🔴 FONTE DE RENDA EXTRA COM APENAS 1 CLIQUE – CONHEÇA AQUI

Mande sua dúvida!

Meu imóvel foi invadido, e parece que os ocupantes obtiveram a usucapião; ainda consigo fazer a reintegração de posse?

É possível “reverter” ou “anular” um processo de usucapião? E invasor pode mesmo conseguir usucapir um imóvel?

15 de junho de 2024
8:00 - atualizado às 14:40
A Dinheirista - notas de cem reais
Imagem: Shutterstock/Montagem Andrei Morais

A usucapião é um processo que possibilita o reconhecimento do direito de domínio de um imóvel por uma pessoa que, ainda que não seja dona da propriedade, a tenha ocupado como moradia de forma pacífica e ininterrupta por algum tempo, desde que ela não seja proprietária de outro imóvel.

Um dos temores de proprietários que têm seus imóveis invadidos é justamente que os ocupantes consigam a usucapião da Justiça, o que não é fácil, mas não deixa de ser algo que preocupa essas pessoas, especialmente quando o bem é deixado “abandonado” e “esquecido” por seu dono por muito tempo.

A pergunta de hoje tem a ver com esse tipo de ação, e a resposta é bastante elucidativa do que pode acontecer e o que normalmente não pode numa situação como essa.

Se você tem dúvidas sobre finanças pessoais, envolvendo imóveis, investimentos, tributação, planejamento financeiro, planejamento sucessório, direito do consumidor ou situações financeiras familiares, como partilha de divórcio e herança, envie sua pergunta por e-mail para adinheirista@seudinheiro.com ou por mensagem direta privada (DM) no perfil de Instagram @adinheirista. Aproveita e me segue lá!

Sou proprietário de um imóvel no Centro de São Paulo, próximo à região da Cracolândia, que foi invadido há mais de dez anos. Queria retirar os invasores, mas parece que eles obtiveram na Justiça a usucapião. Ainda consigo pedir a reintegração de posse?

O processo de reintegração de posse só pode ser movido por quem poderia ter a posse do imóvel, isto é, o proprietário do bem ou um terceiro com direito de posse, como é o caso de um locatário.

Conforme explica o advogado Renan De Quintal, especialista em direito imobiliário, se os invasores realmente obtiveram a usucapião na Justiça, então agora eles são os proprietários do imóvel, e não mais você, porque a usucapião transfere a propriedade do bem.

“Ou seja, você não conseguiria mais obter uma reintegração de posse, pois não é mais proprietário do imóvel”, diz De Quintal.

O advogado, no entanto, aconselha que você verifique se os invasores de fato obtiveram a usucapião, pois se houve um processo nesse sentido, e eles venceram a causa, você, como proprietário, deveria ter sido citado para ter a chance de se defender. “Até porque se trata de uma invasão, não de uma posse pacífica”, diz.

Segundo De Quintal, você pode verificar isso buscando uma cópia da matrícula atualizada do bem no cartório de registro de imóveis, para verificar ali quem consta como proprietário atual. Outra forma de fazer isso, orienta o advogado, é por meio de uma varredura na Justiça.

Divórcio no exterior com bens em nomes de terceiros

Alguém que se mudou para os Estados Unidos para acompanhar o cônjuge que foi transferido pelo trabalho perde o visto ao se divorciar? E se os bens de um casal estão em nome de terceiros, como fica a partilha?

As duas situações, bastante enroscadas, ocorreram com esta mulher, que teve sua dúvida respondida em vídeo publicado no canal de YouTube do Seu Dinheiro:

Moro com minha família nos Estados Unidos, numa casa própria. Acontece que meu marido mal fica conosco, apenas nos visita a cada dois ou três meses, e soube que ele até já colocou uma amante para morar no nosso apartamento no Brasil. Quero o divórcio, mas descobri que todos os bens da família, incluindo a casa onde moramos nos EUA, não estão no nome dele. Se nos separarmos, perco o direito à casa e a permanecer nos Estados Unidos? Ficarei sem nada? Vim com um visto específico pelo trabalho dele (L-2, de acompanhante do L-1) e ainda estou em processo de conseguir o green card.

Veja a resposta completa a partir do minuto 03:34 do vídeo a seguir:

A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com.

Compartilhe

Oportunidade?

Previdência privada com ações: vale a pena antecipar os aportes em PGBL para aproveitar a queda da bolsa no ano?

13 de julho de 2024 - 7:57

Se você investe em ações por meio do seu plano de previdência privada, você precisa ler isso…

Reembolso de pensão alimentícia?

Pago pensão alimentícia para o meu filho de 21 anos, mas ele saiu do país; posso parar de pagar e pedir reembolso?

6 de julho de 2024 - 8:00

É possível pedir reembolso de pensão alimentícia? O filho deste leitor cortou laços com a família, e rendimentos não estão mais chegando até ele

Mande sua pergunta!

Prazo para dívida caducar pode voltar a contar do zero se algum valor do devedor for apreendido pela Justiça?

29 de junho de 2024 - 8:00

Ele foi condenado na Justiça a pagar um valor, mas não tem dinheiro e ficou inadimplente – mas uma quantia que caiu em sua conta bancária foi apreendida

Mande sua pergunta!

Minha filha mora com o marido em imóvel que recebi de herança; agora ele quer que eu transfira o bem para ambos, o que fazer?

22 de junho de 2024 - 8:01

Casal quer reformar o imóvel e deseja que leitora passe o bem para o nome deles, mas ela quer proteger sua filha em caso de divórcio

Mande sua pergunta!

Quero o divórcio, mas moro nos EUA com visto de acompanhante e nossos bens estão em nome de terceiros; e agora?

8 de junho de 2024 - 8:00

Ela ainda não obteve o green card, e ainda teme ficar sem nada após o divórcio, pois os bens da família não estão no nome do marido

Mande sua dúvida!

Fiz uma compra no AliExpress e paguei no Pix, mas ela foi cancelada por falta de pagamento. Meu dinheiro não voltou, e agora?

1 de junho de 2024 - 8:00

Solução para o problema vai depender se o Pix foi feito dentro ou fora da plataforma do AliExpress, diz advogado de direito do consumidor

Especial de IR

Fui MEI por um ano, mas não entreguei a declaração de imposto de renda de pessoa física. Posso vir a ter problemas?

25 de maio de 2024 - 7:46

Ela deixou de entregar a declaração de imposto de renda como pessoa física no ano em que trabalhou como MEI, mas pode ter cometido um erro…

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

Especial IR

Dúvidas cruéis sobre declaração de ações no IR: isenção, retificação, mudança de ticker, prejuízos e investimento no exterior

11 de maio de 2024 - 8:00

A Dinheirista responde algumas das suas dúvidas mais cabeludas sobre como declarar ações no imposto de renda

Especial IR

Meu filho de 30 anos faz mestrado e não trabalha; ele pode ser meu dependente na declaração de imposto de renda?

4 de maio de 2024 - 8:00

O filho dela é estudante, e ela arca com suas despesas; será que tem como abatê-las no IR 2024?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar