, que subiu ao poder em 1999, agora é o líder mais antigo da Rússia em mais de 200 anos. Contagens preliminares indicam que o presidente russo se reelegeu com 87,9% dos votos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.

O fim dos que ousam desafiar Putin

Apesar do ambiente controlado, a vitória de Putin nas urnas não foi pacífica: milhares de opositores organizaram um protesto simbólico nas assembleias de voto.

Leia Também

A imprensa relatou vários casos de vandalismo nessas assembleias, e uma mulher chegou a ser presa em São Petersburgo depois de lançar uma bomba incendiária na entrada de uma seção eleitoral. 

Várias outras pessoas foram detidas em toda Rússia por jogar antisséptico verde ou tinta nas urnas.

Dmitry Medvedev, vice-chefe do Conselho de Segurança russo presidido por Putin, pediu o endurecimento da punição para aqueles que vandalizam as assembleias de voto. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Medvedev, essas pessoas deveriam enfrentar acusações de traição por tentarem inviabilizar a votação em meio aos combates na Ucrânia.

Putin se vangloria, mas a guerra cobra seu preço

Embora a reeleição de Putin não estivesse em dúvida, dado o controle sobre a Rússia e a ausência de quaisquer adversários reais, o antigo espião do KGB quis mostrar que tem o apoio esmagador dos russos.

A eleição ocorreu pouco mais de dois anos desde que Putin desencadeou o conflito europeu mais mortal desde a Segunda Guerra Mundial, ao ordenar a invasão da Ucrânia — que ele chama de “operação militar especial”.

Putin se vangloriou dos sucessos no campo de batalha antes da votação, mas a guerra não deu tréguas para o chefe do Kremlin nem nos três dias de eleição: a Ucrânia atacou repetidamente refinarias de petróleo na Rússia, bombardeou regiões russas e tentou perfurar as fronteiras russas — um movimento que Putin disse que não ficaria impune.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério da Defesa russo informou ter derrubado 35 drones ucranianos durante a noite, incluindo quatro perto da capital russa. O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, disse que não houve vítimas ou danos.

“Um filho da puta maluco”?

A eleição da Rússia ocorreu em uma encruzilhada para a guerra na Ucrânia e para o Ocidente em geral — com o presidente norte-americano, Joe Biden, classificando o conflito como uma luta do século 21 entre democracias e autocracias.

O apoio à Ucrânia está emaranhado na política interna dos EUA antes das eleições presidenciais de novembro, que colocam Biden contra o seu antecessor, Donald Trump. O Partido Republicano de Trump no Congresso bloqueou a ajuda militar a Kiev.

O Ocidente classifica Putin como um autocrata e um assassino. No mês passado, Biden chegou a chamar o presidente russo de “filho da puta maluco”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Tribunal Penal Internacional de Haia acusou Putin do alegado crime de guerra de rapto de crianças ucranianas, o que o Kremlin nega.

Putin, por sua vez, classifica a guerra como parte de uma batalha secular com um Ocidente em declínio e decadente que, segundo ele, humilhou a Rússia após a Guerra Fria ao invadir a esfera de influência de Moscou. 

*Com informações da AP e da Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
A BOLA DA VEZ

De olho na Venezuela, a grande aposta de Michael Burry agora é na ação de uma refinaria

6 de janeiro de 2026 - 17:29

O petróleo venezuelano está entre os mais pesados e com maior teor de enxofre do mundo, e apenas um número limitado de refinarias está equipado para processá-lo com eficiência

MUITA CALMA NESSA HORA

Chevron, Exxon e ConocoPhillips estão nas alturas após captura de Maduro, mas analistas recomendam cautela com as ações 

5 de janeiro de 2026 - 19:34

De acordo com especialistas, o momento não é de euforia e sim de pé no chão com a disparada dos papéis dessas companhias — e tudo por causa do petróleo

SINAL AMARELO

“Início de uma bolha”: Ray Dalio alerta que boom da IA em Wall Street pode esconder riscos iminentes

5 de janeiro de 2026 - 18:40

Índices dos EUA viveram três anos de altas impulsionadas pela inteligência artificial, mas sinais de instabilidade e tensões geopolíticas aumentam o risco de uma correção brusca

OURO NEGRO

Única petroleira americana na Venezuela está no país há mais de 100 anos e se prepara para os efeitos da queda de Maduro

5 de janeiro de 2026 - 13:54

Única petroleira americana atua no país há mais de um século e pode sair na frente com a abertura do setor após a queda de Nicolás Maduro

PAIS DEFENDE DIÁLOGO

“Violação clara do direito internacional”: China quer que os EUA libertem Maduro imediatamente

4 de janeiro de 2026 - 14:45

Governo chinês afirma que a ação dos EUA fere normas internacionais e pede que a crise seja resolvida por meio do diálogo

FIGURA IMPORTANTE DO CHAVISMO

Quem preside a Venezuela agora? Conheça Delcy Rodríguez, sucessora interina de Maduro; Trump cogita negociação

4 de janeiro de 2026 - 10:49

Rodríguez assume em meio à crise política e militar, enquanto Washington sinaliza negociação e Caracas reage

“AMBIENTE DESUMANO”

“Inferno na Terra”: prisão em que Maduro ficará já recebeu El Chapo, P.Diddy e ex-parceira de Epstein

4 de janeiro de 2026 - 9:51

Detido pelos Estados Unidos, o presidente venezuelano aguarda a tramitação das acusações em uma prisão federal de Nova York conhecida por abrigar réus de alta notoriedade e por suas duras condições internas

DEPOIS DA OPERAÇÃO QUE DEPÔS MADURO

“Precedente perigoso”: Conselho de Segurança da ONU se reúne na segunda (5) para tratar do ataque à Venezuela

4 de janeiro de 2026 - 8:53

Reunião foi convocada após ação militar dos EUA que resultou na prisão de Nicolás Maduro; secretário-geral da ONU alerta para “precedente perigoso”

'MAKE VENEZUELA GREAT AGAIN'

Trump divulga imagem de Maduro e diz que EUA vão governar Venezuela; confira os detalhes do pronunciamento

3 de janeiro de 2026 - 14:41

O presidente norte-americano revelou que a operação usou forças aéreas, terrestres e navais. Maduro e a esposa, Cilia Flores, estão sendo levados para Nova York

PAZ EM RISCO

Venezuela confirma ataque dos EUA e exige prova de vida de Maduro; veja as reações na América Latina

3 de janeiro de 2026 - 10:04

Líderes de diversos países da América Latina condenaram os ataques dos Estados Unidos nesta manhã, com exceção apenas do presidente da Argentina

É HOJE

Onde assistir à São Silvestre: a corrida centenária que para a Avenida Paulista

31 de dezembro de 2025 - 5:39

Edição de 100 anos acontece em 31 de dezembro; confira os horários das largadas e onde ver a transmissão ao vivo

TUDO ISSO? 

Quanto vale vencer a São Silvestre? Prêmio de 2025 é recorde 

29 de dezembro de 2025 - 16:55

A edição centenária da São Silvestre entra para a história ao pagar R$ 296 mil em prêmios

ALTA TENSÃO

Sem cessar-fogo temporário: a conversa de Putin e Trump sobre um acordo de paz com a Ucrânia, segundo o Kremlin

28 de dezembro de 2025 - 16:17

Após o telefonema entre os líderes políticos, o Kremlin informou que ambos os presidentes não apoiam a pressão de europeus; entenda

RETA FINAL DO CONFLITO?

Fim da guerra na Ucrânia? Por que Zelensky e Trump vão ligar para líderes europeus agora

28 de dezembro de 2025 - 14:06

O contato busca destravar negociações de paz enquanto impasse territorial segue no centro das discussões

VALE TUDO

Da soberania na IA até a proibição da camisinha: o que a China está preparando para 2026 

27 de dezembro de 2025 - 16:44

Bússola para a segunda maior economia do mundo, o plano quinquenal 2026-2030 mostra até onde Xi Jinping pode ir na busca pela supremacia chinesa

ORÁCULO DE OMAHA

Comprar a Berkshire Hathaway foi o maior erro de Warren Buffett; entenda o motivo

26 de dezembro de 2025 - 18:45

Mesmo após transformar a empresa em um conglomerado trilionário, o investidor diz que a compra inicial foi um erro estratégico

VAI TER DINHEIRO PARA TODO MUNDO?

O bilionário que tem mais de 100 filhos em 12 países diferentes — e que promete dividir sua herança com todos eles

26 de dezembro de 2025 - 14:18

Fundador do Telegram, Pavel Durov afirma ser pai de mais de 100 crianças em ao menos 12 países e diz que qualquer filho que comprove vínculo genético terá direito à herança

WALL STREET

Bolsas de NY fecham em alta na véspera de Natal; S&P 500 e Dow Jones renovam recordes

24 de dezembro de 2025 - 16:21

Um dos destaques foi a Nike, que avançou quase 5% depois que o CEO da Apple, Tim Cook, comprou 50 mil ações da fabricante de calçados

TRABALHO NOS EUA

Após taxa de US$ 100 mil, EUA mudam regras para obtenção de visto H-1B; entenda como vai funcionar

23 de dezembro de 2025 - 17:20

A medida reforça uma política de resistência progressiva da Casa Branca à imigração, e coloca no centro do controle do governo os trabalhadores especializados

TUDO O QUE RELUZ

Ouro em US$ 6 mil é possível: saiba até aonde o metal precioso pode chegar com os novos recordes e o que fazer agora 

23 de dezembro de 2025 - 15:05

O ouro voltou a renovar máximas nesta terça-feira (23), pelo segundo dia consecutivo, e foi seguido de perto pela prata, que superou os US$ 70 por onça

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar