O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Quem se mudou do Brasil no ano passado tem até 29 de fevereiro para enviar documento que avisa a Receita Federal que contribuinte não é mais residente fiscal no país

Quem se mudou ou pretende se mudar para o exterior normalmente já ouviu falar da declaração de saída definitiva do país, que deve ser entregue à Receita Federal como a última declaração de imposto de renda do ex-residente. Mas muita gente não sabe ou se esquece de um passo anterior a este: a entrega da Comunicação de Saída Definitiva.
O documento nada mais é que um aviso, à Receita Federal, de que o contribuinte não é mais residente fiscal no Brasil.
Ele deve ser entregue até o último dia útil de fevereiro do ano subsequente ao da mudança do contribuinte para o exterior (quando ele já sai do país com a intenção de que a mudança seja permanente) ou da passagem da sua condição para a de não residente (quando ele sai do país temporariamente, mas acaba ficando mais de 12 meses seguidos no exterior).
Ou seja, quem se mudou do país em 2023 tem até 29 de fevereiro, quinta-feira da semana que vem, para entregar a sua Comunicação de Saída Definitiva.
O comunicado é recomendado mesmo para quem nunca declarou imposto de renda antes. Assim, no futuro, caso passe a receber no exterior uma renda que o enquadraria nas regras de obrigatoriedade para declarar IR no Brasil, o contribuinte não será tributado duas vezes, aqui e no seu país de residência.
Ao não entregar o documento, o contribuinte fica sujeito à bitributação, pois para a Receita Federal brasileira, continua tendo obrigações fiscais no Brasil.
Leia Também
Para emitir a Comunicação de Saída Definitiva do país, acesse o site da Receita Federal e insira os dados solicitados – CPF, número do recibo da última declaração entregue, número do título de eleitor, data de nascimento, informações sobre dependentes e data de saída do Brasil.
Quem mantiver um procurador para cuidar de seus negócios no Brasil também deve fornecer os dados correspondentes.
VEJA LIMITES
RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS
INCENTIVO PARA ESTUDANTES
IR 2026
DESAFOGO BEM-VINDO
RAIO-X DO INVESTIDOR
RAIO-X DO INVESTIDOR
IRPF 2026
RECOMENDAÇÕES
IR 2026
DINHEIRO DE VOLTA
PLDO
RAIO-X DO INVESTIDOR
RENDA FIXA
RENDA FIXA
MEI E AUTÔNOMOS
FALHA NA RESTITUIÇÃO
IR 2026
CONTAS A PAGAR
DIFÍCIL COMPETIR