🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

ERROS POSSÍVEIS

Campos Neto errou? Presidente do BC responde sobre condução da taxa de juros após relatório de inflação

Comentários de Campos Neto foram feitos durante entrevista coletiva para falar do Relatório Trimestral de Inflação

campos neto ibovespa bolsa selic ações
Imagem: Montagem: Giovanna Figueredo

O recente início de um ciclo de alta de juros com a taxa Selic em níveis já bastante restritivos tem alimentado questionamentos sobre se Roberto Campos Neto e os demais diretores do Banco Central (BC) teriam ido longe demais nos cortes promovidos durante o ciclo monetário anterior, de alívio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre agosto do ano passado e o meio de 2024, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC cortou a Selic de 13,75% para 10,50% ao ano. O nível foi mantido até a quarta-feira da semana passada, quando o Copom subiu os juros pela primeira vez em dois anos, para 10,75% ao ano.

Feito o corte, bastou um resultado de IPCA-15 aquém das expectativas para reforçar os argumentos de quem considerava que o Copom simplesmente deveria ter mantido a Selic tal qual estava desde maio.

Hoje, durante a entrevista coletiva concedida após a apresentação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI), Campos Neto acabou questionado sobre possíveis erros cometidos durante a condução da política monetária no passado recente.

O presidente do Banco Central respondeu de maneira hipotética, mas falou sobre os dois tipos de erros que podem ser começados por uma autoridade monetária ao se iniciar um ciclo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O primeiro tipo de erro é não fazer o suficiente e voltar a ter que fazer naquele ciclo”, disse Campos Neto.

Leia Também

TOUROS E URSOS #288

Isenção de LCIs e LCAs é ‘uma balela’, diz Felipe Salto, que defende a revisão do benefício no ajuste fiscal previsto para 2027

ANOTE NA AGENDA

Ata do Copom e diplomacia entre EUA e China comandam as atenções do mercado na semana — mas não é só isso

“O outro erro é você fazer um pouquinho a mais e depois ter que fazer um ajuste com menor custo”, declarou.

Para Campos Neto, porém, o estágio de desenvolvimento econômico do país importa.

De acordo com ele, quando um país emergente interrompe um ciclo monetário para retomá-lo depois, o custo costuma ser muito elevado em termos de credibilidade.

“É muito raro você ver um país emergente pausar e recomeçar um ciclo na mesma direção”, disse Campos Neto. “No mundo desenvolvido isso já não é tão verdade.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De qualquer modo, Campos Neto não considera que o BC esteja corrigindo erros do passado.

“Em algum momento a gente pode estar corrigindo alguma coisa que fez no passado, mas não considera que é um erro”, disse ele.

“A gente considera que, naquele momento, com as informações que a gente tinha naquele instante, com a visibilidade que a gente tinha, era o curso a ser seguido.”

Ainda nas palavras de Campos Neto, o BC busca ser o mais transparente possível e age com o objetivo de fazer a inflação convergir para a meta com o menor custo possível para a sociedade.

Próximos passos

Em relação à reunião de novembro, sua última à frente do BC, Campos Neto repetiu que o Copom está dependente de dados para calibrar o ciclo de aumento da taxa Selic e que não vai fornecer um guidance sobre os próximos passos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As opções estão abertas”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos, aparece em uma montagem com a frase: Risco do Brasil quebrar é zero 18 de setembro de 2026 - 15:29
Mega-Sena, Quina e Lotofácil tiveram ganhadores ontem. 18 de setembro de 2026 - 6:43
Imagem de moedas e uma calculadora com setas representando alta 17 de setembro de 2026 - 20:20
17 de setembro de 2026 - 14:03
Celular com homem usando plataformas de apostas online 17 de setembro de 2026 - 13:28
Governo federal aumenta Bolsa Família após mais de três anos sem reajuste 17 de setembro de 2026 - 11:30

PRIMEIRO DESDE 2023

Governo anuncia aumento de 15% do Bolsa Família; confira o novo valor

17 de setembro de 2026 - 11:30
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal durante greve 17 de setembro de 2026 - 9:43
Cartão do Bolsa Família exibido por beneficiário do programa de transferência de renda. 17 de setembro de 2026 - 5:45
NotShake Protein da NotCo no sabor chocolate; Anvisa determinou recolhimento e proibiu a venda das bebidas proteicas (1) 16 de setembro de 2026 - 16:01

BEBIDAS PROTEICAS

NotShake Protein: Anvisa proíbe todos os lotes das bebidas da marca

16 de setembro de 2026 - 16:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar