🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

EXPANSÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE GÁS

Mais empresas no guarda-chuva da Cosan (CSAN3)? Compass deve estruturar nova companhia e pode aproveitar privatizações; entenda

Compass vê mercado de gás natural com demanda crescente no Brasil e espaço para expandir portfólio atual

gas-industria-cosan
Imagem: Pixabay

Não é novidade que a Cosan (CSAN3) é um grande grupo, composto por diversas empresas nos setores de óleo e gás, energia, mineração e logística. É só lembrar de companhias como a Compass, Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As duas últimas também com capital aberto na bolsa de valores brasileira.

Mas, embora o CEO da Cosan, Luis Henrique Guimarães, afirme que está satisfeito com o portfólio e ativos atuais do grupo, uma nova empresa deve ser estruturada dentro da Compass, que atua no segmento de gás natural.

Além disso, a Compass vê oportunidades de crescer com as empresas que já adquiriu e pode aproveitar a privatização de algumas distribuidoras de gás em estados do Centro-Sul do Brasil. É o que foi mostrado a analistas e jornalistas durante o Cosan Day.

Segundo o CEO da Compass, Nelson Gomes, a nova companhia já está sendo criada a partir do segmento atualmente chamado de “Marketing & Services”, e será composta por quatro outras áreas e/ou ativos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • O Terminal de Regaiseficação de São Paulo (TRSP), que está sendo construído em Santos (SP) e deve entrar em operação em 2025;
  • Uma plataforma B2B em Gás Natural Liquefeito (GNL);
  • A joint venture criada recentemente com a Orizon, que está construindo uma unidade de biometano;
  • E uma área de comercialização do gás e do biometamo que serão distribuídos a partir do terminal e da unidade em construção.

“Essa nova companhia está em gestação, ainda vai ter nome, e começamos a operá-la no início do ano que vem. O primeiro ativo dessa companhia é o terminal”, disse Gomes durante o evento.

Leia Também

LOJA COMPLETA

Assaí (ASAI3) enche o tanque com a compra de postos por R$ 80 milhões; entenda o que isso significa para o investidor

VOLTA AO PRESENCIAL?

Itaú (ITUB4) quer ocupar mais espaço em SP: banco aluga 100% de empreendimento da Eztec (EZTC3); entenda a estratégia

VEJA TAMBÉM: O melhor investimento para a Cosan (CSAN3) é nela mesma. Por que a empresa prefere recompra de ações a outros investimentos e vê IPOs só a partir de 2024

Compass: capacidade do TRSP será ser modulada

De acordo com o CEO da Compass, com o novo terminal em Santos, a companhia poderá levar gás a áreas que não tem acesso à commodity ainda e há muito espaço para crescer nesse mercado no Brasil.

A partir do terminal, o GNL pode ser armazenado em navio e também pode ser distribuído por meio de caminhões. Para atender a outras empresas, a Compass ainda montou o que chamou de plataforma B2B. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A demanda potencial prevista do terminal é de 97 milhões de metros cúbicos por dia, que poderá ser levado a uma área distante até 1.200 km do porto.

Já o aumento de capacidade do terminal será feito conforme a demanda for ampliando.

“Quando olhamos para diesel e óleo combustível e gás natural, vamos partir com 14 milhões [de metros cúbicos] de capacidade total, 3 milhões já estão vendidos para a Comgás. Se conseguirmos conquistar 3% da demanda potencial, incrementaremos em mais 3 milhões por dia”, explicou o CEO.

Venda de distribuidoras de gás no Nordeste

No segmento de distribuição de gás, onde a Compass detém a Comgas e a Commit (a antiga Gaspetro), Gomes também comentou sobre o portfólio atual de distribuidoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a aquisição da Gaspetro, foram adicionadas oito distribuidoras, totalizando 12 na companhia hoje.

Porém, a Commit já vendeu participações em cinco distribuidoras no Nordeste e a expectativa é que a transação seja concluída até o fim deste ano.

O CEO da Compass explica que a saída do Nordeste não se deve à qualidade dos ativos ou falta de potencial consumidor na região, mas sim à opção de dar maior foco às regiões do Centro-Sul do país, em distribuidoras de estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Nessas unidades, Gomes também vê espaço para ganho de eficiência e afirma que mesmo a distribuidora mais eficiente da Commit tem indicadores muito abaixo dos da Comgas, por exemplo. Por isso, o plano é replicar a estratégia da Comgas na Commit.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compass participará de leilões de privatização?

De acordo com o CEO da Compass, oportunidades sempre são observadas, incluindo em possíveis privatizações, como a da companhia de gás do Rio Grande do Sul, comprada pela empresa em leilão.

O executivo lembra que uma série de estados mostraram desejo de privatizar estatais de distribuição de gás, caso do Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais, por exemplo.

Porém, não há nenhuma previsão de leilão marcado até o momento.

ONDE INVESTIR EM SETEMBRO - Novo programa do SD Select mostra as principais recomendações em ações, dividendos, FIIs e BDRs

Como a Compass vê a demanda do mercado de gás?

A visão da companhia é bastante otimista para a demanda do mercado de gás natural no Brasil em geral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os motivos estão a futura abertura do mercado livre de consumidores de gás e a crescente demanda por novos produtos, como o biometano.

Do lado da oferta, Gomes afirma que a Petrobras (PETR4) continua sendo player relevante no país e que há boas perspectivas para a exploração de gás na camada pré-sal, porém, os custos para a extração são elevados.

“A gente enxerga muita descoberta e investimento no pré-sal, mas gás do pré-sal é complexo, requer muito investimentos”, disse. 

Por fim, Gomes comentou que o gás fornecido para o Brasil a partir da Bolívia deve continuar em declínio, com previsões de 2030 deve chegar próximo de zero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gráfico de ações e sacolas de compras para representar empresas do varejo 17 de setembro de 2026 - 18:00
Fachada da Raia, da RD Saúde (RADL3). 16 de setembro de 2026 - 12:01
Celular com logo Nubank 16 de setembro de 2026 - 10:44
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 15 de setembro de 2026 - 19:26
Logo da companhia JBS, ao fundo céu azul e árvores espelhados na fachada do prédio 15 de setembro de 2026 - 19:14
Weg (WEGE3) 15 de setembro de 2026 - 17:52
Em um fundo com cifrões caindo do céu, o símbolo da Vivo aparece no centro da imagem 14 de setembro de 2026 - 19:10
Vale 14 de setembro de 2026 - 18:31
Touro amarelo com investidor em cima dele em direção para o alto, representando um bull market do Ibovespa e da bolsa brasileira 14 de setembro de 2026 - 17:58
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar a temporada de balanços de bancos Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Santander Brasil (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3). 14 de setembro de 2026 - 16:32
Montagem ilustrativa mostra Cleusa Maria segurando um bolo em primeiro plano, diante do interior de uma loja da Sodiê Doces. Ao fundo são vistos vitrines de doces, mesas, cadeiras, decoração com balões e a identidade visual da marca. A composição foi criada digitalmente e não corresponde a uma fotografia única de uma situação real. 14 de setembro de 2026 - 7:07
Logo do Banco BRB 13 de setembro de 2026 - 15:44
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar