🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA: 3 AULAS GRATUITAS – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

UMA BOA SURPRESA

E agora, Campos Neto? IPCA-15 contraria projeções e desacelera, mas será suficiente para mudar postura do Banco Central com os juros?

Prévia da inflação oficial desacelera de 0,19% para 0,13 na leitura mensal e cai a 4,12 no acumulado em 12 meses, segundo o IBGE

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em evento.
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em evento. - Imagem: Paulo Bareta

O resultado do IPCA-15 de setembro surpreendeu o mercado. A prévia da inflação oficial no Brasil desacelerou de 0,19% para 0,13% na passagem de agosto para setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O dado vem à tona uma semana depois da decisão do Banco Central (BC) comandado por Roberto Campos Neto dar início a um novo ciclo de alta da taxa básica de juros (Selic).

Já no que se refere ao acumulado em 12 meses, o índice desacelerou de 4,35% para 4,12%, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado do IPCA-15 de setembro contrariou as estimativas dos analistas.

Estimativas coletadas pelo serviço de notícias em tempo real Broadcast apontavam para uma aceleração da inflação na leitura mensal, para 0,28%, e de uma desaceleração menor no acumulado em 12 meses, para 4,28%.

“É um número que tem uma qualidade boa. Uma surpresa espalhada por todos os segmentos”, disse Lucas Barbosa, economista da AZ Quest.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, algumas surpresas foram melhores que outras. Chamaram a atenção as variações dos preços de serviços e alimentação.

Leia Também

AGENDA MENSAL DE BENEFÍCIOS

Bolsa Família, Gás do Povo, Pé-de-Meia e mais: confira o calendário completo dos programas sociais para setembro 2026

'INVESTIDOR-ANJO'

A filosofia de Naval Ravikant, o ‘guru’ do Vale do Silício, para enriquecer em jogos de longo prazo

A inflação de serviços ficou em 0,17%, abaixo da projeção de 0,37% da AZ Quest.

Já a alimentação fora do domicílio subiu 0,22% mesmo com o mercado de trabalho aquecido e os salários em alta. A projeção era de 0,38%.

Para Lucas Barbosa, trata-se de uma nova dinâmica, com a atividade forte e alguns subitens de serviços variando abaixo da média histórica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda não se trata de uma situação confortável, porém. Na comparação anual, a inflação acumulada de serviços está em 4,8% e existe uma pressão altista sobre ela.

A prévia da inflação oficial de setembro traz algum alívio no que se refere à atuação do Banco Central (BC). Ainda mais após o aumento da taxa Selic de 10,50% para 10,75% ao ano.

Sozinho, IPCA-15 não muda projeções em relação aos juros

De qualquer modo, o IPCA-15 sozinho não deve mudar as projeções de continuidade do aperto monetário.

“O BC não vai mudar a cabeça por um dado apenas. Vai olhar o conjunto”, disse Barbosa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele chama a atenção para a importância das projeções do Relatório Trimestral de Inflação, com divulgação prevista para amanhã.

“Além disso, nos próximos dias teremos dados de emprego, que esperamos que venham fortes. Então é colocar tudo isso na balança, ponderar e analisar.”

O fato é que a prévia já leva algumas casas a avisarem que as projeções para o IPCA cheio de setembro vai cair.

“Nossa projeção para o IPCA de setembro, de 0,59% na comparação mensal, será revisada para baixo”, disse Bruno Balassiano, do banco BTG Pactual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rei Harald V Noruega fortuna (1) 28 de agosto de 2026 - 10:28
feriado ponto facultativo folga 28 de agosto de 2026 - 5:30
cirurgia cerebral inteligência artificial IA (1) 27 de agosto de 2026 - 17:34
Logo da marca Apple em uma fachada de prédio 27 de agosto de 2026 - 11:44
Tesoura rosa corta a Selic, taxa básica de juros 27 de agosto de 2026 - 10:53
Pix 27 de agosto de 2026 - 9:59
Loterias batem na trave. Imagem mostra bilhetes da Lotofácil, da Quina, da +Milionária, da Dupla Sena, da Lotomania e da Super Sete saindo de dentro de uma bola de futebol. 27 de agosto de 2026 - 6:52
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 26 de agosto de 2026 - 19:53
market makers thiago salomão mercado financeiro mba 26 de agosto de 2026 - 19:33
26 de agosto de 2026 - 15:30
Rio Nilo Egito 26 de agosto de 2026 - 12:04
brasil 26 de agosto de 2026 - 9:00
Fachada da Oncoclínicas (ONCO3). 26 de agosto de 2026 - 8:53
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar