🔴 COPOM À VISTA: RECEBA EM PRIMEIRA MÃO 3 TÍTULOS PARA INVESTIR APÓS A DECISÃO – ACESSE GRATUITAMENTE

O Ibovespa pode até ter subido, mas a bolsa ainda está longe de alcançar um marco importante (e isso pode ser bom pra você)

Veja também: atualizações da ‘treta’ do Twitter; principais investimentos para setembro e como o seu plano de saúde caro está ajudando as empresas do setor

8 de setembro de 2024
12:00 - atualizado às 11:46
ibovespa recorde histórico em real e em dólar
Imagem: Canva/Montagem - Maria Eduarda Nogueira

Estas são as coisas que você provavelmente já sabe, caso não tenha passado a última semana debaixo de uma pedra ou isolado em um resort nas Maldivas: o Twitter morreu e estamos vivendo um filme da Marvel na vida real com o embate Elon Musk versus Alexandre de Moraes; e os planos de saúde estão cada vez mais caros. 

Por outro lado, talvez você não saiba que o Itaú (ITUB4) foi a ação mais recomendada para investir em setembro; o Ibovespa, apesar de ter batido recorde em reais, ainda está bem longe do seu marco histórico em dólar; e que você tem relatórios gratuitos te esperando. 

Só pra você entender o que está acontecendo no mercado:

  • O Federal Reserve (banco central americano) sinalizou que deve começar a cortar os juros na próxima reunião, que acontece agora em setembro;
  • Por aqui, o Banco Central talvez tome o caminho contrário e suba a Selic.

Então, vamos lá?

TEMPO DE LEITURA: 7min 9s

A empresa do bilionário até tentou “burlar” a decisão do STF e não bloquear o acesso ao X para os usuários da Starlink, sua empresa de internet via satélite. 

Leia Também

Não deu bom: os bens financeiros da companhia foram congelados em território nacional, como retaliação.

No começo da semana, no entanto, a Starlink voltou atrás e afirmou que irá bloquear o acesso à rede social também para seus usuários, “independentemente do tratamento ilegal no congelamento de nossos ativos”. 

Aprofundando o assunto:

💊 Seu plano de saúde tá mais caro? As empresas do setor agradecem

O ano virou com indignação dos clientes de convênios particulares: os preços subiram bem. E essa história você já conhece. Não adianta choramingar; ou paga, ou fica sem.  

Falando de números, o lucro líquido do setor de saúde foi 180% maior neste semestre do que no mesmo período do ano passado. A cifra foi nada menos do que R$ 5,6 bilhões, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Um dos motivos para essa lucratividade, além do óbvio aumento de preços, foi a melhora na sinistralidade

  • O índice de sinistralidade mede o quanto a operadora gastou com procedimentos e atendimentos médicos em relação com o que ela arrecadou através da venda dos planos. Quanto mais a operadora gasta, com mais exames e consultas, pior pra ela em termos financeiros. 

LEIA TAMBÉM: Você pode reclamar do plano de saúde mais caro ou lucrar com isso; estas ações na B3 podem se beneficiar dos reajustes de preços

🟠 Itaú deve pagar bem seus acionistas – e este é um dos motivos de ITUB4 ser a ação mais recomendada de setembro

Quase prestes a pedir música no Fantástico, o Itaú foi pela segunda vez consecutiva o queridinho dos investimentos do mês. O bancão foi indicado por cinco entre as 14 corretoras consultadas pelo Seu Dinheiro.

Esse otimismo é justificado pelo pagamento farto de dividendos que deve vir até o final deste ano, segundo o próprio CEO da instituição. 

Outro ponto que joga a favor do banco é sua adaptabilidade admirável frente aos novos players do setor bancário (fintechs e bancos digitais). 

“Acreditamos que o Itaú fez um excelente trabalho (o melhor entre os incumbentes) ao aceitar e se adaptar ao novo cenário”, afirmou o BTG Pactual.

E falando nos melhores investimentos para setembro…

⏯️ Onde investir em setembro: veja as recomendações gratuitas no novo episódio

Se você quer saber o que mexe com o cenário econômico em setembro e onde colocar seu dinheiro para buscar os melhores retornos, então é só dar play no novo episódio do nosso programa mensal. 

A jornalista Paula Comassetto conversou com os analistas da Empiricus Research no “Onde Investir” e, como cortesia, o Seu Dinheiro está liberando as carteiras completas dos analistas. 

É só clicar aqui para recebê-las em seu e-mail, de forma gratuita.

Aproveite o restinho de domingo também para assistir ao programa completo:

💵 O Ibovespa até subiu… em real, mas está longe de atingir seu marco histórico em dólar – por que isso importa pro investidor brasileiro?

É, eu sei que você provavelmente se animou com as máximas recentes do Ibovespa, batendo 137 mil pontos no final de agosto. 

Não quero ser portadora de más notícias, mas o principal índice brasileiro ainda está bem longe de um marco bem importante: seu recorde em dólar. 

Recorde este que foi batido em um ano sombrio para o mercado financeiro global, por incrível que pareça. Em 19 de maio de 2008, apenas alguns meses antes da quebra do Lehman Brothers, o Ibovespa em dólar marcava 44.616,04 pontos. Em real, marcava  73.438 pontos.

Sabe qual é o cenário no momento em que estou escrevendo esta coluna? 136 mil pontos em real, aproximadamente, e…. 24 mil em dólar. 

Mas será que esta defasagem do Ibov em dólar pode ser uma oportunidade para a alta da bolsa?

Quem responde isto é o jornalista Ricardo Gozzi. “Se há meses analistas repetem por todos os cantos que a bolsa brasileira está uma pechincha, para quem tem dólar na mão ela está mais barata ainda”, escreve. Leia a reportagem completa aqui. 


Depois de um hiatus (que provavelmente passou despercebido), a “De Repente no Mercado” está de volta com um novo formato. Se você nunca ouviu falar dessa coluna, permita-me uma breve apresentação: aqui você vai encontrar um resumo semanal do que rolou no mercado, recomendações de investimentos gratuitas e um meme, sempre que possível.

PS.: Se alguém descobrir o motivo de tantos shows gratuitos na Faria Lima em plena hora do rush, me conta? 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Mais uma anomalia para chamar de sua

11 de junho de 2025 - 20:37

Eu sou um stock picker por natureza, mas nem precisaremos mergulhar tanto assim no intrínseco da Bolsa para encontrar oportunidade; basta apenas escapar de tudo o que é irritantemente óbvio

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Construtoras avançam com nova faixa do Minha Casa, e guerra comercial entre China e EUA esfria

11 de junho de 2025 - 8:20

Seu Dinheiro entrevistou o CEO da Direcional (DIRR3), que falou sobre os planos da empresa; e mercados globais aguardam detalhes do acordo entre as duas maiores potências

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Pesou o clima: medidas que substituem alta do IOF serão apresentadas a Lula nesta terça (10); mercados repercutem IPCA e negociação EUA-China

10 de junho de 2025 - 8:40

Entre as propostas do governo figuram o fim da isenção de IR dos investimentos incentivados, a unificação das alíquotas de tributação de aplicações financeiras e a elevação do imposto sobre JCP

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve

9 de junho de 2025 - 20:00

O anúncio do pacote alternativo ao IOF é mais um reforço à máxima de que somos o país que não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade. Insistimos num ajuste fiscal centrado na receita, sem anúncios de corte de gastos.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Celebrando a colheita do milho nas festas juninas e na SLC Agrícola, e o que esperar dos mercados hoje

9 de junho de 2025 - 8:19

No cenário global, investidores aguardam as negociações entre EUA e China; por aqui, estão de olho no pacote alternativo ao aumento do IOF

VISÃO 360

Azul (AZUL4) no vermelho: por que o negócio da aérea não deu samba?

8 de junho de 2025 - 8:00

A Azul executou seu plano com excelência. Alcançou 150 destinos no Brasil e opera sozinha em 80% das rotas. Conseguiu entrar em Congonhas. Chegou até a cair nas graças da Faria Lima por um tempo. Mesmo assim, não escapou da crise financeira.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A seleção com Ancelotti, e uma empresa em baixa para ficar de olho na bolsa; veja também o que esperar para os mercados hoje

6 de junho de 2025 - 8:20

Assim como a seleção brasileira, a Gerdau não passa pela sua melhor fase, mas sua ação pode trazer um bom retorno, destaca o colunista Ruy Hungria

SEXTOU COM O RUY

A ação que disparou e deixa claro que mesmo empresas em mau momento podem ser ótimos investimentos

6 de junho de 2025 - 6:05

Às vezes o valuation fica tão barato que vale a pena comprar a ação mesmo que a empresa não esteja em seus melhores dias — mas é preciso critério

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Apesar da Selic, Tenda celebra MCMV, e FII do mês é de tijolo. E mais: mercado aguarda juros na Europa e comentários do Fed nos EUA

5 de junho de 2025 - 8:26

Nas reportagens desta quinta, mostramos que, apesar dos juros nas alturas, construtoras disparam na bolsa, e tem fundo imobiliário de galpões como sugestão para junho

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Aprofundando os casos de anomalia polimórfica

4 de junho de 2025 - 20:00

Na janela de cinco anos podemos dizer que existe uma proporcionalidade razoável entre o IFIX e o Ibovespa. Para todas as outras, o retorno ajustado ao risco oferecido pelo IFIX se mostra vantajoso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vanessa Rangel e Frank Sinatra embalam a ação do mês; veja também o que embala os mercados hoje

4 de junho de 2025 - 8:13

Guerra comercial de Trump, dados dos EUA e expectativa em relação ao IOF no Brasil estão na mira dos investidores nesta quarta-feira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Brasil precisa seguir as ‘recomendações médicas’: o diagnóstico da Moody’s e o que esperar dos mercados hoje

3 de junho de 2025 - 8:15

Tarifas de Trump seguem no radar internacional; no cenário local, mercado aguarda negociações de Haddad com líderes do Congresso sobre alternativas ao IOF

Insights Assimétricos

Crônica de uma ruína anunciada: a Moody’s apenas confirmou o que já era evidente

3 de junho de 2025 - 6:05

Três reformas estruturais se impõem como inevitáveis — e cada dia de atraso só agrava o diagnóstico

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: O “Taco Trade” salva o mercado

2 de junho de 2025 - 20:00

A percepção, de que a reação de Trump a qualquer mexida no mercado o leva a recuar, é uma das principais razões pelas quais estamos basicamente no zero a zero no S&P 500 neste ano, com uma pequena alta no Nasdaq

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O copo meio… cheio: a visão da Bradesco Asset para a bolsa brasileira e o que esperar dos mercados hoje

2 de junho de 2025 - 8:23

Com feriado na China e fala de Powell nos EUA, mercados reagem a tarifas de Trump (de novo!) e ofensiva russa contra Ucrânia

TRILHAS DE CARREIRA

Você já ouviu falar em boreout? Quando o trabalho é pouco demais: o outro lado do burnout

1 de junho de 2025 - 8:07

O boreout pode ser traiçoeiro justamente por não parecer um problema “grave”, mas há uma armadilha emocional em estar confortável demais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De hoje não passa: Ibovespa tenta recuperação em dia de PIB no Brasil e índice favorito do Fed nos EUA

30 de maio de 2025 - 8:07

Resultado do PIB brasileiro no primeiro trimestre será conhecido hoje; Wall Street reage ao PCE (inflação de gastos com consumo)

SEXTOU COM O RUY

A Petrobras (PETR4) está bem mais próxima de perfurar a Margem Equatorial. Mas o que isso significa?

30 de maio de 2025 - 6:01

Estimativas apontam para uma reserva de 30 bilhões de barris, o que é comparável ao campo de Búzios, o maior do mundo em águas ultraprofundas — não à toa a região é chamada de o “novo pré-sal”

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Prevenir é melhor que remediar: Ibovespa repercute decisão judicial contra tarifaço, PIB dos EUA e desemprego no Brasil

29 de maio de 2025 - 8:17

Um tribunal norte-americano suspendeu o tarifaço de Donald Trump contra o resto do mundo; decisão anima as bolsas

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: A parábola dos talentos financeiros é uma anomalia de volatilidade

28 de maio de 2025 - 20:00

As anomalias de volatilidade não são necessariamente comuns e nem eternas, pois o mercado é (quase) eficiente; mas existem em janelas temporais relevantes, e podem fazer você ganhar uma boa grana

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar