🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DINHEIRO NA CONTA

O que você prefere: receber dividendos na conta ou reinvestir? Nubank lança dois ETFs que seguem índice criado pela B3

Veja como vão funcionar os novos fundos com cotas listadas em bolsa que o Nubank lançou em parceria com a B3

Cartão e app do Nubank
Imagem: Divulgação

O Nubank acaba de anunciar o lançamento de dois fundos de índice (ETFs, na sigla em inglês) de ações pagadoras de dividendos. A novidade é que um desses fundos permitirá ao investidor receber os proventos diretamente na conta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os novos ativos começam a ser negociados na próxima sexta-feira (29) e são uma parceria da Nu Asset, a gestora da fintech, com a B3, a bolsa brasileira. 

São eles: o Nu Renda Ibov Smart Dividendos (ticker: NDIV11), que pagará diretamente os investidores, e o Nu Ibov Smart Dividendos (ticker: NSDV11), que reinveste os dividendos no próprio ETF de maneira automática.

Esses novos fundos terão como índice de referência o Ibovespa Smart Dividendos B3 (IBSD B3), derivado do Ibovespa, o principal da bolsa brasileira. Ele é composto por empresas que se destacam como boas pagadoras de dividendos. 

Ambos os ETFs cobram taxa de administração de 0,5%. Os dois novos fundos também possuem liquidez de dois dias úteis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As cotas de ambos os fundos serão listadas na B3. Ou seja, o investidor não precisa ter conta no Nubank para investir e pode comprar os ETFs diretamente no aplicativo da corretora onde tem conta. 

Leia Também

PERDEU O ENTUSIASMO

Intelbras (INTB3): ação ainda pode subir 22%, mas JP Morgan já não recomenda compra; confira os motivos

GORDURA NO CAPITAL?

Méliuz (CASH3) diz que tem capital demais e quer ‘cortar’ R$ 160 milhões da própria conta; entenda

Vale ponderar que, no caso do NDIV11 — que distribui dividendos diretamente ao cliente — há tributação de 15% sobre o valor pago aos cotistas. O imposto será recolhido diretamente pelo administrador do fundo.

Trata-se, portanto, de uma aparente desvantagem em relação ao investimento direto em ações que pagam dividendos, já que a distribuição hoje é isenta de IR.

  • Queda dos juros pode beneficiar Cyrela (CYRE3): entenda o motivo e veja outras 9 ações também recomendadas pelos analistas da Empiricus Research

Composição do índice dos novos ETFs de dividendos 

O índice IBSD da B3, usado pelo Nubank como referência dos dois ETFs, considera as empresas do Ibovespa que pagam os maiores valores de dividendos em relação ao preço da ação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em outras palavras, as companhias que pagam maiores valores proporcionais, com frequência e valores constantes, terão maior peso — como é o caso da Taesa (TAEE11), por exemplo.

A primeira carteira do Ibovespa Smart Dividendos B3 possui 21 empresas, com validade até 29 de dezembro deste ano. O rebalanceamento também acontece a cada cada quatro meses, assim como nos demais índices da B3. confira a carteira e o peso de cada companhia no índice:

TickerEmpresa% do índice
TAEE11Taesa5,80%
VIVT3Telefônica Brasil5,80%
BBSE3BB Seguridade5,69%
SANB11Banco Santander (Brasil)5,54%
EGIE3Engie Brasil5,49%
ITSA4Itausa AS5,36%
BBAS3Banco do Brasil5,31%
BRAP4Bradespar5,31%
CMIG4Companhia Energética de Minas Gerais S.A5,31%
CPLE6Copel4,83%
CPFE3CPFL Energia4,72%
CSNA3Companhia Siderúrgica Nacional4,62%
VALE3Vale4,59%
GGBR4Gerdau4,52%
VBBR3Vibra Energia4,39%
CYRE3Cyrela4,38%
GOAU4Metalurgica Gerdau AS4,24%
CIEL3Cielo4,21%
PETR4Petrobras4,13%
CMIN3CSN Mineração2,97%
MRFG3Marfrig2,80%
Fonte: B3

Cálculos feitos pela B3 estimam que, se o Ibovespa Smart Dividendos existisse desde 2013, teria dado um retorno de 142% até o final de agosto deste ano. Para efeitos de comparação, no mesmo período, o Ibovespa registrou um avanço de 87%.

Antes do Nubank já havia preferência por ETFs e dividendos

E não são apenas os brasileiros que têm optado por um veículo de investimentos como o ETF. Segundo dados reunidos pela plataforma de pesquisas independentes ETFGI, o volume investido globalmente em ativos do tipo nas duas últimas décadas apresentou evolução de 20% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apenas na bolsa local, o volume investido em ETFs era de quase R$ 45 bilhões em agosto, segundo o Boletim Mensal ETF da B3.

"A inédita fórmula de pagar dividendos por meio do investimento em ETF e a parceria com a B3 para o desenvolvimento do Ibov Smart Dividendos unem o DNA de inovação que marca a nossa trajetória nos últimos 10 anos e a eficiência almejada pelo investidor", afirma Andrés Kikuchi, diretor executivo da Nu Asset Management.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabesp pressão da água 4 de setembro de 2026 - 10:30
Revolut. 3 de setembro de 2026 - 16:24
Escritório do Banco Master. 3 de setembro de 2026 - 12:42
Maurício Viotti, diretor executivo da da Wiz Co (WIZC3). Foto Divulgação 3 de setembro de 2026 - 12:33
3 de setembro de 2026 - 9:08
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 2 de setembro de 2026 - 15:08
Cachorro preto com mancha branca no peito sentado em sofá. 2 de setembro de 2026 - 13:20
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 2 de setembro de 2026 - 11:22
Cena do filme História de um Casamento com o logo da Azzas 2154 no meio 2 de setembro de 2026 - 10:19
Ações de saúde na B3 2 de setembro de 2026 - 10:19
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 2 de setembro de 2026 - 6:01
hector nunez ceo grupo ri happy e, ao fundo, fachada da loja do morumbi 1 de setembro de 2026 - 14:30
31 de agosto de 2026 - 20:18
Fachada do Santander Brasil (SANB11). 31 de agosto de 2026 - 19:51
Bandeira de Minas Gerais, do Brasil e da Cemig em prédio 31 de agosto de 2026 - 10:52
Logo Natura (NATU3) e gráfico de ações ao fundo 31 de agosto de 2026 - 9:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar