🔴 É HOJE! COMO COMPRAR CARROS COM ATÉ 50% DE DESCONTO NA TABELA FIPE – CONHEÇA A ESTRATÉGIA

Carolina Gama
Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.
DIA 46

Reciclando JK: o plano de Lula para fazer o Brasil crescer 40 anos em 4

Enquanto viaja pelo Brasil com programas para dar impulso à infraestrutura, a tensão entre o governo e o BC continua, com novos atores entrando em cena para apaziguar os ânimos

Carolina Gama
15 de fevereiro de 2023
20:29 - atualizado às 18:27
Cerimônia alusiva de visita à frente de trabalho para duplicação da BR 101.
Cerimônia alusiva de visita à frente de trabalho para duplicação da BR 101 - Imagem: Ricardo Stuckert/ PR

Juscelino Kubitschek ficou famoso pelo slogan 50 anos em 5 — um plano desenvolvimentista que, segundo ele mesmo, iria fazer o Brasil crescer rapidamente, apoiado em investimentos pesados em áreas como transporte, energia, indústria de base e educação. 

Passados mais de 60 anos do governo JK, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reciclou o lema e pensa em uma expansão de 40 anos em 4. 

“O Brasil não para mais. Vão ser quatro anos que vão valer por 40, de tanto que a gente vai trabalhar”, afirmou Lula durante visita nesta quarta-feira (15) às obras de duplicação da BR-101, em Maruim, Sergipe. 

Sob o sol do Nordeste e munido de um boné, o petista voltou a dizer que vai andar pelo País anunciando obras de infraestrutura, saneamento básico e habitação — no dia anterior, ele esteve em Santo Amaro, na Bahia, para o relançamento do programa Minha Casa, Minha Vida. 

“A roda gigante da economia vai voltar a funcionar. O País vai voltar a crescer”, disse Lula na ocasião. 

Assim como fez ontem, quando distribuiu elogios a ministros e aliados, hoje Lula agradeceu ao Congresso pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição — que abriu um espaço fiscal de R$ 198 bilhões no orçamento deste ano. 

Ele também aproveitou o momento para mandar um recado: em tom de brincadeira, disse que, se faltar verba para concluir as obras paradas, o senador Rogério Carvalho (PT-SE), presente à visita, vai aprová-la no Senado.

Enquanto Lula faz política…

… o entrave entre o governo e o Banco Central continua.

Quem resolveu falar sobre o assunto hoje foi o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que voltou a afirmar que não vê no Congresso nenhuma possibilidade de mudança em relação à autonomia da autoridade monetária.

Embora o deputado tenha afirmado que, para ele, Lula e o presidente do BC, Roberto Campos Neto, “são duas pessoas que vão saber dialogar”, na sua visão, as tratativas públicas sobre a política monetária não ajudam a economia.

“A gente precisa trazer esse debate para o bastidor, ajustar o que precisa ajustar”, afirmou.

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Campos Neto disse na segunda-feira (13) que fará tudo o que estiver a seu alcance para aproximar o BC do governo. No mesmo dia, durante ato político em comemoração ao aniversário do PT, Lula evitou críticas à autoridade monetária. 

Compartilhe

FLEXIBILIZAÇÃO DA PENA

George Washington, bolsonarista que planejou atentado a bomba no aeroporto no Distrito Federal, vai para o semiaberto

19 de maio de 2024 - 15:34

A mudança do regime fechado para o semiaberto foi reconhecida porque ele já cumpriu um sexto da pena, requisito estabelecido na Lei de Execução Penal

MÃO PESADA?

Anatel poderá ser supervisor das redes sociais: presidente da agência defende que órgão regule plataformas 

19 de maio de 2024 - 11:22

O dirigente da Anatel explicou que a agência não tem, no entanto, como atuar sobre postagem e perfis específicos

ACONTECE EM OUTUBRO

Aquecendo os motores para as eleições municipais: Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

18 de maio de 2024 - 11:55

Dos 35 planos de teste realizados, cinco apontaram melhorias nos sistemas, que foram acatadas pelos técnicos do tribunal

"TUDO NORMAL"

Jair Bolsonaro recebe alta após 13 dias internado e já anuncia planos

17 de maio de 2024 - 16:46

“Em uma semana, tudo normal”, escreveu no X (antigo Twitter) Bolsonaro, que estava com quadro de erisipela e desconforto abdominal

VAI MELHORAR?

O que Haddad espera da economia? Projeções da Fazenda esperam inflação e PIB maiores para 2024

16 de maio de 2024 - 15:33

Para 2025, a projeção de IPCA passou de 3,10% para 3,20%. A atualização acontece um mês após o último boletim macrofiscal da SPE.

POLÍTICA

Sérgio Moro vai perder o mandato? Veja como será o julgamento do senador no TSE

16 de maio de 2024 - 11:14

Julgamento que pode resultar na cassação do mandato de Sérgio Moro e torná-lo inelegível começa hoje no TSE

PESQUISA QUAEST

Lula “merece” ou não ser reeleito? Pesquisa aponta nome mais forte que Jair Bolsonaro para eleição de 2026

13 de maio de 2024 - 8:35

Vale lembrar que Bolsonaro está inelegível até a eleição de 2030, de acordo com uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

DECISÃO DA CORTE

STF barra indicações políticas para estatais — mas mantém nomeações feitas por Lula

10 de maio de 2024 - 9:19

Assim, com a decisão, ficam proibidas futuras nomeações políticas para cargos de chefia em empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias

LEVANTAMENTO

Governo Lula melhor que o de Bolsonaro? Veja o que a pesquisa CNT/MDA descobriu

7 de maio de 2024 - 18:32

O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e executado pelo Instituto MDA Pesquisa. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.

NAS CASAS LEGISLATIVAS

Comissão do Senado dá sinal verde para projeto de lei que recria seguro obrigatório DPVAT e libera R$ 15 bilhões de crédito

7 de maio de 2024 - 14:49

“A recriação do DPVAT, agora SPVAT, não tem nenhum condão do ponto de vista do governo de fazer caixa”, disse o senador Jaques Wagner durante a votação

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar