🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Mande a sua pergunta!

Vou me casar, mas o noivo tem dívidas grandes e está inadimplente. Corro algum risco?

Ela quer se casar e comprar um imóvel, mas o pretendente tem dívidas elevadas e está inadimplente. Qual a melhor forma de proceder?

10 de junho de 2023
8:00 - atualizado às 12:32
Julia Wiltgen ao lado do logo do Serasa
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

Quem casa quer casa, já diz o ditado. Mas e se você casar e comprar uma casa com alguém que já está endividado e, ainda por cima, inadimplente?

Este é o tema da pergunta da Dinheirista de hoje. Lembre-se de que, se você tiver dúvidas sobre as suas finanças ou investimentos e quiser vê-las respondidas neste espaço, basta enviá-las para adinheirista@seudinheiro.com.

Questões envolvendo Direito de Família, como escolha de regime de bens para casamento ou união estável, partilha de bens no divórcio e divisão de herança, estão entre as que mais deixam os brasileiros em dúvida quando o assunto é dinheiro. Se tiver dívida na parada então, aí complicou mais ainda!

E quem não se informa direitinho com um advogado nem se planeja antes de tomar grandes decisões pode acabar tomando prejuízo no futuro. Fazer essas escolhas conscientemente também faz parte de um bom planejamento financeiro.

Vamos à pergunta de hoje: Meu namorado tem dívidas bem grandes no nome dele pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) após uma faculdade de Medicina. Ele está inadimplente. Estou planejando me casar com ele e queremos comprar uma casa juntos, corro algum risco?

Sim. Nas palavras da advogada de família com quem eu conversei a respeito da sua pergunta, “corre grandes riscos”.

Se vocês optarem pelo regime de bens padrão das uniões brasileiras, que é o de comunhão parcial de bens, você não fica, a princípio, obrigada a responder pelas dívidas que ele contraiu antes do casamento, da mesma forma que não tem direito aos bens particulares dele, aqueles que ele porventura possa ter adquirido antes da união.

Porém, se você comprar uma casa junto com ele, ou se apenas um de vocês comprar a casa quando já estiverem casados em regime de comunhão parcial de bens, a casa será considerada um bem comum do casal. Ou seja, será de ambos, ainda que esteja no nome de apenas um de vocês ou que apenas um dos dois tenha contribuído com os pagamentos.

Se a dívida dele em algum momento for executada pela Justiça e os bens dele forem penhorados, a casa de vocês, considerada um bem de ambos, também poderá entrar na penhora, mesmo que ainda não tenha sido quitada. Em outras palavras, uma eventual execução dessa dívida não paga pode atingir um bem que também é seu.

Para a advogada de família Vanessa Paiva, sócia do escritório Paiva e André Advogados, o ideal, no caso de casais em que um dos dois tem uma dívida grande – principalmente no caso de estar inadimplente – é fazer um pacto antenupcial com separação total de bens e efetuar a compra dos bens da família – como a casa do casal – no nome daquele que não tem dívidas.

Eu respondi a essa e a outras perguntas sobre dinheiro no último vídeo da Dinheirista, que você pode conferir na íntegra no tocador abaixo:

A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com.

Compartilhe

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

Mande sua pergunta!

Abri mão de tudo no divórcio, e meu ex morreu pouco tempo depois; eu e meus filhos vamos ficar sem nada?

30 de março de 2024 - 8:00

Ex-marido teve filhos em outro casamento, e mulher quer saber se terá que dividir herança com eles

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

Mande sua pergunta!

Engravidei de um homem casado, mas ele não quer assumir; quais são os meus direitos e os do meu filho?

16 de março de 2024 - 8:00

Ele prometeu que ia assumir a criança e pagar pensão alimentícia, mas depois voltou atrás; o que ela pode fazer?

ESPECIAL IR 2024

Sofri um golpe e perdi minhas criptomoedas; elas ainda precisam ser informadas na declaração de imposto de renda?

9 de março de 2024 - 8:00

Vítima de fraude com criptomoedas se vê diante de um dilema: informar ou não os ativos perdidos na declaração de IR 2024?

Especial IR 2024

Imposto de Renda 2024: Sou MEI há 5 anos e nunca declarei IR, mesmo sendo obrigado; posso me dar mal?

2 de março de 2024 - 8:00

O microempreendedor individual (MEI) pode ser obrigado a declarar como pessoa física! Veja o que fazer quando se deixa de entregar a declaração

Mande sua pergunta!

Vi que posso perder minha casa para pagar dívidas de donos anteriores; e no caso de imóvel comprado em leilão, que já vem com dívidas?

24 de fevereiro de 2024 - 8:00

Quem compra imóvel em leilão também pode acabar tendo o bem penhorado para pagar dívidas não pagas atreladas a ele?

Mande sua pergunta!

Pior que o Seu Madruga: Minha mulher não pagou o aluguel, mas o contrato está no meu nome! E agora?

17 de fevereiro de 2024 - 8:00

Responsabilidade de pagar o aluguel é de quem consta no contrato como locatário; na Dinheirista de hoje, veja o que fazer no caso de uma dívida como essa

Mande sua dúvida!

Posso parar de pagar a pensão alimentícia? Não vejo minha filha há quatro anos

10 de fevereiro de 2024 - 8:00

Leitor não tem mais contato com a filha nem consta como pai em um de seus documentos. Será que isso pode desobrigá-lo a pagar pensão?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar