🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

O Ibovespa pode até ter subido, mas a bolsa ainda está longe de alcançar um marco importante (e isso pode ser bom pra você)

Veja também: atualizações da ‘treta’ do Twitter; principais investimentos para setembro e como o seu plano de saúde caro está ajudando as empresas do setor

8 de setembro de 2024
12:00 - atualizado às 11:46
ibovespa recorde histórico em real e em dólar
Imagem: Canva/Montagem - Maria Eduarda Nogueira

Estas são as coisas que você provavelmente já sabe, caso não tenha passado a última semana debaixo de uma pedra ou isolado em um resort nas Maldivas: o Twitter morreu e estamos vivendo um filme da Marvel na vida real com o embate Elon Musk versus Alexandre de Moraes; e os planos de saúde estão cada vez mais caros. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, talvez você não saiba que o Itaú (ITUB4) foi a ação mais recomendada para investir em setembro; o Ibovespa, apesar de ter batido recorde em reais, ainda está bem longe do seu marco histórico em dólar; e que você tem relatórios gratuitos te esperando. 

Só pra você entender o que está acontecendo no mercado:

  • O Federal Reserve (banco central americano) sinalizou que deve começar a cortar os juros na próxima reunião, que acontece agora em setembro;
  • Por aqui, o Banco Central talvez tome o caminho contrário e suba a Selic.

Então, vamos lá?

TEMPO DE LEITURA: 7min 9s

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa do bilionário até tentou “burlar” a decisão do STF e não bloquear o acesso ao X para os usuários da Starlink, sua empresa de internet via satélite. 

Leia Também

Não deu bom: os bens financeiros da companhia foram congelados em território nacional, como retaliação.

No começo da semana, no entanto, a Starlink voltou atrás e afirmou que irá bloquear o acesso à rede social também para seus usuários, “independentemente do tratamento ilegal no congelamento de nossos ativos”. 

Aprofundando o assunto:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

? Seu plano de saúde tá mais caro? As empresas do setor agradecem

O ano virou com indignação dos clientes de convênios particulares: os preços subiram bem. E essa história você já conhece. Não adianta choramingar; ou paga, ou fica sem.  

Falando de números, o lucro líquido do setor de saúde foi 180% maior neste semestre do que no mesmo período do ano passado. A cifra foi nada menos do que R$ 5,6 bilhões, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Um dos motivos para essa lucratividade, além do óbvio aumento de preços, foi a melhora na sinistralidade

  • O índice de sinistralidade mede o quanto a operadora gastou com procedimentos e atendimentos médicos em relação com o que ela arrecadou através da venda dos planos. Quanto mais a operadora gasta, com mais exames e consultas, pior pra ela em termos financeiros. 

LEIA TAMBÉM: Você pode reclamar do plano de saúde mais caro ou lucrar com isso; estas ações na B3 podem se beneficiar dos reajustes de preços

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

? Itaú deve pagar bem seus acionistas – e este é um dos motivos de ITUB4 ser a ação mais recomendada de setembro

Quase prestes a pedir música no Fantástico, o Itaú foi pela segunda vez consecutiva o queridinho dos investimentos do mês. O bancão foi indicado por cinco entre as 14 corretoras consultadas pelo Seu Dinheiro.

Esse otimismo é justificado pelo pagamento farto de dividendos que deve vir até o final deste ano, segundo o próprio CEO da instituição. 

Outro ponto que joga a favor do banco é sua adaptabilidade admirável frente aos novos players do setor bancário (fintechs e bancos digitais). 

“Acreditamos que o Itaú fez um excelente trabalho (o melhor entre os incumbentes) ao aceitar e se adaptar ao novo cenário”, afirmou o BTG Pactual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E falando nos melhores investimentos para setembro…

⏯️ Onde investir em setembro: veja as recomendações gratuitas no novo episódio

Se você quer saber o que mexe com o cenário econômico em setembro e onde colocar seu dinheiro para buscar os melhores retornos, então é só dar play no novo episódio do nosso programa mensal. 

A jornalista Paula Comassetto conversou com os analistas da Empiricus Research no “Onde Investir” e, como cortesia, o Seu Dinheiro está liberando as carteiras completas dos analistas. 

É só clicar aqui para recebê-las em seu e-mail, de forma gratuita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aproveite o restinho de domingo também para assistir ao programa completo:

? O Ibovespa até subiu… em real, mas está longe de atingir seu marco histórico em dólar – por que isso importa pro investidor brasileiro?

É, eu sei que você provavelmente se animou com as máximas recentes do Ibovespa, batendo 137 mil pontos no final de agosto. 

Não quero ser portadora de más notícias, mas o principal índice brasileiro ainda está bem longe de um marco bem importante: seu recorde em dólar. 

Recorde este que foi batido em um ano sombrio para o mercado financeiro global, por incrível que pareça. Em 19 de maio de 2008, apenas alguns meses antes da quebra do Lehman Brothers, o Ibovespa em dólar marcava 44.616,04 pontos. Em real, marcava  73.438 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sabe qual é o cenário no momento em que estou escrevendo esta coluna? 136 mil pontos em real, aproximadamente, e…. 24 mil em dólar. 

Mas será que esta defasagem do Ibov em dólar pode ser uma oportunidade para a alta da bolsa?

Quem responde isto é o jornalista Ricardo Gozzi. “Se há meses analistas repetem por todos os cantos que a bolsa brasileira está uma pechincha, para quem tem dólar na mão ela está mais barata ainda”, escreve. Leia a reportagem completa aqui. 


