IPCA + 7,5%: receba esta e outras ofertas ‘premium’ de renda fixa no WhatsApp; clique aqui

Cotações por TradingView
2023-01-10T17:30:24-03:00
Flavia Alemi
Flavia Alemi
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.
vandalismo

Eletrobras (ELET3) tem torres de energia derrubadas em Rondônia e no Paraná e fala em sabotagem; ações caem

Apesar de queda de torres, fornecimento de energia não foi interrompido

10 de janeiro de 2023
17:30
Eletrobras Eletronorte publicou foto da torre caída em Rondônia
Imagem: Eletronorte

Torres de transmissão de energia da Eletrobras (ELET3; ELET6) localizadas em Rondônia e no Paraná foram derrubadas entre domingo (8) e segunda (9), de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em boletim, a agência aponta sinais de vandalismo e sabotagem nos sistemas, mas destaca que não houve interrupção do fornecimento de energia.

Ainda na noite de domingo, quando aconteceram os atos golpistas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília, houve o desligamento automático de uma linha de transmissão Samuel-Ariquemes C3, em Rondônia.

Após duas tentativas de energização, a Eletrobras Eletronorte verificou queda da torre 219, com indícios de vandalismo. A previsão é de que a empresa consiga religar a linha amanhã (11).

Leia mais:

No município de Medianeira, no Paraná, a cerca de 50 quilômetros de Foz do Iguaçu, a linha operada pela Eletrobras Furnas sofreu um bloqueio automático de um bipolo com cerca de 550 MW, assumidos integralmente por outro bipolo.

Ao tentar religar o bipolo, sem sucesso, Furnas constatou queda da torre 114, além de danos em outras três. A empresa afirmou, ainda, que não identificou condições climáticas que possam ter provocado a queda de torres e que havia indícios de vandalismo.

Também em Rondônia, na mesma madrugada, uma linha operada pela Evoltz teve bloqueio automático de um bipolo, cuja potência foi assumida por outro. De acordo com a Evoltz, houve queda da torre 724, que teve dois estais (cabos de aço) cortados, indicando sabotagem.

Importante destacar que a Aneel não constatou avarias nos sistemas de geração nem distribuição. O Operador Nacional do Sistema Elétrico está realizando, desde segunda-feira, uma operação diferenciada para aumentar a segurança eletroenergética.

Ações da Eletrobras e outras elétricas caem

As ações das empresas de energia elétrica operam em queda no Ibovespa nesta terça-feira (10), apesar do índice como um todo estar no positivo. Os papéis preferenciais da Eletrobras (ELET6) caem 1,45%, enquanto os ordinários (ELET3) recuam 0,70%.

Também estão no vermelho as ações da CPFL (CPFE3), em queda de 1,31%, da Copel (CPLE6), que cai 0,94%, da Engie (ENGI11), baixa de 0,24%, e da EDP (ENBR3), queda de 0,10%.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

LOTERIAS

Lotofácil e Quina acumulam; Mega-Sena pode pagar R$ 115 milhões hoje

1 de fevereiro de 2023 - 6:01

Mega-Sena está acumulada desde o sorteio da virada; Lotofácil e Quina também oferecem prêmios milionários nesta quarta-feira

maus ventos

O Brasil vai acabar? Inflação pode deixar de responder ao BC se Lula conseguir mudar meta, dizem gestores

31 de janeiro de 2023 - 21:24

Rodrigo Azevedo, da Ibiuna, e Felipe Guerra, da Legacy, estão com visão pessimista para o Brasil

DIA 31

Está confirmado: Lula vai para os EUA no dia 10 de fevereiro — veja o que ele vai discutir com Biden

31 de janeiro de 2023 - 20:06

Enquanto o encontro não chega, o petista tentou acalmar os ânimos dos investidores — que seguem desconfiados em relação à responsabilidade fiscal do novo governo

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa sobe em meio ao caos de um interminável janeiro; o que afeta a bolsa nos próximos dias?

31 de janeiro de 2023 - 18:57

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

MELHORES DO MÊS

Renascimento cripto: bitcoin (BTC) volta a brilhar, sobe mais de 30% e é disparado o melhor investimento de janeiro; títulos do Tesouro ficam na lanterna

31 de janeiro de 2023 - 18:46

As medalhas de prata e bronze foram para o ouro e para o Ibovespa, em um movimento de busca por segurança — e barganhas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies