IPCA + 7,5%: receba esta e outras ofertas ‘premium’ de renda fixa no WhatsApp; clique aqui

Cotações por TradingView
2023-01-20T12:45:25-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
AMPLIANDO MERCADO

Com ETF e gestora própria, corretora brasileira Coinext prepara novidades para 2023; será o ano do renascimento das criptomoedas?

De acordo com o executivo, a expectativa é do lançamento de uma asset ainda no primeiro semestre deste ano

20 de janeiro de 2023
12:45
Coinext, corretora brasileira de criptomoedas(1)
Imagem: Divulgação

O mercado global de criptomoedas começou 2023 com um duplo sinal. De um lado, as moedas digitais vêm consolidando patamares de preço cada vez maiores; do outro, as falências do setor assustam e colocam os investidores contra a parede — os dois cenários parecem não importar para a Coinext.

A corretora brasileira se prepara para o ano do “renascimento cripto” após um 2022 de — no mínimo — amargar. Em um evento com jornalistas na última quinta-feira (19), o CEO da corretora, José Artur Ribeiro, falou dos planos da exchange para 2023.

De acordo com o executivo, a expectativa é do lançamento de uma gestora (asset, no jargão do mercado) ainda no primeiro semestre deste ano. Sem dar maiores spoilers de como anda o processo, Ribeiro apenas afirma que trabalha junto com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e com o Banco Central para regularizar as operações.

Coinext pretende lançar um ETF em cripto

Mais de um ano e meio se passou desde o lançamento do primeiro fundo de índice (ETF, em inglês) de criptomoedas do Brasil. Desde então, quase uma dezena de outros fundos surgiram com as mais diversas temáticas — desde aqueles focados em NFTs até os que apostam nas tendências do metaverso e da Web 3.0.

O mais novo fundo deve ser administrado pela futura asset e, nas expectativas de Ribeiro, deve ter captação entre R$ 5 milhões e R$ 25 milhões, tanto para investidores institucionais quanto qualificados.

O grande espaço para captação vem de uma novidade anunciada pela corretora. “Estamos discutindo essas possibilidades de distribuição [de cotas] via tokens. Abriria um leque sem precedentes”, afirma o CEO da Coinext.

É um bom momento para os ETFs?

Em relação ao mercado, a Coinext deve encontrar um cenário favorável. Afinal, o desempenho do último ano dos ETFs disponíveis na bolsa brasileira foi bastante fraco devido às condições ruins do mercado. Veja:

TickerGestoraVariação (Ano%)
HASH11Hashdex-60,92%
ETHE11Hashdex-61,88%
BITH11Hashdex-59,09%
DEFI11Hashdex-52,12%
WEB311Hashdex-30,16%
META11Hashdex-70,26%
QBTC11QR Capital-58,54%
QETH11QR Capital-62,42%
QDFI11QR Capital-50,41%
NFTS11Investo-82,02%
CRPT11Vítreo-47,12%
Fonte: Google Finance

Mas José Arthur Ribeiro acredita em uma recuperação do mercado. Na visão do CEO da Coinext, o “pior já passou” e podemos ver uma disparada das cotações ainda em 2023.

Vale ressaltar, contudo, que o mercado de criptomoedas é altamente volátil e que o setor tem sido sensível ao cenário macroeconômico. Os especialistas indicam que o investidor deve ter uma parcela de no máximo 5% do seu portfólio em ativos digitais.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

maus ventos

O Brasil vai acabar? Inflação pode deixar de responder ao BC se Lula conseguir mudar meta, dizem gestores

31 de janeiro de 2023 - 21:24

Rodrigo Azevedo, da Ibiuna, e Felipe Guerra, da Legacy, estão com visão pessimista para o Brasil

DIA 31

Está confirmado: Lula vai para os EUA no dia 10 de fevereiro — veja o que ele vai discutir com Biden

31 de janeiro de 2023 - 20:06

Enquanto o encontro não chega, o petista tentou acalmar os ânimos dos investidores — que seguem desconfiados em relação à responsabilidade fiscal do novo governo

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa sobe em meio ao caos de um interminável janeiro; o que afeta a bolsa nos próximos dias?

31 de janeiro de 2023 - 18:57

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

MELHORES DO MÊS

Renascimento cripto: bitcoin (BTC) volta a brilhar, sobe mais de 30% e é disparado o melhor investimento de janeiro; títulos do Tesouro ficam na lanterna

31 de janeiro de 2023 - 18:46

As medalhas de prata e bronze foram para o ouro e para o Ibovespa, em um movimento de busca por segurança — e barganhas

ESTAGNOU?

Dividendos do Maxi Renda (MXRF11) não cresceram em 2022, mas os proventos destes outros três fundos imobiliários subiram mais de 50% — veja quais são

31 de janeiro de 2023 - 18:33

O melhor resultado foi obtido pelo Santander Papéis Imobiliários CDI (SADI11), com alta de 77,1%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies