🔴 RECEBA TODA SEMANA RECOMENDAÇÕES PARA PODER DOBRAR O SEU DINHEIRO – CONHEÇA O MÉTODO

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
DIA 97

O Brasil voltou: o plano de Lula para recolocar o país no mapa está a todo vapor

Após ficar fora do grupo durante todo o governo Bolsonaro, o Brasil voltará a integrar um fórum multilateral a partir de 6 de maio e vem mais por aí

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
7 de abril de 2023
19:51 - atualizado às 18:48
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quando Luiz Inácio Lula da Silva era candidato à presidência, uma de suas promessas era recolocar o Brasil no cenário internacional — e esse plano está a todo vapor. 

O primeiro passo que o petista deu nessa direção veio nas primeiras semanas de governo, quando ele viajou para a Argentina na tentativa de reforçar laços com o país vizinho. 

Logo depois veio a emblemática viagem a Washington, onde Lula se reuniu com o presidente dos EUA, Joe Biden, para defender os princípios da democracia aqui e lá. 

O presidente até tentou dar outro passo, dessa vez em direção à China, mas uma pneumonia acompanhada da influenza A impediram sua visita a Xangai e a Pequim. 

Agora, o governo Lula dá outro passo para recolocar o Brasil no mapa: o Diário Oficial da União (DOU) trouxe o decreto do retorno do País à União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Após ficar fora do grupo durante todo o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Brasil voltará a integrar o fórum multilateral a partir de 6 de maio.

E o Brasil volta acompanhado…

O retorno do Brasil à Unasul não acontece sozinho. A Argentina do peronista Alberto Fernandez também já anunciou que irá voltar a integrar o grupo.

Atualmente, o bloco conta apenas com Bolívia, Guiana, Suriname e Venezuela. O Peru se encontra suspenso desde a última crise política do país.

A Unasul foi criada em 2008, no segundo governo Lula. Em 2010, o grupo chegou a contar com todos os 12 países do continente, mas foi desidratado ao longo da última década após a saída de partidos de esquerda do comando de diversas nações na região.

Lula ainda vai pra China

Lula vai comemorar os 100 primeiros dias de governo com uma viagem para a China. No dia seguinte ao marco, o presidente finalmente viaja para encontrar com Xi Jinping. 

O petista ainda está definindo a comitiva que vai acompanhá-lo. Nesta sexta-feira (07), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que irá acompanhar Lula em sua viagem à China. Já o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não.

Havia a expectativa que, com a mudança de data, Lira pudesse viajar. Mas ele afirmou ao G1 que possui compromissos no Brasil que não pode remarcar. 

Além disso, a Câmara retoma votações na próxima semana e aguarda o envio, até sexta-feira (14), do texto do arcabouço fiscal.

Como o prazo para envio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) até o dia 15 de abril, o governo pretende enviar o texto da regra fiscal também ao Congresso nesta semana.

*Com informações do G1

Compartilhe

MEMÓRIA (DO) REAL

Nos 30 anos do Plano Real, Pedro Malan relata como o Brasil venceu a “marcha da insensatez”

24 de junho de 2024 - 6:24

Em evento em SP, Malan revelou bastidores da formação da equipe econômica responsável pela criação do Plano Real

OS CANDIDATOS AO PLEITO

De Tarcísio a Huck e Michelle Bolsonaro: o que dizem os possíveis adversários de Lula sobre as eleições de 2026

23 de junho de 2024 - 16:58

Fora do pleito, Bolsonaro organiza a fila de possíveis herdeiros ao seu legado político e rivais para o atual presidente

TOUROS E URSOS NAS ELEIÇÕES

Tabata Amaral, pré-candidata à prefeitura de São Paulo, fala com exclusividade ao Seu Dinheiro sobre privatizações e revela preocupação fiscal com município

23 de junho de 2024 - 13:03

A deputada diz que o fato de ser pouco conhecida é o maior desafio da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Ricardo Nunes confirma bolsonarista como vice, enquanto Lula e Boulos são condenados pelo TRE; entenda

22 de junho de 2024 - 14:03

O anúncio foi feito no mesmo dia em que o presidente e o pré-candidato do PSOL foram condenados por propaganda eleitoral antecipada

TOUROS E URSOS NAS ELEIÇÕES

Exclusivo: Tabata Amaral diz como espera conquistar eleitores de Nunes e Boulos e por que rejeita rótulo de “terceira via”

22 de junho de 2024 - 12:05

A deputada diz que o fato de ser pouco conhecida é o maior desafio da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo

TOUROS E URSOS NAS ELEIÇÕES

Exclusivo: “Estou assustada com a situação fiscal de São Paulo”, diz Tabata Amaral, que critica gastos de Ricardo Nunes na prefeitura

21 de junho de 2024 - 19:22

“Parece que na hora que a bonança chegou, acharam que a responsabilidade fiscal não era mais necessária, disse a pré-candidata à Prefeitura em entrevista ao Seu Dinheiro

UMA NOVA UNIÃO?

Quem vai ficar com ela? Por que o PL recuou na disputa com o União Brasil pelo comando da Câmara de SP 

21 de junho de 2024 - 17:31

Bancada de vereadores do partido afirmou que apoiará o União Brasil na eleição para a Mesa Diretora da Casa em 2025

TOUROS E URSOS NAS ELEIÇÕES

Exclusivo: Tabata Amaral se coloca contra privatização da Sabesp (SBSP3) e diz o que fará com contratos herdados da prefeitura

21 de junho de 2024 - 11:19

A deputada federal é pré-candidata pelo PSB participou da mais recente edição do Touros e Ursos, o podcast do Seu Dinheiro

Cenário eleitoral

Pesquisa mostra que Boulos oscila dentro da margem, para 35,7%, e Nunes sobe para 23,4% das intenções de voto em São Paulo

19 de junho de 2024 - 13:27

Levantamento mostra os candidatos Pablo Marçal (PRTB) com 12,6% e Tabata Amaral com 10,7%

DINHEIRO NO BOLSO

Quem abocanhou a maior parcela do fundo eleitoral: PT ou PL? Partidos dividem quase R$ 5 bilhões para campanhas 

18 de junho de 2024 - 14:15

Este ano a quantia é o dobro da última votação municipal e é equivalente ao destinado às eleições presidenciais de 2022

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar