Fundo Imobiliário pioneiro na B3 deixa de ser negociado na sexta-feira – e vai antecipar dividendos aos cotistas
Fim do BCFF11, que conta com 355 mil investidores, acontece com o processo de incorporação por outro fundo, o BTG Pactual Hedge Fund (BTHF11)

No fim de uma era para um dos fundos imobiliários (FIIs) pioneiros da B3, o BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11) deixará o pregão da B3 nesta semana. O último dia de negociação do primeiro e maior FOF do mercado acontece nesta sexta-feira (18).
O encerramento do BCFF11, que conta com aproximadamente 355 mil investidores, acontece com o processo de incorporação por outro fundo, o BTG Pactual Hedge Fund (BTHF11). Os cotistas aprovaram a operação no mês passado e, na prática, passarão a deter posições no novo fundo.
Os cotistas terão até o dia 12 de novembro de 2024 para informar os custos médios históricos de aquisição das cotas à administradora do fundo, que fará o tratamento tributário.
Fim do BCFF11 e início do BTHF11
No dia 13 de novembro, os cotistas receberão as novas cotas do BTHF11. De acordo com a relação de troca, os investidores receberão 0,80 cota do BTHF11 para cada uma que possuem. As frações passarão por leilão e posterior pagamento em dinheiro.
A negociação das cotas do BTHF11 na B3 está prevista para começar em 18 de novembro.
Dividendos antecipados
Como parte do processo de liquidação, haverá uma distribuição antecipada extraordinária de dividendos aos cotistas do BCFF11. O fundo imobiliário pagará o valor de R$ 0,07 por cota no dia 25 de outubro.
Leia Também
Terão direito a receber os proventos os investidores com posição no FII no dia 18 de outubro. Mas vale lembrar que a distribuição corresponde ao rendimento de competência de outubro -- ou seja, não haverá outra distribuição no mês seguinte. Acesse aqui o fato relevante completo do fundo com os detalhes da operação.
Por que o fundo imobiliário BCFF11 vai acabar
A incorporação do fundo imobiliário BCFF11 pelo BTG Pactual Hedge Fund (BTHF11) foi uma iniciativa da BTG Pactual Asset, responsável pela gestão de ambos os FIIs.
Desse modo, o hedge fund, que é atualmente negociado no ambiente da Cetip, passará a ter negociações na B3 e o BCFF11 será liquidado.
Esse tipo de operação está se tornando comum na indústria de fundos imobiliários, já que os fundos de fundos (FOFs) como o BCFF11 apresentam desvantagens operacionais em relação aos hedge funds.
Isso porque a classe pode investir não só em outros FIIs como também em títulos de crédito imobiliário, imóveis e até ações do setor.
TROCA-TROCA
Dividendos para setembro: Itaú (ITUB4) e Vale (VALE3) saem da carteira da Rico; veja quem entrou
7 de setembro de 2026 - 16:10SETOR DE CONSTRUÇÃO
Não é MRV (MRVE3) nem Direcional (DIRR3): Itaú BBA acredita que outra ação pode valorizar até 107%
7 de setembro de 2026 - 12:17RENDA PASSIVA
Quem mais pagou dividendos em 2026? Veja o ranking das 10 maiores pagadoras no 2º trimestre
5 de setembro de 2026 - 17:45ESTRATÉGIA DO GESTOR
Nem Tesouro IPCA+, nem crédito: aposta de Stuhlberger agora está na bolsa
5 de setembro de 2026 - 12:01DOIS GIGANTES, DUAS APOSTAS
200 mil ou pé atrás? Os três elementos que decidirão os próximos meses da bolsa brasileira
4 de setembro de 2026 - 18:45ONDE INVESTIR
Onde investir em setembro? Com eleições pegando fogo e uma onda de RJs, veja onde apostar na bolsa, renda fixa, FIIs e exterior
4 de setembro de 2026 - 11:50RADAR DE FIIS
BTLG11 vai às compras e coloca galpões ocupados por Mercado Livre e Amazon no carrinho; veja detalhes da transação de R$ 959 milhões
4 de setembro de 2026 - 9:57FII DO MÊS
Mau humor do mercado deixa fundo imobiliário favorito dos analistas 15% mais barato; veja os FIIs indicados para setembro
4 de setembro de 2026 - 6:04QUAL A VISÃO PARA O FUTURO
Após saída de Steinbruch do cargo de CEO, XP faz alertas para CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3)
3 de setembro de 2026 - 16:48AÇÃO DO MÊS
Analistas elegem Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) para investir em setembro; confira o ranking completo
3 de setembro de 2026 - 6:02NO OLHO DO FURACÃO
MPF denuncia fundadores da TRX por gestão fraudulenta, diz jornal; confira a resposta da gestora
2 de setembro de 2026 - 14:41CRISE CONTINUA
Citi está mais pessimista com Natura (NATU3) e rebaixa ação para venda. Por que a faxina na casa não convence o banco?
2 de setembro de 2026 - 12:45ENTREVISTA EXCLUSIVA
Multimercados em crise? CEO da Bradesco Asset vê ‘seleção natural’ e diz que uma nova onda de consolidação vem aí
1 de setembro de 2026 - 12:46FIM DA NEGOCIAÇÃO CONTÍNUA
B3 tira ação da Ambipar (AMBP3) das negociações regulares da bolsa por atraso; entenda
1 de setembro de 2026 - 10:15FRED KRUEGER ESTÁ DE VOLTA?
Kinea alerta para ‘pesadelo’ fiscal no Brasil e revela onde está buscando proteção antes das eleições
1 de setembro de 2026 - 7:08BALANÇO DO MÊS
Só deu ouro em agosto: metal precioso e ‘ouro digital’ entregaram até 25% de retorno no mês, deixando a renda fixa comendo poeira
31 de agosto de 2026 - 18:45BTG PACTUAL MACRO DAY 2026
Mercado aposta que nada vai melhorar no Brasil. É justamente por isso que gestores estão comprando renda fixa
31 de agosto de 2026 - 17:45RETOMADA À VISTA?
Mercado de capitais pode voltar a esquentar — e Itaú BBA indica esta ação para ganhar com a virada
31 de agosto de 2026 - 16:42RADAR DE FIIS
TRX dá mais um passo atrás e desiste de aquisição de cinco imóveis da Cyrela (CYRE3), incluindo prédio alugado pelo Nubank
31 de agosto de 2026 - 10:04TOUROS E URSOS #285