🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA: 3 AULAS GRATUITAS – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

PANORAMA

Nem o Minha Casa Minha Vida salva: PIB da construção frustra expectativas e setor vê veto de Lula como ameaça em 2024

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor registrou queda de 3,8% no terceiro trimestre, segundo dados do IBGE

Silhueta de trabalhadores da construção civil no pôr do sol | Construtoras, Cury, PDG PDGR3, ações JP Morgan Casa Verde e Amarela Distratos TENDA Santander Ações ação
A alta no preço dos insumos dificulta a vida das construtoras da B3 - Imagem: rawpixel.com/freepik

Apesar das mudanças no programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) já terem impulsionado o desempenho operacional das construtoras e incorporadoras, a repaginada no programa habitacional ainda não se refletiu na construção como um todo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor registrou queda de 3,8% no terceiro trimestre, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o terceiro trimestre de 2022, o indicador recuou ainda mais, 4,5%.

Para Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do FGV/Ibre, o resultado é “bem ruim” e frustra as projeções dos especialistas.

De acordo com Castelo, que participou de coletiva do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) nesta quarta-feira (6), o resultado reflete a queda no consumo das famílias e também um atraso nos ajustes do MCVC, que vieram “com certa demora ante às expectativas” do mercado.

ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO: VEJA RECOMENDAÇÕES GRATUITAS EM AÇÕES, FIIS, BDRs E CRIPTOMOEDAS

O que esperar para a construção civil em 2024?

Apesar do tropeço no terceiro trimestre, a pesquisadora revelou que a projeção do próximo ano é de crescimento. A FGV espera que o PIB da construção avance 2,9% em 2024, impulsionado principalmente pelo programa habitacional do governo e a queda dos juros — que deve ajudar a impulsionar a demanda por imóveis e beneficiar todo o setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o segmento de infraestrutura pode ganhar mais participação no mercado no ano que vem. Com a aproximação das eleições municipais — o que costuma fazer com que as Prefeituras acelerem as obras —, os projetos já contratados indicam que haverá aumento nos investimentos.

Leia Também

QUESTÕES POLÍTICAS

A Selic pode terminar 2027 em 9,75% ao ano… ou subir para 15,5% — e o que vai definir a taxa não é a economia

NOBEL CONTROVERSO

O médico que ganhou um Prêmio Nobel por fazer 12 furos no cérebro dos pacientes

Mas há ameaças para a construção. O presidente do Sinduscon-SP, Yorki Estefan, aponta que uma delas é a desoneração da folha de pagamentos para os 17 setores que mais empregam no Brasil, incluindo o setor.

A prorrogação da medida foi vetada integralmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no mês passado, em uma vitória para o ministro da Economia, Fernando Haddad.

Mas o Congresso se articula para derrubar o veto. Vale relembrar que, na Câmara, o texto foi aprovado em agosto, com 430 votos favoráveis e 17 contrários. Já no Senado, a aprovação se deu em votação simbólica, ou seja, sem a necessidade de identificação individual dos votos — o que ocorre quando há acordo para a votação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estefan explica que, no caso de contratos já em andamento — ou seja, de casas e apartamentos ainda em construção, mas já comercializados — o setor terá que custear a taxação adicional da mão de obra sem a possibilidade de repassar o custo extra.

Já os novos contratos deverão incorporar o potencial aumento de custos, o que encarecerá a conta final das moradias para o consumidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rei Harald V Noruega fortuna (1) 28 de agosto de 2026 - 10:28
feriado ponto facultativo folga 28 de agosto de 2026 - 5:30
cirurgia cerebral inteligência artificial IA (1) 27 de agosto de 2026 - 17:34
Logo da marca Apple em uma fachada de prédio 27 de agosto de 2026 - 11:44
Tesoura rosa corta a Selic, taxa básica de juros 27 de agosto de 2026 - 10:53
Pix 27 de agosto de 2026 - 9:59
Loterias batem na trave. Imagem mostra bilhetes da Lotofácil, da Quina, da +Milionária, da Dupla Sena, da Lotomania e da Super Sete saindo de dentro de uma bola de futebol. 27 de agosto de 2026 - 6:52
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 26 de agosto de 2026 - 19:53
market makers thiago salomão mercado financeiro mba 26 de agosto de 2026 - 19:33
26 de agosto de 2026 - 15:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar