🔴 Onde Investir 2º semestre está no ar – CONFIRA AS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Magda Chambriard vai virar a Petrobras (PETR4) de ponta-cabeça? Veja o que pensa a indicada de Lula para suceder Prates

Compilamos as opiniões da Magda Chambriard sobre os investimentos, os dividendos e o futuro da Petrobras

Ricardo Gozzi
15 de maio de 2024
14:06 - atualizado às 14:53
Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) petrobras petr4
Magda Chambriard, presidente da Petrobras - Imagem: Agência Brasil

A demissão de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras (PETR4) e sua substituição por Magda Chambriard tem efeito sísmico sobre os papéis da estatal nesta quarta-feira (15).

As ações da petroleira reagem em forte queda à notícia e impedem o Ibovespa de acompanhar o bom humor das bolsas internacionais diante de um resultado mais fraco que o esperado da inflação nos Estados Unidos.

O temor dos investidores é de que a troca de CEO resulte em uma maior ingerência do governo sobre os rumos da empresa.

Nesse sentido, as principais dúvidas dos analistas referem-se ao rumo dos investimentos e à política de dividendos da Petrobras.

Enquanto Prates era visto como um conciliador entre os interesses do governo e dos sócios minoritários, qualquer tentativa de antecipar o perfil da próxima gestão a essa altura configura um exercício com elevadas doses de especulação.

Diante disso, o Seu Dinheiro foi atrás do que pensa Magda Chambriard sobre a Petrobras, os rumos do setor de óleo e gás e os proventos distribuídos pela empresa.

Leia Também

Quem é Magda Chambriard, a próxima CEO da Petrobras

Embora desconhecida do grande público, Magda Chambriard é figurinha carimbada em eventos do setor de óleo e gás.

Ontem mesmo, horas antes do anúncio da demissão de Prates e de sua indicação formal pelo Ministério de Minas e Energia, Magda participou de evento fechado do bancão de investimento UBS BB para o qual foram convidados investidores e especialistas do setor.

Nascida em 1958 no Rio de Janeiro, Magda Chambriard é formada em engenharia civil pela UFRJ, tem mestrado em engenharia química e fez carreira na Petrobras a partir de 1980.

No tempo em que trabalhou na estatal, especializou-se em engenharia de reservatórios, avaliação de formações e também em produção de petróleo e gás natural.

No início dos anos 2000, ela deixou a Petrobras para ingressar na Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Magda era a diretora-geral da agência regulatória em um de seus momentos mais delicados: a quebra da OGX, do ex-magnata Eike Batista. Deixou a ANP no fim de 2016.

Em 2022, depois da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais, ela integrou a equipe de transição no grupo dedicado ao setor de energia.

É importante lembrar que, antes de Lula optar por Prates no início do ano passado, Magda era uma das favoritas para assumir a presidência da Petrobras.

O que pensa a futura presidente da Petrobras

Os investidores têm duas preocupações principais em relação aos rumos da Petrobras.

Uma delas é a política de investimentos e o temor de que uma expansão desenfreada resulte em escolhas duvidosas em termos de retorno para a companhia.

A outra é a política de dividendos. A Petrobras é a maior pagadora de proventos da bolsa brasileira. Já foi a maior do mundo.

Mas os repasses aos acionistas já não são tão robustos desde a posse de Lula, no início de 2023.

No início do ano, a retenção dos dividendos extraordinários referentes ao exercício de 2023, quando a Petrobras teve o segundo melhor resultado de sua história, provocou um terremoto nas cotações das ações da empresa.

Em relação aos dividendos, comentários feitos em anos recentes parecem estar em linha com a atual política da Petrobras.

Semanas antes da posse de Lula, em entrevista à agência de notícias Reuters, mostrou-se pragmática.

“Uma empresa de capital aberto precisa pagar dividendos, mas isso não deve chegar a um ponto que comprometa sua sobrevivência no futuro.”

No que se refere a uma eventual ingerência política, Magda Chambriard declara-se contra o uso de recursos da Petrobras para subsidiar os preços dos combustíveis — como ocorreu em parte do governo de Dilma Rousseff.

E os investimentos?

Entrevistas e declarações públicas de Magda Chambriard sugerem que ela tem uma visão clara em relação a onde e como a Petrobras deve investir.

Para ela, a Petrobras deve dar preferência a projetos nos quais o investimento traga uma boa relação custo-benefício tanto em termos de rentabilidade quanto de produtividade.

E isso vai da exploração de petróleo às escolhas da companhia para promover uma transição energética.

Na visão de Magda, em um momento no qual cerca de 90% da produção de petróleo da Petrobras vem do Pré-Sal, a prioridade a partir de agora deveria ser a exploração da Margem Equatorial e da Bacia de Pelotas. Segundo ela, são ativos grandes o suficiente para a companhia.

Ao mesmo tempo, ela se mostra reticente quanto ao uso de plataformas (por causa do custo elevado) e dos campos de petróleo em terra e águas rasas (por conta da baixa produtividade).

Não custa salientar que a exploração da Margem Equatorial é cercada de grande polêmica, em especial pelos riscos ambientais derivados desse tipo de atividade na foz do Rio Amazonas.

Refino, recompras, gás natural e transição energética

Magda também é a favor de investimentos em refino, área na qual houve desinvestimentos marcantes nos tempos de Jair Bolsonaro.

“Refino não é ruim, refino mal-feito é ruim”, afirmou ela durante evento do UBS segundo reportagem da revista Exame.

Ao mesmo tempo, Magda é contra a recompra dos ativos vendidos pela estatal à iniciativa privada durante o governo anterior. “Reverter contratos enviaria uma mensagem terrível ao mercado”, disse ela à Reuters.

Ela também indica que a exploração de petróleo e investimentos em energia limpa podem ocorrer simultaneamente.

No que se refere à transição energética, ela revela preferência por biocombustíveis pela energia eólica em terra.

Este é um ponto interessante, uma vez que Prates é um entusiasta da exploração de energia eólica offshore. Para Magda, porém, essa é uma opção “caríssima”.

Em relação ao gás natural, a futura CEO defende o protagonismo da estatal na abertura desse setor diante do avanço do mercado livre de energia.

Caso contrário, disse ela no evento do UBS, dentro de alguns anos a empresa “será atropelada”.

BTG Pactual tem opinião positiva sobre Magda Chambriard

O descontentamento dos investidores com a mudança no comando da Petrobras está explícito na reação do mercado hoje.

As ações da Petrobras lideram as quedas no Ibovespa e impedem o índice de acompanhar o tom positivo em Wall Street.

Na avaliação do BTG Pactual, porém, a percepção inicial em relação a Magda Chambriard é positiva.

O bancão mantém sua recomendação de compra para as ações da Petrobras e prefere evitar reações exageradas a decisões do governo.

“Nós seguimos acreditando que a companhia continuará em busca de novas fusões e aquisições e de estratégias para mitigar a volatilidade dos preços dos combustíveis”, afirma o BTG em relatório.

“No entanto, não temos nenhuma evidência sugerindo que isso vá ameaçar dividend yields de dois dígitos em 2024 e 2025.”

Leonardo Rufino, sócio e gestor de renda variável da Mantaro Capital, não acredita em mudanças bruscas nos principais pilares da gestão da empresa.

“Magda Chambriard tem um longo histórico de atuação no setor e posições, na maior parte das vezes, sensatas”, disse ele.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BALANÇO DO SEMESTRE

Nada de ouro ou renda fixa: Ibovespa foi o melhor investimento do primeiro semestre; confira os outros que completam o pódio

30 de junho de 2025 - 18:23

Os primeiros seis meses do ano foram marcados pelo retorno dos estrangeiros à bolsa brasileira — movimento que levou o Ibovespa a se valorizar 15,44% no período

MERCADOS HOJE

Bolsas nas máximas e dólar na mínima: Ibovespa consegue romper os 139 mil pontos e S&P 500 renova recorde

30 de junho de 2025 - 12:52

A esperança de que novos acordos comerciais com os EUA sejam fechados nos próximos dias ajudou a impulsionar os ganhos na última sessão do mês de junho e do semestre

EM MEIO AOS VENTOS CONTRÁRIOS

É possível investir nas ações do Banco do Brasil (BBAS3) sem correr tanto risco de perdas estrondosas, diz CIO da Empiricus

27 de junho de 2025 - 16:02

Apesar das recomendações de cautela, muitos investidores se veem tentados a investir nas ações BBAS3 — e o especialista explica uma forma de capturar o potencial de alta das ações com menos riscos

MERCADOS

Reviravolta na bolsa? S&P 500 e Nasdaq batem recorde patrocinado pela China, mas Ibovespa não pega carona; dólar cai a R$ 5,4829

27 de junho de 2025 - 12:47

O governo dos EUA indicou que fechou acordos com a China e outros países — um sinal de que a guerra comercial de Trump pode estar chegando ao fim. Por aqui, as preocupações fiscais ditaram o ritmo das negociações.

HORA DE INVESTIR?

Nubank (ROXO34) reconquista o otimismo do BTG Pactual, mas analistas alertam: não há almoço grátis

27 de junho de 2025 - 11:37

Após um período de incertezas, BTG Pactual vê sinais de recuperação no Nubank. O que isso significa para as ações do banco digital?

RECICLANDO PORTFÓLIO

FII Guardian Real Estate (GARE11) negocia venda de 10 lojas por mais de R$ 460 milhões; veja quanto os cotistas ganham se a operação sair do papel

27 de junho de 2025 - 11:32

Todos os imóveis estão ocupados atualmente e são locados por grandes varejistas: o Grupo Mateus e o Grupo Pão de Açúcar

DINÂMICA E EFICIÊNCIA

ETFs ganham força com a busca por diversificação em mercados desafiadores como a China

26 de junho de 2025 - 18:18

A avaliação foi feita por Brendan Ahern, CIO da Krane Funds Advisors, durante o Global Managers Conference 2025, promovido pelo BTG Pactual Asset Management

COLHENDO OS FRUTOS

Pátria Escritórios (HGRE11) na carteira: BTG Pactual vê ainda mais dividendos no radar do FII

26 de junho de 2025 - 18:01

Não são apenas os dividendos do fundo imobiliários que vêm chamando a atenção do banco; entenda a tese positiva

RENDA VARIÁVEL

Fim da era do “dinheiro livre”: em quais ações os grandes gestores estão colocando as fichas agora?

26 de junho de 2025 - 17:39

Com a virada da economia global e juros nas alturas, a diversificação de investimentos ganha destaque. Saiba onde os grandes investidores estão alocando recursos atualmente

GLOBAL MANAGERS CONFERENCE

Excepcionalismo da bolsa brasileira? Não é o que pensa André Esteves. Por que o Brasil entrou no radar dos gringos e o que esperar agora

26 de junho de 2025 - 16:48

Para o sócio do BTG Pactual, a chave do sucesso do mercado brasileiro está no crescente apetite dos investidores estrangeiros por mercados além dos EUA

MERCADOS HOJE

Bolsa em alta: investidor renova apetite por risco, S&P 500 beira recorde e Ibovespa acompanha

26 de junho de 2025 - 15:58

Aposta em cortes de juros, avanço das ações de tecnologia e otimismo global impulsionaram Wall Street; no Brasil, Vale, Brasília e IPCA-15 ajudaram a B3

DE OLHO NO BRASIL

Ibovespa calibrado: BlackRock lançará dois ETFs para investir em ações brasileiras de um jeito novo

26 de junho de 2025 - 13:59

Fundos EWBZ11 e CAPE11 serão listados no dia 30 de junho e fazem parte da estratégia da gestora global para conquistar mais espaço nas carteiras domésticas

NOVAS PREFERÊNCIAS

Todo mundo quer comprar Bradesco: Safra eleva recomendação para ações BBDC4 e elege novos favoritos entre os bancões

25 de junho de 2025 - 17:24

Segundo o Safra, a mudança de preferência no setor bancário reflete a busca por “jogadores” com potencial para surpreender de forma positiva

FOME DE AQUISIÇÃO

Apetite do TRXF11 não tem fim: FII compra imóvel ocupado pelo Assaí após adicionar 13 novos ativos na carteira

25 de junho de 2025 - 16:19

Segundo a gestora, o ativo está alinhado à estratégia do fundo de investir em imóveis bem localizados e que beneficia os cotistas

BANCOS NA CARTEIRA

Até os gringos estão com medo de investir no Banco do Brasil (BBAS3) agora. Quais as novas apostas dos EUA entre os bancos brasileiros?

25 de junho de 2025 - 11:50

Com o Banco do Brasil em baixa entre os investidores estrangeiros, saiba em quais ações de bancos brasileiros os investidores dos EUA estão apostando agora

GUIA DOS FUNDOS

FIIs de papel são os preferidos do Santander para estratégia de renda passiva; confira a carteira completa de recomendação

24 de junho de 2025 - 18:57

Fundos listados pelo banco tem estimativas de rendimento com dividendos de até 14,7% em 12 meses

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Mesmo com petroleiras ‘feridas’, Ibovespa sobe ao lado das bolsas globais; dólar avança a R$ 5,5189

24 de junho de 2025 - 17:51

Cessar-fogo entre Israel e Irã fez com que os preços da commodity recuassem 6% nesta terça-feira (24), arrastando as empresas do setor para o vermelho

JOGADA TÁTICA

Não é hora de comprar Minerva (BEEF3): BTG corta preço-alvo das ações, mas revela uma oportunidade ainda mais suculenta

24 de junho de 2025 - 17:25

Os analistas mantiveram recomendação neutra para as ações BEEF3, mas apontaram uma oportunidade intrigante que pode mexer com o jogo da Minerva

TURISMO NA LIDERANÇA

CVC (CVCB3) decola na B3: dólar ajuda, mas otimismo do mercado leva ação ao topo do Ibovespa

24 de junho de 2025 - 15:33

A recuperação do apetite ao risco, o fim das altas da Selic e os sinais de trégua no Oriente Médio renovam o fôlego das ações ligadas ao consumo

ROADSHOW NOS EUA

É hora do Brasil: investidores estrangeiros estão interessados em ações brasileiras — e estes 4 nomes entraram no radar

24 de junho de 2025 - 13:41

Vale ficou para trás nos debates, mas uma outra empresa que tem brilhado na bolsa brasileira mereceu uma menção honrosa

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar