🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DIA 97

O Brasil voltou: o plano de Lula para recolocar o país no mapa está a todo vapor

Após ficar fora do grupo durante todo o governo Bolsonaro, o Brasil voltará a integrar um fórum multilateral a partir de 6 de maio e vem mais por aí

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quando Luiz Inácio Lula da Silva era candidato à presidência, uma de suas promessas era recolocar o Brasil no cenário internacional — e esse plano está a todo vapor. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro passo que o petista deu nessa direção veio nas primeiras semanas de governo, quando ele viajou para a Argentina na tentativa de reforçar laços com o país vizinho. 

Logo depois veio a emblemática viagem a Washington, onde Lula se reuniu com o presidente dos EUA, Joe Biden, para defender os princípios da democracia aqui e lá. 

O presidente até tentou dar outro passo, dessa vez em direção à China, mas uma pneumonia acompanhada da influenza A impediram sua visita a Xangai e a Pequim. 

Agora, o governo Lula dá outro passo para recolocar o Brasil no mapa: o Diário Oficial da União (DOU) trouxe o decreto do retorno do País à União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após ficar fora do grupo durante todo o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Brasil voltará a integrar o fórum multilateral a partir de 6 de maio.

Leia Também

DE CABEÇA PARA BAIXO?

Brasil no centro e sul no topo: novos mapas-múndi lançados pelo IBGE desafiam convenções cartográficas

Conteúdo Market Makers

Eleições 2026: Rali do Ibovespa ‘voltou à mesa’ com crescimento de Bolsonaro e Cury, avalia analista

E o Brasil volta acompanhado…

O retorno do Brasil à Unasul não acontece sozinho. A Argentina do peronista Alberto Fernandez também já anunciou que irá voltar a integrar o grupo.

Atualmente, o bloco conta apenas com Bolívia, Guiana, Suriname e Venezuela. O Peru se encontra suspenso desde a última crise política do país.

A Unasul foi criada em 2008, no segundo governo Lula. Em 2010, o grupo chegou a contar com todos os 12 países do continente, mas foi desidratado ao longo da última década após a saída de partidos de esquerda do comando de diversas nações na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula ainda vai pra China

Lula vai comemorar os 100 primeiros dias de governo com uma viagem para a China. No dia seguinte ao marco, o presidente finalmente viaja para encontrar com Xi Jinping. 

O petista ainda está definindo a comitiva que vai acompanhá-lo. Nesta sexta-feira (07), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que irá acompanhar Lula em sua viagem à China. Já o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não.

Havia a expectativa que, com a mudança de data, Lira pudesse viajar. Mas ele afirmou ao G1 que possui compromissos no Brasil que não pode remarcar. 

Além disso, a Câmara retoma votações na próxima semana e aguarda o envio, até sexta-feira (14), do texto do arcabouço fiscal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como o prazo para envio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) até o dia 15 de abril, o governo pretende enviar o texto da regra fiscal também ao Congresso nesta semana.

*Com informações do G1

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente do STF, Edson Fachin, veste toga preta e está sentando em uma mesa, segurando papéis 9 de setembro de 2026 - 18:36
Imagem do prédio sede da Polícia Federal 8 de setembro de 2026 - 19:50
Bandeira do Brasil 7 de setembro de 2026 - 17:00
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026 6 de setembro de 2026 - 9:00

Conteúdo Market Makers

Seus investimentos e patrimônio estão preparados para as Eleições 2026?

6 de setembro de 2026 - 9:00
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva em pé, de frente a um púlpito, com bandeira do Brasil atrás. 3 de setembro de 2026 - 19:03
O ministro Alexandre de Moraes aparece sentado, olhando para o lado, com cara de poucos amigos. 3 de setembro de 2026 - 13:41
banco master pesquisa atlasintel bloomberg 2 de setembro de 2026 - 19:46
alexandre de moraes daniel vorcaro 1 de setembro de 2026 - 19:41
shein e temu varejistas chinesas china e-commerce 30 de agosto de 2026 - 17:55
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 20 de agosto de 2026 - 12:51
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar