🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 2T25 VAI COMEÇAR: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA

Subir a Selic foi um erro do Banco Central? O que os dados econômicos dessa semana revelam

Divulgação do IPCA-15 surpreende o mercado e Campos Neto é questionado sobre “erro” do Copom; veja esta e outras notícias sobre SUVs, renda fixa e Ibovespa

29 de setembro de 2024
12:00 - atualizado às 10:35
campos neto ibovespa bolsa selic ações
Imagem: Montagem: Giovanna Figueredo

Depois de uma semana agitada de Super Quarta, chegou a hora de analisar outros dados econômicos importantes que podem movimentar as próximas reuniões de política monetária. Começando por um bem relevante para a economia brasileira: o IPCA-15, índice usado para medir a inflação e balizar as decisões do Banco Central

Lá fora, a leitura final do PIB dos Estados Unidos do segundo trimestre foi divulgada, confirmando que a economia norte-americana segue sólida. Por que isso importa? Porque esse dado pode dar uma sinalização para o próximo possível corte de juros do Federal Reserve. 

Para fechar, o mercado reagiu positivamente aos estímulos dados à economia chinesa. Embora esse tipo de iniciativa não seja exatamente uma novidade, as bolsas europeias e os índices futuros de Wall Street reagiram bem às notícias.

E, já que estamos cheios de números importantes: o Seu Dinheiro comemorou 6 anos essa semana. O presente, por outro lado, é seu, leitor. Eu sei, eu sei, é clichê falar isso, mas os aniversários não são a data oficial para falar clichês?

Então, vamos nessa! 

📈 Melhor ação do Ibovespa em 6 anos rendeu quase o dobro do bitcoin; veja ranking

Começando pela nossa reportagem especial, assinada pela repórter Julia Wiltgen: quais foram os melhores e piores investimentos desde que o SD foi lançado?

Leia Também

O bitcoin, como já era de se esperar, não decepcionou: a alta foi de 1.200% em reais e 860% em dólar desde 24 de setembro de 2018, data do nosso aniversário. 

Todavia, contrariando o senso comum, quem realmente brilhou nesse nosso tempo de existência foi uma ação do Ibovespa, com 2.250% de valorização.

O nome dessa ação e das outras que brilharam junto a ela? Clique aqui para descobrir. 

Também revelamos quais ações ficaram “de fora da festa” e tiveram os piores desempenhos. Spoiler: uma delas está dando o que falar no noticiário essa semana. 

💰 Subir a Selic foi um erro do Banco Central? IPCA-15 desacelera e contraria projeção 

O IPCA-15 trouxe uma surpresinha pro mercado, que estava mais tenso desde o aumento de 0,25 pontos percentuais da Selic, na semana passada. 

De agosto para setembro, a prévia da inflação oficial desacelerou de 0,19% para 0,13%. 

Embora seja um dado relevante e surpreendente, por si só, o IPCA-15 não é capaz de mudar todo o direcionamento do Banco Central. “O BC não vai mudar a cabeça por um dado apenas. Vai olhar o conjunto”, disse o economista Lucas Barbosa, da AZ Quest.

Por ora, o resultado imediato é que algumas casas estão reduzindo suas projeções para o IPCA de setembro. 

Em evento dessa semana, Campos Neto afirmou que não considera um erro o aumento da taxa de juros. Você pode ler na íntegra o que ele falou clicando aqui, mas já adianto um trecho: 

“A gente considera que, naquele momento, com as informações que a gente tinha naquele instante, com a visibilidade que a gente tinha, era o curso a ser seguido.”

🚗 Você precisa mesmo do SUV topo de linha? Veja como escolher o melhor modelo de utilitário esportivo para você e sua família 

Os SUVs conquistaram o seu espaço no coração do brasileiro. Isso você vê quando anda pelas ruas e estradas, e também pelos números: eles representaram quase 38% do mercado. A título de comparação, esse número era de 29% em 2019. 

A questão é que esses carros têm ficado cada vez mais caros, acompanhando também sua evolução tecnológica. 

Os modelos mais sofisticados ganham espaço, enquanto as montadoras enxugam compactos de entrada e mais acessíveis. 

Nesse contexto, a gente fez um levantamento dos 10 SUVs topo de linha mais vendidos e deu o veredito se realmente compensa pagar pelo melhor, ou se versões mais econômicas já atendem bem você e sua família. 

Clique aqui para ler. 

💰 Nova renda fixa no pedaço: conheça a ‘prima’ da LCI e da LCA com isenção de Imposto de Renda

Alckmin “deu a letra”: o título de renda fixa LCD (Letra de Crédito de Desenvolvimento) deve ser lançado em outubro. 

A expectativa é que ele capte R$ 1,5 trilhão para financiar o desenvolvimento industrial do país. A emissão será feita por bancos de desenvolvimento espalhados pelo país e também pelo próprio BNDES. 

Seu funcionamento é bem semelhante aos da já conhecidas LCIs e LCAs. A remuneração pode ser fixa ou indexada a algum indicador e há isenção de Imposto de Renda para a pessoa física

🚀 Ibovespa em 155 mil pontos? BTG destaca qual pode ser o ‘gatilho’ para a retomada da bolsa brasileira

A situação fiscal ainda é uma pedra no sapato da bolsa brasileira. Não sou eu que estou dizendo isso, e sim o maior banco de investimentos da América Latina. 

  • Explicando melhor: a queda das taxas de juros norte-americanas é um movimento que, tipicamente, beneficia ativos de risco de países emergentes.

No entanto, não é isso que estamos vendo.

Em relatório recente, os analistas do BTG Pactual reforçaram a importância de mudanças estruturais no Orçamento de 2025, que, na visão deles, está “excessivamente dependente de fontes de receita incertas.

Eles ainda acrescentam que essas mudanças seriam “recebidas com entusiasmo pelo mercado” e poderiam até mesmo fazer o Ibovespa alcançar 155 mil pontos. 

Aprofunde-se nessa história e receba uma das carteiras recomendadas do banco de forma completamente gratuita. 


Por hoje, é isso que tenho a falar sobre os acontecimentos da Faria Lima. 

Agora, se o assunto for Hollywood… bom, digamos que essa coluna não é grande o suficiente pra contemplar toda a treta do P. Diddy. 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SEXTOU COM O RUY

Qual a hora certa de vender uma ação? Tudo depende do preço — e a Vivo (VIVT3) mostra como isso funciona na prática

18 de julho de 2025 - 6:05

Nos últimos dias, a Vivo realizou uma operação que nos ajuda a entender na prática o momento de comprar e, mais importante, de vender um ativo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Porquinho chinês ou inglês? A origem do nosso cofrinho e o que esperar dos mercados hoje

17 de julho de 2025 - 8:27

Nos EUA, Trump nega rumores de que pretende demitir o presidente do Fed; no Brasil, Moraes decide que aumento do IOF será mantido

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O Tarcísio Trade está morto?

16 de julho de 2025 - 20:00

Se o governador de São Paulo não for capaz de superar as provocações atuais, vindas tanto da extrema esquerda quanto da extrema direita, não será legitimado no cargo de presidente

SEU MENTOR DE INVESTIMENTOS

Donald Trump: como lidar com um encrenqueiro e sua guerra comercial

16 de julho de 2025 - 10:25

Donald Trump não pensa nas consequências ao adotar suas medidas intempestivas. O importante, para ele, é estar nas manchetes dos jornais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sem olho por olho nem tiro no pé na guerra comercial com os EUA, e o que esperar dos mercados hoje

16 de julho de 2025 - 8:17

Ibovespa fechou ontem em leve queda, e hoje deve reagir ao anúncio de uma nova investigação dos EUA contra o Brasil

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Estamos há 6 dias sem resposta: o tempo da diplomacia de Trump e o que esperar dos mercados hoje

15 de julho de 2025 - 8:58

Enquanto futuros de Wall Street operam em alta, Ibovespa tenta reverter a perda dos últimos dias à espera da audiência de conciliação sobre o IOF

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Do coice à diplomacia: Trump esmurra com 50% e manda negociar

15 de julho de 2025 - 7:23

Para além do impacto econômico direto, a nova investida protecionista de Trump impulsiona um intrincado jogo político com desdobramentos domésticos e eleitorais decisivos para o Brasil

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Carta pela moderação (e cinco ações para comprar agora)

14 de julho de 2025 - 20:00

Com todos cansados de um antagonismo que tem como vitoriosos apenas os populistas de plantão, a moderação não poderia emergir como resposta?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Para quem perdeu a hora, a 2ª chamada das debêntures da Petrobras, e o que mexe com os mercados hoje

14 de julho de 2025 - 8:24

Futuros de Wall Street operam em queda com guerra tarifária e à espera de dados da inflação ao consumidor (CPI) e balanços trimestrais de gigantes como JPMorgan e Citigroup

VISÃO 360°

A corrida da IA levará à compra (ou quebra) de jornais e editoras?

13 de julho de 2025 - 8:00

A chegada da IA coloca em xeque o modelo de buscas na internet, dominado pelo Google, e, por tabela, a dinâmica de distribuição de conteúdo online

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Anatomia de um tiro no pé: Ibovespa busca reação após tarifas de Trump

11 de julho de 2025 - 8:14

Em dia de agenda fraca, investidores monitoram reação do Brasil e de outros países ao tarifaço norte-americano

SEXTOU COM O RUY

O tarifaço contra o Brasil não impediu essas duas ações de subir, e deixa claro a importância da diversificação

11 de julho de 2025 - 6:03

Enquanto muitas ações do Ibovespa derretiam com as ameaças de Donald Trump, um setor andou na direção oposta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump na sala de aula: Ibovespa reage a tarifas de 50% impostas pelos EUA ao Brasil

10 de julho de 2025 - 8:29

Tarifas de Trump como o Brasil vieram muito mais altas do que se esperava, pressionando ações, dólar e juros

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Nem cinco minutos guardados

9 de julho de 2025 - 19:55

Se um corte justificado da Selic alimentar as chances de Lula ser reeleito, qual será o rumo da Bolsa brasileira?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando a esmola é demais: Ibovespa busca recuperação em meio a feriado e ameaças de Trump

9 de julho de 2025 - 8:37

Investidores também monitoram negociações sobre IOF e audiência com Galípolo na Câmara

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sem avalanche: Ibovespa repercute varejo e Galípolo depois de ceder à verborragia de Trump

8 de julho de 2025 - 8:11

Investidores seguem atentos a Donald Trump em meio às incertezas relacionadas à guerra comercial

Insights Assimétricos

Comércio global no escuro: o novo capítulo da novela tarifária de Trump

8 de julho de 2025 - 6:07

Estamos novamente às portas de mais um capítulo imprevisível da diplomacia de Trump, marcada por ameaças de última hora e recuos

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Troco um Van Gogh por uma small cap

7 de julho de 2025 - 20:00

Seria capaz de apostar que seu assessor de investimentos não ligou para oferecer uma carteira de small caps brasileiras neste momento. Há algo mais fora de moda do que elas agora? Olho para algumas dessas ações e tenho a impressão de estar diante de “Pomar com ciprestes”, em 1888.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ontem, hoje, amanhã: Tensão com fim da trégua comercial dificulta busca por novos recordes no Ibovespa

7 de julho de 2025 - 8:14

Apetite por risco é desafiado pela aproximação do fim da trégua de Donald Trump em sua guerra comercial contra o mundo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Talvez fique repetitivo: Ibovespa mira novos recordes, mas feriado nos EUA drena liquidez dos mercados

4 de julho de 2025 - 8:26

O Ibovespa superou ontem, pela primeira vez na história, a marca dos 141 pontos; dólar está no nível mais baixo em pouco mais de um ano

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar