🔴 DIVIDENDOS DE ATÉ 13% COM ESTE FUNDO IMOBILIÁRIO – VEJA QUAL

Dívida no exterior

Estou devendo para meu ex, que mora em outro país; posso ter meus bens no Brasil penhorados?

Amiga de leitora morava em Portugal e teve um caso com o patrão, que lhe emprestou dinheiro; agora, relacionamento acabou e ela voltou para o Brasil, mas mantém a dívida

6 de janeiro de 2024
8:00 - atualizado às 16:32
A Dinheirista
Imagem: Shutterstock/Montagem Andrei Morais

Não são poucas as dúvidas que chegam para a Dinheirista de pessoas que fizeram dívidas com bancos ou empresas no exterior quando moravam fora do Brasil e agora querem saber se podem vir a ser cobradas aqui. Nós inclusive já falamos sobre isso neste vídeo publicado no canal do Seu Dinheiro no YouTube.

Mas o caso de hoje é um pouco diferente: é sobre uma pessoa que morou em Portugal por um tempo, voltou a viver no Brasil, mas deixou na terrinha uma dívida com uma pessoa física – um homem com quem manteve um relacionamento, inclusive.

Agora, ela quer saber se pode ser cobrada aqui e, mais que isso, se pode vir a ter algum dos seus bens brasileiros penhorados numa ação judicial de cobrança.

Caso você queira fazer como a leitora que enviou esta pergunta e mandar sua dúvida sobre finanças pessoais ou investimentos, basta enviá-la para o e-mail adinheirista@seudinheiro.com.

Tenho uma amiga que viveu em Portugal de 2021 a 2023 e, nesse período, teve um relacionamento com o chefe, que chegou a emprestar dinheiro para ela. Agora a relação terminou, e ela voltou para o Brasil, mas não quer pagar o empréstimo. O ex-patrão, no entanto, ameaçou colocá-la na Justiça e já mostrou ter comprovantes de transferência bancária e tudo. Ela não tem bens em Portugal, mas tem no Brasil. Corre o risco de sofrer uma penhora?

Segundo Marcelo Godke, especialista em Direito Empresarial e sócio do escritório Godke Advogados, sim, ela corre esse risco.

Ele ressalva que, não havendo um documento hábil, como uma nota promissória que comprove o empréstimo, o ex-patrão dela não consegue propor uma ação de execução diretamente.

Mas ele poderia entrar com um processo na Justiça brasileira para obrigá-la a pagar a dívida, já que agora ela está morando aqui. E, caso ele vença a ação, sua amiga terá que pagar. Se não o fizer, os bens dela podem vir a ser penhorados para fazer o pagamento.

Em outros casos já abordados aqui na Dinheirista, quando se trata de dívidas de valores baixos com empresas ou bancos, muitas vezes não vale a pena, para o credor, tentar fazer a cobrança internacionalmente.

Mas no caso de uma pessoa física – e alguém que tinha relações pessoais com a devedora, ainda por cima –, a motivação para se esforçar para recuperar o dinheiro pode ser bem maior.

Fui amante de um homem por anos, e ele morreu; tenho direito à herança?

A segunda pergunta respondida pela Dinheirista nesta semana é sobre a existência (ou não) de direitos sucessórios para amantes. Afinal, amante tem direito à herança ou não? Vamos à dúvida:

Não me orgulho disso, mas fui amante de um homem muito bem de vida por mais de 15 anos. Ele me sustentava, comprou um apartamento para eu morar e pagava todas as minhas contas. Só que tudo estava no nome dele. Agora ele morreu e não temos filhos. Tenho direito a alguma coisa?

A resposta você confere no vídeo a seguir publicado no canal de YouTube do Seu Dinheiro, a partir do minuto 04:08:

A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com.

Compartilhe

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

Mande sua pergunta!

Abri mão de tudo no divórcio, e meu ex morreu pouco tempo depois; eu e meus filhos vamos ficar sem nada?

30 de março de 2024 - 8:00

Ex-marido teve filhos em outro casamento, e mulher quer saber se terá que dividir herança com eles

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

Mande sua pergunta!

Engravidei de um homem casado, mas ele não quer assumir; quais são os meus direitos e os do meu filho?

16 de março de 2024 - 8:00

Ele prometeu que ia assumir a criança e pagar pensão alimentícia, mas depois voltou atrás; o que ela pode fazer?

ESPECIAL IR 2024

Sofri um golpe e perdi minhas criptomoedas; elas ainda precisam ser informadas na declaração de imposto de renda?

9 de março de 2024 - 8:00

Vítima de fraude com criptomoedas se vê diante de um dilema: informar ou não os ativos perdidos na declaração de IR 2024?

Especial IR 2024

Imposto de Renda 2024: Sou MEI há 5 anos e nunca declarei IR, mesmo sendo obrigado; posso me dar mal?

2 de março de 2024 - 8:00

O microempreendedor individual (MEI) pode ser obrigado a declarar como pessoa física! Veja o que fazer quando se deixa de entregar a declaração

Mande sua pergunta!

Vi que posso perder minha casa para pagar dívidas de donos anteriores; e no caso de imóvel comprado em leilão, que já vem com dívidas?

24 de fevereiro de 2024 - 8:00

Quem compra imóvel em leilão também pode acabar tendo o bem penhorado para pagar dívidas não pagas atreladas a ele?

Mande sua pergunta!

Pior que o Seu Madruga: Minha mulher não pagou o aluguel, mas o contrato está no meu nome! E agora?

17 de fevereiro de 2024 - 8:00

Responsabilidade de pagar o aluguel é de quem consta no contrato como locatário; na Dinheirista de hoje, veja o que fazer no caso de uma dívida como essa

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar