Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
RELÓGIO ADIANTADO

Horário de verão pode voltar como ‘arma’ contra crise energética: uma ‘boa alternativa’, diz Alckmin

A afirmação veio do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e foi endossada pelo vice-presidente da República na manhã de hoje (11)

Horário de verão
Brasil (ou boa parte dele) pode voltar a adiantar seus relógios em uma hora - Imagem: iStock.com/Alisher Isagaliev/Marcos Kulenkampff (Montagem Seu Dinheiro)

O governo federal avalia um possível retorno do horário de verão aos finais de ano brasileiros. Foi o que disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na manhã de hoje (11), em conversa com jornalistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Estamos em uma fase de avaliação da necessidade ou não do horário de verão. Além da questão energética, há outros efeitos que precisam ser avaliados, como o impacto na economia", disse o ministro.

Ainda de acordo com ele, uma das principais justificativas para o retorno do horário especial seria o aumento da confiabilidade do sistema elétrico nacional.

Informação é endossada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin

Em coletiva de imprensa também na manhã de hoje, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, endossou a fala de Alexandre Silveira. Segundo ele, não faltará energia, mesmo com o período de seca que o país enfrenta:

"Eu acho que o ministro de Minas e Energia falou uma coisa importante. Não vai faltar energia. Mas nós precisamos todos ajudar. O horário de verão pode ser uma boa alternativa para poupar energia".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brasil não tem horário de verão desde 2019

O horário de verão brasileiro foi extinto em abril de 2019, pelo governo de Jair Bolsonaro.

Leia Também

ALIANÇA DE PESO

Itaú Asset fecha parceria com Vanguard, gigante dos ETFs, e mexe no SPXI11; veja o que muda para o investidor

ABECIP SUMMIT 2026

Fim da isenção das LCIs acende alerta nos bancos: taxação pode deixar o sonho da casa própria ainda mais caro

A medida foi implementada no Brasil pela primeira vez em 1931, mas somente de 1985 a 2018 é que vigorou anualmente e de forma consecutiva. 

O tempo de duração e os estados aderentes ao horário de verão eram variáveis, conforme necessidade e decretos da Presidência da República.

A justificativa para adiantar os relógios em uma hora era a necessidade de reduzir o consumo de energia elétrica, especialmente em um país que já passou por alguns “apagões”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lógica é que a diminuição do consumo, especialmente no horário de pico, reduz a pressão sobre o sistema e leva a um menor uso de fontes mais caras.

Em 2019, o Ministério de Minas e Energia do governo Bolsonaro revogou a medida afirmando que, mesmo que o melhor aproveitamento da iluminação natural levasse a menor consumo de energia, o comportamento dos brasileiros havia mudado. 

Principalmente com o maior uso de aparelhos de ar-condicionado em meio a mudanças climáticas, o que aparentemente anula a tese de redução da demanda.

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
el niño calor extremo temperatura 18 de agosto de 2026 - 16:09
Bets - cláusula da desgraça 18 de agosto de 2026 - 12:15
Loterias batem na trave. 18 de agosto de 2026 - 6:55
Beneficiários com NIS final 7 recebem parcelas do Bolsa Família e parte também terá direito ao auxílio-gás 18 de agosto de 2026 - 5:06
apple iphone ataque alerta notificação (1) 17 de agosto de 2026 - 17:38
Gabriel Galípolo está sendo em uma mesa, falando em um microfone. Ele está com as mãos levantadas. Usa terno azul marinho e camisa branca. 17 de agosto de 2026 - 15:48
new fit suplemento alimentar anvisa 17 de agosto de 2026 - 13:00
Logo da Casas Bahia (BHIA3) e gráfico de ações em queda 17 de agosto de 2026 - 7:28
energia aneel open energy 17 de agosto de 2026 - 6:31
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar