IPCA + 7,5%: receba esta e outras ofertas ‘premium’ de renda fixa no WhatsApp; clique aqui

Cotações por TradingView
2023-01-25T19:53:42-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
DIA 25

Das promessas na Argentina ao nó górdio no Uruguai: como acabou a primeira viagem internacional de Lula

A viagem do presidente para a Argentina e para o Uruguai durou quatro dias e foi marcada pela defesa da integração latino-americana

25 de janeiro de 2023
19:53
Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

A primeira viagem internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou na zona rural de Montevidéu ao lado do ex-presidente do Uruguai — e amigo pessoal — José Mujica. 

O chão de terra batida contrastou com o forte esquema de segurança montado para o encontro, que também contou com a presença da primeira-dama Janja e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. 

"Sempre tive uma confiança tremenda em Lula", disse Mujica depois de 2 horas de conversa com o petista. O encontro foi fechado por ser considerado de caráter pessoal. 

Em quatro dias, Lula visitou a Argentina e o Uruguai. A viagem foi marcada pela defesa da integração latino-americana.

"Uma das coisas que me fizeram voltar a ser presidente é que quero construir, definitivamente, a unidade da América do Sul, da América Latina e fortalecer o Mercosul, para que Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e depois Bolívia possam ser um bloco comercial muito forte para melhorar a vida do povo de toda a América do Sul", disse Lula em discurso em Montevidéu. 

Nó górdio: Lula, Lacalle Pou e a China

As negociações comerciais unilaterais entre Uruguai e China foram o nó górdio da viagem de Lula, que tenta impedir esse movimento para evitar a fragilização do Mercosul. 

Por isso, na reunião com o presidente do Uruguai, Lacalle Pou, Lula acenou para negociações de um acordo comercial do Mercosul com a China e também prometeu destravar o acordo comercial do bloco com a União Europeia.

"Quero dizer para o presidente que estamos completamente de acordo sobre as ideias de discutir a chamada inovação ou renovação do Mercosul. O que precisamos fazer para modernizar o Mercosul? Primeiramente, queremos sentar à mesa com nossos técnicos, depois com nossos ministros e finalmente com os presidentes para que a gente possa renovar aquilo que for necessário renovar", prometeu Lula.

Este texto faz parte do "Diário dos 100 Dias", uma série do Seu Dinheiro sobre as medidas e ações no início do governo Lula. Se você quiser relembrar como foi o começo da gestão de Jair Bolsonaro, baixe o nosso ebook gratuito.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

LOTERIAS

Lotofácil e Quina acumulam; Mega-Sena pode pagar R$ 115 milhões hoje

1 de fevereiro de 2023 - 6:01

Mega-Sena está acumulada desde o sorteio da virada; Lotofácil e Quina também oferecem prêmios milionários nesta quarta-feira

maus ventos

O Brasil vai acabar? Inflação pode deixar de responder ao BC se Lula conseguir mudar meta, dizem gestores

31 de janeiro de 2023 - 21:24

Rodrigo Azevedo, da Ibiuna, e Felipe Guerra, da Legacy, estão com visão pessimista para o Brasil

DIA 31

Está confirmado: Lula vai para os EUA no dia 10 de fevereiro — veja o que ele vai discutir com Biden

31 de janeiro de 2023 - 20:06

Enquanto o encontro não chega, o petista tentou acalmar os ânimos dos investidores — que seguem desconfiados em relação à responsabilidade fiscal do novo governo

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa sobe em meio ao caos de um interminável janeiro; o que afeta a bolsa nos próximos dias?

31 de janeiro de 2023 - 18:57

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

MELHORES DO MÊS

Renascimento cripto: bitcoin (BTC) volta a brilhar, sobe mais de 30% e é disparado o melhor investimento de janeiro; títulos do Tesouro ficam na lanterna

31 de janeiro de 2023 - 18:46

As medalhas de prata e bronze foram para o ouro e para o Ibovespa, em um movimento de busca por segurança — e barganhas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies