IPCA + 7,5%: receba esta e outras ofertas ‘premium’ de renda fixa no WhatsApp; clique aqui

Cotações por TradingView
2023-01-11T19:37:30-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
MUDANÇA DE PLANOS

Vai voltar? Bolsonaro prepara retorno ao Brasil em meio à pressão por extradição dos EUA

Não é só o temor de ser forçado a sair do país que faz o ex-presidente rever seu planejamento original, a questão do visto também pesa — entenda por quê

10 de janeiro de 2023
14:15 - atualizado às 19:37
Bolsonaro Poupança
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - Imagem: Diário do Comércio

A pressão dos democratas nos EUA para a extradição de Jair Bolsonaro parece estar surtindo efeito. O ex-presidente comunicou ao comando bolsonarista ligado ao PL que vai retornar ao Brasil. 

O plano inicial era ficar em Orlando, na Flórida, pelo menos um mês, mas diante da pressão que a ala democrata está exercendo sobre o presidente norte-americano, Joe Biden, para que mande Bolsonaro de volta ao Brasil, o próprio ex-presidente resolveu voltar para casa por conta própria. 

Para isso, no entanto, Bolsonaro disse que precisa superar a crise de obstrução intestinal que, segundo pessoas próximas, teria levado o ex-presidente a um hospital nos EUA. 

Bolsonaro e a extradição

Pelo menos cinco deputados democratas norte-americanos se manifestaram nas redes sociais pedindo a extradição de Bolsonaro. 

Segundo fontes próximas do ex-presidente ouvidas pelo UOL, Flávio e Eduardo Bolsonaro temem que o pai seja realmente enviado de volta ao Brasil pelo governo dos EUA. 

Além disso, os filhos também avaliam a possibilidade de fortalecimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após os ataques em Brasília em um momento no qual Bolsonaro está longe do Brasil. 

Para que uma extradição seja possível, no entanto, o governo ou a Justiça brasileira precisa entrar com o pedido seguindo algumas regras, entre elas, o alvo da extradição precisa ter um mandado de prisão emitido — e, no caso de Bolsonaro, não há até o momento. Confira mais detalhes sobre o processo de extradição no Brasil.

Na segunda-feira (09), no entanto, o senador Renan Calheiros (MDB) formalizou um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que Bolsonaro se apresente ao país em 72 horas sob pena de ser preso. 

Vale lembrar que o ex-presidente não é investigado formalmente no inquérito das milícias digitais, aberto a partir do inquérito dos atos antidemocráticos. 

Ainda tem a questão do visto

Outra questão nebulosa em torno da permanência de Bolsonaro nos EUA é o visto. 

Ontem, o Departamento de Estado norte-americano informou que pessoas que entram no país com um visto oficial e perdem esse status precisam solicitar outra categoria do documento se quiserem continuar em território norte-americano. 

Bolsonaro deixou o Brasil rumo à Flórida dois dias antes da posse de Lula. Na ocasião, ele ainda era presidente e, supostamente, usou o passaporte diplomático para entrar nos EUA. Agora, Bolsonaro precisa de um visto de turista para permanecer no país — para o qual há exigência de comprovante de vacinação contra a covid-19. 

E não por acaso o ex-presidente tinha planos de ficar um mês nos EUA. A categoria do documento utilizado por ele para entrar nos EUA tem o prazo de validade de 30 dias. Portanto, se quiser ficar mais tempo por lá, é preciso solicitar outro tipo de visto.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

LOTERIAS

Lotofácil e Quina acumulam; Mega-Sena pode pagar R$ 115 milhões hoje

1 de fevereiro de 2023 - 6:01

Mega-Sena está acumulada desde o sorteio da virada; Lotofácil e Quina também oferecem prêmios milionários nesta quarta-feira

maus ventos

O Brasil vai acabar? Inflação pode deixar de responder ao BC se Lula conseguir mudar meta, dizem gestores

31 de janeiro de 2023 - 21:24

Rodrigo Azevedo, da Ibiuna, e Felipe Guerra, da Legacy, estão com visão pessimista para o Brasil

DIA 31

Está confirmado: Lula vai para os EUA no dia 10 de fevereiro — veja o que ele vai discutir com Biden

31 de janeiro de 2023 - 20:06

Enquanto o encontro não chega, o petista tentou acalmar os ânimos dos investidores — que seguem desconfiados em relação à responsabilidade fiscal do novo governo

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa sobe em meio ao caos de um interminável janeiro; o que afeta a bolsa nos próximos dias?

31 de janeiro de 2023 - 18:57

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

MELHORES DO MÊS

Renascimento cripto: bitcoin (BTC) volta a brilhar, sobe mais de 30% e é disparado o melhor investimento de janeiro; títulos do Tesouro ficam na lanterna

31 de janeiro de 2023 - 18:46

As medalhas de prata e bronze foram para o ouro e para o Ibovespa, em um movimento de busca por segurança — e barganhas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies