Taylor Swift pode “salvar” o Twitter? Elon Musk faz apelo à loirinha para ajudar a rede social
O dono da rede social recomendou que a cantora “postasse algumas músicas ou vídeos de shows diretamente na plataforma X”
Considerada uma das maiores cantoras da atualidade, Taylor Swift agora parece ser também uma das principais apostas de Elon Musk para salvar o X, o finado Twitter.
Em um dos Wildest Dreams do bilionário, o dono da rede social escreveu no antigo Twitter: “Recomendo postar algumas músicas ou vídeos de shows diretamente na plataforma X.”
Isso porque, depois de dominar os palcos com The Eras Tour e faturar milhões com os cinemas, a “loirinha” estremeceu as redes sociais com o álbum 1989 (Taylor’s Version).
O próximo álbum regravado da cantora será lançado em 27 de outubro, nove anos após a estreia original. E, com a estreia se aproximando, a artista convidou os fãs para uma espécie de desafio.
Para descobrir os títulos das faixas que aparecem no novo disco, seria preciso resolver os quebra-cabeças de um cofre.
Leia Também
Ações da dona da Hello Kitty sobem 99% no Japão, e o motivo é uma onda de calor em Tóquio; entenda
Depois de quase derrubarem os sites de compras de ingressos na época das vendas de bilhetes para a turnê de Taylor, os Swifties pararam a internet para resolver os enigmas.
“É uma nova trilha sonora. Aqui estão as contracapas e os títulos das faixas do Vault de 1989 (minha versão). Mal posso esperar para que essa seja lançada, sério. Obrigado por brincar, investigar, confundir e tornar essas revelações tão divertidas e caóticas (que é o melhor tipo de diversão, afinal)”, escreveu Taylor, no X.
Mas mal sabia Taylor Swift que, ao invés de receber comentários de seus fãs na publicação, ela receberia um apelo do homem mais rico do mundo.
Vale destacar que o dono do X não deu qualquer razão para que a artista fizesse as divulgações na plataforma de mídia social.
Além disso, em junho, a National Music Publishers Association processou a rede social X por violar direitos autorais de mais de 1.700 músicas.
Na época, o presidente da NMPA, David Israelita, afirmou que “o Twitter era a maior plataforma de mídia social que se recusou completamente a licenciar os milhões de músicas em seu serviço”.
Por que Elon Musk quer uma “ajudinha” de Taylor Swift?
Existe um motivo para Elon Musk fazer um apelo a Taylor Swift: a situação no X, antigo Twitter, não está tão boa.
Além de ter perdido mais da metade de seu valor desde que foi comprada por Musk, em outubro do ano passado, a rede social enfrenta diversas críticas de usuários devido a uma série de alterações impopulares na plataforma.
A mais recente problemática é a cobrança pelo uso da plataforma, em uma espécie de “assinatura”.
Recentemente, Elon Musk afirmou, em conversa com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, que o X incluiria “um pequeno pagamento mensal” pelo uso da plataforma.
Segundo o bilionário, a mudança seria necessária para lidar com o problema dos bots — que, desde a compra do Twitter, foi listado como uma das principais problemáticas da plataforma.
Porém, a flexibilização na moderação de conteúdos, a adoção da assinatura paga e a revisão do sistema de verificação de identidade levaram ao aumento de perfis falsos e robôs na plataforma.
Com isso, as receitas com publicidade despencaram no antigo Twitter. Segundo um relatório da Vox, mais da metade dos mil principais anunciantes no Twitter pararam de exibir anúncios na plataforma.
Não bastasse a queda nas receitas, a rede social de Elon Musk ainda lida com diversos processos trabalhistas. Isso porque uma das primeiras medidas da “gestão muskiana” foi demitir a maior parte da força de trabalho do Twitter.
Vale lembrar ainda que a rede social de Elon Musk se tornou ré em um processo multibilionário por um suposto esquema de pirâmide criptográfica envolvendo a Dogecoin (DOGE).
*Com informações da Rolling Stone.