🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

O mercado financeiro é ‘anti-Lula’ e a favor da miséria? Saiba o que tirar das primeiras brigas entre a bolsa e o novo governo

Se o mercado vende, é porque acha que o preço vai cair. Se compra, é porque crê que vai subir. São conclusões baseadas em hipóteses e fatos

24 de janeiro de 2023
8:18 - atualizado às 8:20
Lula com bandeira do Brasil e gráfico ao fundo vermelho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Shutterstock / Luisa Dörr/TIME / Montagem Brenda Silva

Quando foi eleito pela terceira vez para a Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o mercado financeiro como espantalho-geral da república.

A ruidosa “cerimônia de posse” aconteceu ainda em novembro, no dia seguinte à entrega da PEC dos gastos de transição ao Congresso. Começou, como de costume, com um discurso do mandatário eleito.

“Não adianta ficar pensando só em responsabilidade fiscal”, disse Lula. “O mercado fica nervoso à toa. É engraçado que não ficou nervoso com quatro anos do Bolsonaro”, completou.

Os movimentos do mercado

Quando a bolsa caiu e o dólar subiu, o mercado assinou seu termo de posse como espantalho-geral.

Agora, quando o mercado financeiro questiona o governo do seu jeito, comprando e vendendo o que quer que seja, desinformados úteis entendem como querem.

O dólar subiu? O mercado é a favor da fome. A bolsa caiu? O mercado gosta de ver pobres recolhendo ossos no lixo para sobreviver.

Opiniões assim são como espantalhos: podem até parecer reais de longe, mas de perto são apenas versões falsas, distorcidas e mais feias do que o que imitam.

O que o mercado vê

Se o mercado vende, é porque acha que o preço vai cair. Se compra, é porque crê que vai subir. São conclusões baseadas em hipóteses e fatos — como a hipótese de que Lula conduza uma política econômica desenvolvimentista parecida com a de Dilma, que de fato resultou em duas quedas consecutivas do PIB e desemprego.

O mandato de espantalho colou tanto que estamos sendo obrigados e lidar com coisas assim:

Algumas respostas são possíveis para comentários como esse. Em 13 anos cobrindo o mercado financeiro — dos quais quatro entrevistando os maiores operadores dele — jamais ouvi que fome seja bom para a economia, ou que uma vergonhosa tragédia humanitária se abatendo sobre um povo originário não seja exatamente isso: uma vergonhosa tragédia.

Outra resposta possível seria este link, com a cobertura do Valor Econômico sobre o que está acontecendo com o povo yanomami. Se está no Valor, o mercado vê.

Responsabilidade fiscal e social

Mas talvez a melhor resposta seja em forma de pergunta: antes de o espantalho ser empossado, você acompanhava o mercado financeiro? Você notou esteeste e este momento no qual Jair Bolsonaro e seu governo foram criticados?

E mais importante: sabia que as consequências de uma política fiscal errada são a inflação, que diminui o poder de compra dos mais pobres? E que a solução para esse problema é aumentar juros, que afeta diretamente a quantidade de empregos?

É claro que não se trata aqui de tentar convencer ninguém que o mercado é petista. Tenho a convicção de que, se apenas seus membros votassem, Jair Bolsonaro estaria tocando hoje seu segundo mandato.

Nem é o caso de ignorar que o mercado ponha o dinheiro em primeiro lugar, afinal esse é seu dever legal e fiduciário com os donos do capital que ele gere (eu e você).

Mas acreditar que o mercado financeiro gosta de miséria é ignorar que a bolsa depende de pessoas que consigam poupar para investir, comprar ações ou mesmo consumir. É acreditar que responsabilidade fiscal e social são antagônicas. É acreditar que espantalhos são pessoas.

Um abraço,
Renato Santiago

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar