IR 2023: tudo o que você precisa saber para não errar na sua declaração ESTÁ AQUI

Cotações por TradingView
2023-02-10T20:41:46-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
DIA 41

Amigos para sempre? A mensagem que o encontro entre Lula e Biden enviou ao Brasil — e ao mundo

Presidente brasileiro foi a Washington para recolocar o país no cenário internacional e aproveita para cutucar o antecessor, Jair Bolsonaro, que ainda está nos EUA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
10 de fevereiro de 2023
20:32 - atualizado às 20:41
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Reunião com o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Reunião com o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden. - Imagem: Ricardo Stuckert/PR

Em uma busca rápida no Google é possível encontrar pelo menos três filmes com o título “Amigos para sempre”. Um fala da relação entre um homem rico tetraplégico e seu assistente com históricos criminais; o outro mostra a trajetória de um adolescente de 16 anos e seu cachorro e o terceiro, da relação entre um avô, um neto e um pelicano. 

Esses três filmes não têm só o título em comum — eles tratam da construção da confiança e cumplicidade ao longo do tempo, o que torna seus personagens, amigos para sempre. 

Nesta sexta-feira (10), os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden ensaiaram o que pode ser a (re)construção da confiança e de uma relação de amizade entre Brasil e EUA. 

Lula esteve em Washington para uma série de encontros rápidos que terminou com declarações conjuntas na Casa Branca. 

A ideia da visita — assim como nos filmes — é mostrar que, isolado, nenhum país segue adiante, mas juntos, os desafios podem ser superados — ainda que a democracia esteja ameaçada, aqui e lá. 

O que Lula disse a Biden

Lula foi o que falou mais. Dos 13 minutos da conversa que foi acompanhada pela imprensa, o presidente brasileiro desfrutou de dez deles. 

O petista usou esse tempo para reconstruir a imagem de que o Brasil é um país democrático, com um povo trabalhador e alegre. Ele também não perdeu a oportunidade para criticar seu antecessor, Jair Bolsonaro, e afirmar que vai recolocar o país no cenário internacional.

“O Brasil ficou quatro anos se automarginalizando, um presidente que não gostava de manter relação com nenhum país. O mundo dele começava e terminava com a fake news de manhã, de tarde e de noite. Ele parece que menosprezava relações internacionais”, disse Lula, referindo-se à Bolsonaro, mas sem mencioná-lo.

O presidente brasileiro destacou ainda que os EUA representam muito para o Brasil, com uma relação histórica, econômica, cultural, mas listou problemas nos quais ambos têm de trabalhar juntos — o primeiro deles é nunca mais permitir os eventos no Capitólio e no Brasil, com a invasão do Congresso, do Palácio do Planalto e da Suprema Corte, se repitam. 

Lula também fez uma defesa à agenda ambiental e sugeriu a adoção de uma governança global para a questão climática. 

“Não sei qual é o fórum, se é na ONU, no G20, no G8, mas alguma coisa temos de fazer para que a gente obrigue países, os nossos Congressos, os nossos empresários a acatar decisões que nós tomamos a nível globais. Se isso não acontecer, a nossa discussão sobre a questão climática ficará muito prejudicada”, disse. 

  • Como estão os 100 primeiros dias do Governo Lula? O Seu Dinheiro está acompanhando de perto todas as decisões e fatos relevantes com um objetivo: saber o que vai afetar o seu bolso e a sua carteira de investimentos. Veja aqui o que já descobrimos.

Com a palavra, Joe Biden

Nos três minutos em que Biden falou, ele destacou que EUA e Brasil devem continuar a defender valores democráticos. 

“As nossas duas nações são democracias fortes e foram testadas, duramente testadas. Em ambos os casos a democracia prevaleceu”, disse Biden, agradecendo a visita de Lula. 

“Somos as duas maiores democracias do hemisfério e Brasil e EUA se unem para rejeitar a violência política e os ataques às nossas instituições”, acrescentou.

O presidente norte-american também defendeu a união de norte-americanos e brasileiros para enfrentar problemas globais. 

“Nossos valores em comum e os fortes laços entre os nossos povos tornam Brasil e EUA parceiros naturais para enfrentar os desafios globais atuais e especialmente as mudanças climáticas”, afirmou.

Compartilhe

DIA 86

Lula fora de combate: com petista de molho, ministros mandam recado e não poupam ninguém

27 de março de 2023 - 20:04

A ministra do Planejamento, Simone Tebet; o ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, falaram de temas caros ao presidente

DIAS 84 E 85

Repouso forçado: Como o adiamento da ida de Lula à China pode reacelerar a âncora fiscal

27 de março de 2023 - 9:27

Haddad também permaneceu no Brasil e deve se empenhar ao lado de Lula na finalização da regra fiscal que sucederá o teto de gastos

PRESIDENTE EM REPOUSO

Mesmo sem Lula, Dilma viaja à China e assume cargo de presidente do banco dos Brics, que tem carteira de investimentos de US$ 33 bilhões

26 de março de 2023 - 16:16

A ex-presidente começará a despachar da sede do banco e vai se mudar para Xangai, mas a cerimônia de posse, antes prevista para o dia 30 de março, foi cancelada

SEM VIAGEM!

Ficou para depois: Lula adia viagem à China mais uma vez; nova data não foi confirmada ainda

25 de março de 2023 - 12:58

Embarque da comitiva brasileira liderada por Lula à China foi adiado de por causa de um diagnóstico de pneumonia leve

DIA 83

Lula ou Bolsonaro? Saiba qual dos dois têm mais pedidos de impeachment antes dos 100 dias de governo

24 de março de 2023 - 20:20

No total, Bolsonaro acumulou 158 pedidos para se retirar do cargo durante o mandato, que se encerrou em 31 de dezembro do ano passado

CONTAGEM REGRESSIVA

Bolsonaro está chegando: ex-presidente marca dia e hora para voltar ao Brasil — confira os detalhes desse retorno

24 de março de 2023 - 16:42

Com a polêmica das joias sauditas, a especulação de que Bolsonaro não voltaria tão cedo ao país aumentou, mas ele sinaliza que isso não será empecilho

VÃO-SE OS ANÉIS…

Com dor no coração: Bolsonaro entrega joias sauditas, mas revela que não queria devolver outro presente

24 de março de 2023 - 15:45

Ex-presidente diz que também foi obrigado pelo TCU a entregar um “mimo” recebido do governo dos Emirados Árabes Unidos

DIREITO OU MANOBRA?

Suplicy tenta usar Estatuto do Idoso para emplacar CPI e provoca confusão; assista ao vídeo

24 de março de 2023 - 13:49

Parlamentares da base do governo acusaram a oposição de tentar furar a fila com Suplicy e gritaram que “não vai ter golpe”

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies