🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Vale (VALE3) é a mais barata do setor de mineração e sai ganhando com futuro promissor do minério de ferro

Eu, Matheus Soares, enxergo um grande potencial na commodity independentemente da crise de sua maior exportadora: a China — e a mineradora brasileira sai ganhando com isso

19 de abril de 2024
13:46 - atualizado às 12:22
Imagem mostrando o logo da Vale (VALE3) numa parede branca; estágio
Vale (VALE3) - Imagem: Divulgação

Em meio às empresas ligadas à mineração na Bolsa brasileira, como CSN (CSNA3) e Gerdau (GGBR3), destaca-se a Vale (VALE3). A empresa está pagando dividendos gordos na faixa de 9% de dividend yield além de recomprar suas ações, o que mostra a confiança da companhia em si mesma. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, é um dos papéis mais relevantes dentre as 13 ações com potencial de crescimento da carteira Market Makers, que entregamos à nossa Comunidade e que está rendendo 150% do Ibovespa

Pois bem. Na terça (16), a Vale divulgou os dados de produção do 1º trimestre de 2024 e mostrou uma produção 3% acima do consenso. Excluindo efeito de compras de terceiros, a produção também aumentou ano contra ano. 

Estocagem um pouco maior do que o esperado (4,3 milhões de toneladas), resultando em vendas de 63,8mt. Com preço realizado forte no relativo (~$101/ton vs $119/ton spot), existe espaço para revisão no EBITDA do consenso pro 1T24 entre 5%-10%.

Tudo isso sendo a empresa mais barata do setor em termos de múltiplo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: Bloomberg

Minério de ferro traz perspectivas interessantes para investir em VALE3

Uma preocupação entre investidores quando o assunto é o minério de ferro é a China. Afinal, sua economia está passando por um ponto de inflexão diante da crise no setor da construção civil.

Leia Também

Mas nós, analistas do Market Makers, não vemos isso como um problema para os preços do minério de ferro, que tanto impactam nos preços de VALE3. Mostramos o porquê com números. Vamos lá:

Como 99% do minério de ferro é usado na fabricação de aço, é importante trazer alguns dados desse mercado. Em 2023, a produção de aço no mundo foi de 1,85 bilhão de tonelada sendo 1,02 bilhão (55% do total) produzido pela China.

Fonte: WordSteel Association

E aqui vai o meu primeiro contraponto à narrativa de preocupação com China, que inclusive foi sustentada por Daniel Goldberg, sócio de Luis Stuhlberger, em bate-papo com o Market Makers: apesar da relevância chinesa para o setor, ela não é o único país que demanda minério de ferro no mundo. O segundo país que mais produz aço é a Índia e esse número vem crescendo ano após ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste gráfico de 2022 da Worldsteel Association, dá pra ver como a Índia e outros países asiáticos como Indonésia e Vietnã têm ganhado relevância no setor: 

Fonte: Worldsteel Association

O consumo de aço na Índia aumentou 70% nos últimos 10 anos. Em 2023, o país não só cresceu seu consumo em 9%, virou importador líquido de aço e ainda ultrapassou a China em número de habitantes: 

Fonte: Nações Unidas | Elaboração Statistics Times

Alguns especialistas até acreditam na possibilidade da Índia tomar o lugar da China como o motor do crescimento mundial.

Outro país que chama atenção é o Vietnã: nos últimos 10 anos, o consumo de aço no país aumentou 716%. Apesar de consumir 17 milhões de toneladas de minério de ferro, o que é nada comparado à China, é um dado que mostra que outros países estão urbanizando sua população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Wood Mackenzie, consultoria especializada no setor, o incremento do consumo de minério do resto do mundo deve compensar a queda do consumo chinês, já assumindo uma queda de 150 milhões de toneladas na demanda por minério até 2030. Para se ter uma ideia, só a Índia deve crescer 75 milhões de toneladas no mesmo período.

China tem um longo ciclo de consumo no minério de ferro 

Se a gente pegar o índice de urbanização na China - uma proxy de consumo de minério de ferro de um país - vemos que o país asiático é menos urbanizado até do que o Brasil, o que traz a ideia de que o país ainda tem um longo caminho de utilização do aço.

Fonte: Nações Unidas
Fonte: Nações Unidas

É verdade que o setor de construção na China tem passado por uma turbulência nos últimos anos, MAS veja que a demanda por aço no setor foi mais do que compensada por outros setores:

Fonte: China Metallurgical Industry Planning and Research Institute, Wind, First Futures, Steeldata, Bloomberg Intelligence

O setor de propriedades foi 41% da demanda em 2020. Agora, após Evergrande, em 2023, foi de "apenas" 30%. Ou seja, notícias ruins vindas do setor têm cada vez menos impacto na demanda por aço. Além de infraestrutura, o setor industrial pegou parte dessa participação, saindo de 17% para 19%. O ponto aqui é: China não é só setor imobiliário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muito se fala do aumento do estoque de minério nos portos chineses, mas se olhar um longo período de tempo, está na média dos últimos 5 anos:

Fonte: Bloomberg

Preço justo do minério de ferro

Para entender qual o ‘preço justo’ do minério de ferro, é preciso levar em conta duas informações: 

1) o equilíbrio entre oferta e demanda; e 

2) o custo marginal de produção da indústria, isto é, o nível de preço que faria a produção de maior custo sair do mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com relação ao primeiro ponto, vale dizer que a oferta do minério de ferro é ainda mais manipulada do que a oferta de petróleo controlada pela OPEP+. A oferta de minério é um oligopólio comandando por apenas 4 grandes empresas: Vale, BHP, Rio Tinto e Fortescue, responsáveis por quase 80% da produção no mundo, sendo as três últimas australianas.

Com diversos grandes projetos tendo sido colocados no mercado até 2020, está previsto para a partir do primeiro trimestre de 2026 uma entrada de capacidade adicional de 60 milhões de toneladas de minério de ferro por conta do projeto Simandou, na Guiné. A China inclusive é sócia da Rio Tinto neste projeto e está colocando investindo para basicamente diminuir sua dependência ao Brasil e à Austrália.

Esse projeto vem sofrendo uma série de problemas envolvendo tanto desafios regulatórios, como também mudanças de regimes governamentais no país, mas é o único grande projeto em execução dentro do setor. Logisticamente é desafiador, tem corrupção e é difícil de acreditar que um projeto dessa relevância não sofrerá atrasos. 

Já com relação ao custo marginal de produção da indústria, consultorias e funcionários do setor afirmam que as australianas estão perto de US$ 90-95. Isso porque não apenas a inflação afetou os custos das empresas, como também é muito mais raro e difícil a autorização de licenças regulatórias. Assim como o petróleo, o setor também vem passando por um cenário de restrição de investimentos para uma agenda mais sustentável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resumindo o cenário de China e minério de ferro, eu não discordo com que diz que a China está passando por mudanças nos seus pilares econômicos, mas não vejo indicação de uma catástrofe para os preços do minério de ferro, pelo menos não com os dados que temos à disposição hoje. 

Por não vermos um colapso iminente acontecendo, seguimos comprados na Vale e acreditamos que estamos sendo bem remunerados por isso

Comunidade Market Makers: invista melhor e conecte-se com os melhores

Essa análise do minério de ferro existe graças à Comunidade Market Makers, pois eu fiz esse material enquanto analisava a carteira recomendada de 13 ações da carteira, que, embora seja focada no longo prazo, acumula uma rentabilidade de 28% nos últimos 12 meses. 

Em 2023, entregou 35% de rentabilidade aos membros ante 22% do Ibovespa. O melhor disso tudo é que se trata de uma carteira que é fortalecida pela troca que nossa Comunidade entrega:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Análises e recomendações de investimento exclusivas;
  • Happy Hours de investidores;
  • Contato por WhatsApp com a equipe Market Makers;
  • Convites para edições com platéia do podcast Market Makers;
  • Acesso a conversas em vídeo com executivos das empresas em carteira;
  • Cursos para formação de investidores: "Introdução ao Mercado de Ações" e "Do Zero ao Valuation na prática".

Com foco em oferecer um suporte de qualidade para o investidor, não é sempre que abrimos a Comunidade para novos integrantes, mas você pode entrar para a lista de espera clicando aqui para ser avisado em primeira mão quando reabrirmos e garantir sua vaga.

Isso é importante, pois abrimos a comunidade pontualmente e só quem está na lista é avisado.

Abaixo, deixo alguns prints do grupo do WhatsApp, mostrando a nossa proximidade diária com os membros. Na terceira imagem, por exemplo, respondemos a dúvida do Carlos, um dos nossos participantes, sobre os preços justos de ações que estão na carteira Market Makers

Comunidade Market Makers

Abaixo, dou uma palhinha sobre a plataforma que hospedamos as recomendações, análises, atualizações e lives. São mais de 100 vídeos e inúmeros documentos relevantes para fortalecer sua carteira de investimentos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunidade Market Makers
Comunidade Market Makers

LISTA DE ESPERA NESTE LINK

Na plataforma da comunidade, temos uma aba com os ativos e os percentuais recomendados para cada ativo, visando a otimização de um portfólio de ações vencedor. 

Como deu para ver, isso mostra que o nosso podcast (que já conta com mais de 100.000 inscritos no YouTube) é só a ponta do iceberg de tudo que você pode aproveitar no ecossistema Market Makers.

Te aguardamos na lista de espera. Será um prazer ter você como um dos membros em breve.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um abraço,

Matheus Soares

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
GALPÕES LOGÍSTICOS

A Log (LOGG3) se empolgou demais? Possível corte de payout de dividendos acende alerta, mas analistas não são tão pessimistas

14 de novembro de 2025 - 6:07

Abrir mão de dividendos hoje para acelerar projetos amanhã faz sentido ou pode custar caro à desenvolvedora de galpões logísticos?

“REALMENTE ME ASSUSTA”

A bolha da IA pode estourar onde ninguém está olhando, alerta Daniel Goldberg: o verdadeiro perigo não está nas ações

13 de novembro de 2025 - 19:01

Em participação no Fórum de Investimentos da Bradesco Asset, o CIO da Lumina chamou atenção para segmento que está muito exposto aos riscos da IA… mas parece que ninguém está percebendo

A VOZ DOS GESTORES

A bolsa ainda está barata depois da disparada de 30%? Pesquisa revela o que pensam os “tubarões” do mercado

13 de novembro de 2025 - 14:01

Empiricus ouviu 29 gestoras de fundos de ações sobre as perspectivas para a bolsa e uma possível bolha em inteligência artificial

HORA DO “GRANDE CORTE”

De longe, a maior queda do Ibovespa: o que foi tão terrível no balanço da Hapvida (HAPV3) para ações desabarem mais de 40%?

13 de novembro de 2025 - 11:59

Os papéis HAPV3 acabaram fechando o dia com queda de 42,21%, cotados a R$ 18,89 — a menor cotação e o menor valor de mercado (R$ 9,5 bilhões) desde a entrada da companhia na B3, em 2018

REAÇÃO AO RESULTADO

A tormenta do Banco do Brasil (BBAS3): ações caem com balanço fraco, e analistas ainda não veem calmaria no horizonte

13 de novembro de 2025 - 9:35

O lucro do BB despencou no 3T25 e a rentabilidade caiu ao pior nível em décadas; analistas revelam quando o banco pode começar a sair da tempestade

SÓ NA RENDA FIXA

Seca dos IPOs na bolsa vai continuar mesmo com Regime Fácil da B3; veja riscos e vantagens do novo regulamento

13 de novembro de 2025 - 6:03

Com Regime Fácil, companhias de menor porte poderão acessar a bolsa, por meio de IPOs ou emissão dívida

EFEITO MCMV

Na onda do Minha Casa Minha Vida, Direcional (DIRR3) tem lucro 25% maior no 3T25; confira os destaques

12 de novembro de 2025 - 20:03

A rentabilidade (ROE) anualizada chegou a 35% no entre julho e setembro, mais um recorde para o indicador, de acordo com a incorporadora

APURAÇÃO SEU DINHEIRO

O possível ‘adeus’ do Patria à Smart Fit (SMFT3) anima o JP Morgan: “boa oportunidade de compra”

12 de novembro de 2025 - 13:45

Conforme publicado com exclusividade pelo Seu Dinheiro na manhã desta quarta-feira (12), o Patria está se preparando para se desfazer da posição na rede de academias, e o banco norte-americano não se surpreende, enxergando uma janela para comprar os papéis

SEGUNDA OFERTA DE AÇÕES

Forte queda no Ibovespa: Cosan (CSAN3) desaba na bolsa depois de companhia captar R$ 1,4 bi para reforçar caixa

12 de novembro de 2025 - 12:11

A capitalização visa fortalecer a estrutura de capital e melhorar liquidez, mas diluição acionária preocupa investidores

ESTÁ ARRISCADO DEMAIS?

Fundo Verde diminui exposição a ações de risco no Brasil, apesar de recordes na bolsa de valores; é sinal de atenção?

12 de novembro de 2025 - 10:25

Fundo Verde reduz exposição a ações brasileiras, apesar de recordes na bolsa, e adota cautela diante de incertezas globais e volatilidade em ativos de risco

FIM DO TREINO?

Exclusivo: Pátria prepara saída da Smart Fit (SMFT3); leilão pode movimentar R$ 2 bilhões, dizem fontes

12 de novembro de 2025 - 8:35

Venda pode pressionar ações após alta de 53% no ano; Pátria foi investidor histórico e deve zerar participação na rede de academias.

MERCADOS

Ibovespa atinge marca histórica ao superar 158 mil pontos após ata do Copom e IPCA; dólar recua a R$ 5,26 na mínima

11 de novembro de 2025 - 12:57

Em Wall Street, as bolsas andaram de lado com o S&P 500 e o Nasdaq pressionados pela queda das big techs que, na sessão anterior, registraram fortes ganhos

NÃO TÃO VACA LEITEIRA

Ação da Isa Energia (ISAE4) está cara, e dividendos não saltam aos olhos, mas endividamento não preocupa, dizem analistas

11 de novembro de 2025 - 6:03

Mercado reconhece os fundamentos sólidos da empresa, mas resiste em pagar caro por uma ação que entrega mais prudência do que empolgação; veja as projeções

O QUE FAZER COM AS AÇÕES?

Esfarelando na bolsa: por que a M.Dias Branco (MDIA3) cai mais de 10% depois do lucro 73% maior no 3T25?

10 de novembro de 2025 - 15:05

O lucro de R$ 216 milhões entre julho e setembro não foi capaz de ofuscar outra linha do balanço, que é para onde os investidores estão olhando: a da rentabilidade

NÃO TEM MAIS COMO CONTINUAR

Não há mais saída para a Oi (OIBR3): em “estado falimentar irreversível”, ações desabam 35% na bolsa

10 de novembro de 2025 - 12:30

Segundo a 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, a Oi está em “estado falimentar” e não possui mais condições de cumprir o plano de recuperação ou honrar compromissos com credores e fornecedores

AO INFINITO E ALÉM

Ibovespa bate mais um recorde: bolsa ultrapassa os 155 mil pontos com fim do shutdown dos EUA no radar; dólar cai a R$ 5,3073

10 de novembro de 2025 - 12:17

O mercado local também deu uma mãozinha ao principal índice da B3, que ganhou fôlego com a temporada de balanços

DE CARA NOVA

Adeus ELET3 e ELET5: veja o que acontece com as ações da Axia Energia, antiga Eletrobras, na bolsa a partir de hoje

10 de novembro de 2025 - 9:51

Troca de tickers nas bolsas de valores de São Paulo e Nova York coincide com mudança de nome e imagem, feita após 60 anos de empresa

A BOLSA NAS ELEIÇÕES

A carteira de ações vencedora seja quem for o novo presidente do Brasil, segundo Felipe Miranda

9 de novembro de 2025 - 15:31

O estrategista-chefe da Empiricus e sócio do BTG Pactual diz quais papéis conseguem suportar bem os efeitos colaterais que toda votação provoca na bolsa

A SEMANA DOS MERCADOS

Ibovespa desafia a gravidade e tem a melhor performance desde o início do Plano Real. O que esperar agora?

9 de novembro de 2025 - 10:30

Em Wall Street, as bolsas de Nova York seguiram voando às cegas com relação à divulgação de indicadores econômicos por conta do maior shutdown da história dos EUA, enquanto os valuations esticados de empresas ligadas à IA seguiram como fonte de atenção

DISNEY GARANTIDA?

Dólar em R$ 5,30 é uma realidade que veio para ficar? Os 3 motivos para a moeda americana não subir tão cedo

8 de novembro de 2025 - 16:43

A tendência de corte de juros nos EUA não é o único fato que ajuda o dólar a perder força com relação ao real; o UBS WM diz o que pode acontecer com o câmbio na reta final de 2025

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar