O Seu Dinheiro virou petista? Por que lançamos o Diário dos 100 dias de Lula
Afinal, por que dedicar tempo para acompanhar os primeiros passos de Lula? Confira a resposta e também os destaques desta quarta-feira

Os leitores mais atentos notaram que o Seu Dinheiro começou a publicar no início deste ano uma série chamada “Diário dos 100 dias”.
Como o nome sugere, trata-se de uma cobertura especial sobre as primeiras semanas do novo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente.
Mas para alguns essa explicação não é suficiente. Afinal, por que dedicar tempo para acompanhar os primeiros passos de Lula? O Seu Dinheiro virou petista?
Vale dizer que recebemos esse mesmo tipo de questionamento quatro anos atrás — com o sinal trocado —, quando publicamos o diário do início do governo de Jair Bolsonaro.
O que não mudou foi a resposta. Não, o Seu Dinheiro não virou petista e nem acompanhou a agenda do ex-presidente por ser bolsonarista.
Aliás, seguir de perto os 100 primeiros dias de mandato de um governante é uma tradição bem mais antiga do que a atual polarização política. Ela começou quando Franklin Delano Roosevelt assumiu a presidência dos Estados Unidos, no auge da Grande Depressão na década de 1930.
Leia Também
Roosevelt se valeu do período em que os políticos costumam ter maior popularidade para implementar um conjunto de medidas para tirar a economia norte-americana do buraco.
A partir de então, os primeiros 100 dias se tornaram uma espécie de termômetro de toda a gestão presidencial, e não só nos EUA.
Aqui no Brasil, por exemplo, Jair Bolsonaro enviou a proposta de reforma da Previdência — o seu maior projeto na área econômica — no 51º dia de governo.
Lula também não pode reclamar de tédio. Em 25 dias no cargo, enfrentou uma invasão ao Palácio do Planalto e fez declarações que provocaram calafrios no mercado financeiro.
Portanto, as decisões do presidente da vez — e em particular as tomadas no início do mandato — tem grande potencial para mexer com os seu bolso e os seus investimentos.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER HOJE
FERIADO COM PREGÃO
A B3 vai funcionar normalmente no dia do aniversário de São Paulo. Enquanto a maior cidade do país celebra os 469 anos, o Ibovespa deve reagir à temporada de resultados nos EUA. Após a Microsoft, hoje é a vez da Tesla de Elon Musk divulgar o balanço. Acompanhe aqui todas as movimentações dos mercados desta quarta-feira.
REPORTAGEM ESPECIAL
Com ferida exposta pelo caso Americanas (AMER3), temporada de balanços do 4º trimestre coloca varejistas no foco dos investidores. Tradicionalmente um dos setores mais populares da bolsa brasileira, o varejo será analisado com mais rigor após o escândalo da empresa. Saiba o que esperar.
VAI TER CALOTE?
Como fica a situação do LVBI11, fundo imobiliário que aluga galpão para a Americanas, após a recuperação judicial da varejista? O FII acumula uma queda de 5,7% desde a revelação do rombo contábil na companhia.
MARKET MAKERS
O mercado financeiro é ‘anti-Lula’ e a favor da miséria? Saiba o que tirar das primeiras brigas entre a bolsa e o novo governo. Se o mercado vende, é porque acha que o preço vai cair. Se compra, é porque crê que vai subir. São conclusões baseadas em hipóteses e fatos.
OSCAR 2023
Avatar 2 disputa categoria de Melhor Filme com “Top Gun: Maverick” e “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. Um dos maiores sucessos de 2022, a continuação de “Avatar” concorre ao Oscar na categoria de Melhor Filme; veja os indicados da premiação.
ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Douglas Ruas e Eduardo Paes vão ao segundo turno pelo governo do Rio de Janeiro; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Tarcísio de Freitas, do Republicanos, é reeleito governador de São Paulo no primeiro turno
4 de outubro de 2026 - 17:00RESULTADO DAS URNAS
Eleições 2026: Elmano de Freitas, do PT, derrota Ciro Gomes no primeiro turno e conquista reeleição no Ceará; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Sergio Moro, do PL, é eleito governador do Paraná no primeiro turno
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Flávio Bolsonaro sai na frente, lidera 1º turno com 47% e puxa Lula para o 2º turno
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Cleitinho Azevedo (Republicanos) é eleito governador de Minas Gerais no primeiro turno; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Raquel Lyra (PSD) é reeleita governadora de Pernambuco no primeiro turno; veja resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Jerônimo Rodrigues é reeleito governador da Bahia no primeiro turno; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Jorginho Mello (PL) é reeleito governador de Santa Catarina no 1º turno; veja o resultado da disputa
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Luciano Zucco (PL) vence disputa pelo governo do Rio Grande do Sul no primeiro turno
4 de outubro de 2026 - 17:00PRIMEIRO TURNO
Eleições 2026: decisão do eleitor brasileiro é chave para planos de Trump, diz NYT
4 de outubro de 2026 - 16:35Eleições 2026
Market Makers promove live para acompanhar a apuração do primeiro turno das eleições; acompanhe
4 de outubro de 2026 - 15:14ELEIÇÕES 2026
Onde eu voto? Veja onde votar nas eleições 2026 e quais documentos levar antes de sair de casa
4 de outubro de 2026 - 12:02ELEIÇÕES 2026
Lula mantém a dianteira, mas Flávio Bolsonaro encurta a distância, aponta Datafolha; veja os números
4 de outubro de 2026 - 11:10ATENÇÃO, ELEITOR
Eleições 2026: vai viajar neste domingo? Veja como justificar o voto pelo celular — e não deixar essa pendência para depois
4 de outubro de 2026 - 9:26ELEIÇÕES 2026
Reta final para o 1º turno: como Lula e Flávio Bolsonaro estão nas pesquisas e qual é a última tacada pré-eleições
3 de outubro de 2026 - 13:25Conteúdo Empiricus
Dólar a R$ 4,86 após as eleições? Saiba quais ‘pistas’ o Chile, a Colômbia e o Peru podem dar sobre o câmbio
2 de outubro de 2026 - 16:48ELEIÇÕES 2026
Na véspera das eleições, EUA e Austrália fecham embaixadas no Brasil. O que está por trás da decisão — e a resposta de Brasília
2 de outubro de 2026 - 12:16ELEIÇÕES 2026
A três dias das eleições, Lula e Flávio Bolsonaro estão empatados no 1º e no 2º turno, segundo Datafolha
1 de outubro de 2026 - 19:43RAIO-X DO ELEITOR