Depois de um hiatus (que provavelmente passou despercebido), a “De Repente no Mercado” está de volta com um novo formato. Se você nunca ouviu falar dessa coluna, permita-me uma breve apresentação: aqui você vai encontrar um resumo semanal do que rolou no mercado, recomendações de investimentos gratuitas e um meme, sempre que possível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PS.: Se alguém descobrir o motivo de tantos shows gratuitos na Faria Lima em plena hora do rush, me conta? 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas

5 de dezembro de 2025 - 8:05

O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro

SEXTOU COM O RUY

Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos

5 de dezembro de 2025 - 6:02

Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje

4 de dezembro de 2025 - 8:29

Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje

3 de dezembro de 2025 - 8:24

Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A sucessão no Fed: o risco silencioso por trás da queda dos juros

2 de dezembro de 2025 - 7:08

A simples possibilidade de mudança no comando do BC dos EUA já começou a mexer na curva de juros, refletindo a percepção de que o “jogo” da política monetária em 2026 será bem diferente do atual

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Bolhas não acabam assim

1 de dezembro de 2025 - 19:55

Wall Street vivencia hoje uma bolha especulativa no mercado de ações? Entenda o que está acontecendo nas bolsas norte-americanas, e o que a inteligência artificial tem a ver com isso

DÉCIMO ANDAR

As lições da Black Friday para o universo dos fundos imobiliários e uma indicação de FII que realmente vale a pena agora

30 de novembro de 2025 - 8:00

Descontos na bolsa, retorno com dividendos elevados, movimentos de consolidação: que tipo de investimento realmente compensa na Black Friday dos FIIs?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os futuros dividendos da Estapar (ALPK3), o plano da Petrobras (PETR3), as falas de Galípolo e o que mais move o mercado

28 de novembro de 2025 - 8:25

Com mudanças contábeis, Estapar antecipa pagamentos de dividendos. Petrobras divulga seu plano estratégico, e presidente do BC se mantém duro em sua política de juros

SEXTOU COM O RUY

Jogada de mestre: proposta da Estapar (ALPK3) reduz a espera por dividendos em até 8 anos, ações disparam e esse pode ser só o começo

28 de novembro de 2025 - 6:01

A companhia possui um prejuízo acumulado bilionário e precisaria de mais 8 anos para conseguir zerar esse saldo para distribuir dividendos. Essa espera, porém, pode cair drasticamente se duas propostas forem aprovadas na AGE de dezembro.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A decisão de Natal do Fed, os títulos incentivados e o que mais move o mercado hoje

27 de novembro de 2025 - 8:23

Veja qual o impacto da decisão de dezembro do banco central dos EUA para os mercados brasileiros e o que deve acontecer com as debêntures incentivadas, isentas de IR

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Corte de juros em dezembro? O Fed diz talvez, o mercado jura que sim

27 de novembro de 2025 - 7:49

Embora a maioria do mercado espere um corte de 25 pontos-base, as declarações do Fed revelam divisão interna: há quem considere a inflação o maior risco e há quem veja a fragilidade do mercado de trabalho como a principal preocupação

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?

26 de novembro de 2025 - 19:30

Dentro do arcabouço de metas de inflação, nosso Bacen dá mais cavalos de pau do que a média global. E o custo de se voltar atrás para um formulador de política monetária é quase que proibitivo. Logo, faz sentido para o mercado cobrar um seguro diante de viradas possíveis.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje

26 de novembro de 2025 - 8:36

Seu Dinheiro mostra as projeções do Itaú para os juros, inflação e dólar para 2026; veja o que você precisa saber sobre a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os planos e dividendos da Petrobras (PETR3), a guerra entre Rússia e Ucrânia, acordo entre Mercosul e UE e o que mais move o mercado

25 de novembro de 2025 - 8:20

Seu Dinheiro conversou com analistas para entender o que esperar do novo plano de investimentos da Petrobras; a bolsa brasileira também reflete notícias do cenário econômico internacional

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O paradoxo do banqueiro central

24 de novembro de 2025 - 19:59

Se você é explicitamente “o menino de ouro” do presidente da República e próximo ao ministério da Fazenda, é natural desconfiar de sua eventual subserviência ao poder Executivo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hapvida decepciona mais uma vez, dados da Europa e dos EUA e o que mais move a bolsa hoje

24 de novembro de 2025 - 7:58

Operadora de saúde enfrenta mais uma vez os mesmos problemas que a fizeram despencar na bolsa há mais dois anos; investidores aguardam discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE) e dados da economia dos EUA

BOMBOU NO SD

CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3), o ‘terror dos vendidos’ e mais: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana

23 de novembro de 2025 - 17:13

Matéria sobre a exposição da Oncoclínicas aos CDBs do Banco Master foi a mais lida da semana; veja os destaques do SD

MERCADOS HOJE

A debandada da bolsa, pessimismo global e tarifas de Trump: veja o que move os mercados hoje

21 de novembro de 2025 - 9:27

Nos últimos anos, diversas empresas deixaram a B3; veja o que está por trás desse movimento e o que mais pode afetar o seu bolso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planejamento, pé no chão e consciência de que a realidade pode ser dura são alguns dos requisitos mais importantes de quem quer ser dono da própria empresa

20 de novembro de 2025 - 8:36

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar