🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Mande a sua pergunta!

Está com o nome sujo no Serasa? Vocês perguntaram como limpar o nome e renegociar dívidas, e a Dinheirista responde

Depois do último vídeo, leitores e espectadores do Seu Dinheiro enviaram as suas perguntas sobre como tirar o CPF dos cadastros de inadimplentes

12 de maio de 2023
6:45 - atualizado às 19:33
Logo da coluna A Dinheirista
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

O último vídeo da Dinheirista fez um sucesso estrondoso, e é fácil saber por que: ele viajou pela internet com o sugestivo título, saído da mente maligna da Beatriz Azevedo, de “Adeus, Serasa: se eu deixar de pagar minhas dívidas por 5 anos, elas somem?”

Bem, o Brasil tem mais de 70 milhões de inadimplentes, pessoas que estão com dívidas em atraso. O público-alvo desse tipo de conteúdo já é amplo. E a sugestão de uma possibilidade de esses débitos simplesmente sumirem sem necessidade de pagamento depois de algum tempo com certeza faria o olho de qualquer uma dessas pessoas brilhar.

Pois bem, respondi essa pergunta no canal do Seu Dinheiro no YouTube e também na última edição desta coluna, mas republico o vídeo em questão abaixo:

Como esperado para um conteúdo que gera tanto buzz, surgiram muitas dúvidas a respeito de dívidas em atraso na caixa de entrada da Dinheirista após esta publicação. Leitores e espectadores que querem saber como limpar o nome e renegociar dívidas. Então vou dedicar este texto a respondê-las.

Mas antes, se você tem alguma dúvida sobre dinheiro, seja finanças pessoais ou investimentos, e deseja vê-la respondida pela Dinheirista, faça como esses leitores e envie um e-mail para [email protected]. Agora vamos às perguntas:

1. Tenho uma dívida no cartão de crédito há mais de 20 anos. Posso renegociar com o Serasa ou com o próprio banco?

No vídeo acima, eu falo sobre como as dívidas mais comuns prescrevem após cinco anos da data do seu vencimento. Quando isso ocorre, o CPF do devedor deve ser retirado dos cadastros de inadimplentes e a dívida não pode mais ser cobrada judicialmente.

Mas ela não deixa de existir e pode inclusive continuar a ser cobrada informalmente. Da mesma forma, você pode tomar a iniciativa de renegociá-la e pagá-la, independentemente de ser cobrado.

Na sua pergunta não ficou claro se essa é uma dívida que você contraiu e não pagou há 20 anos ou se simplesmente vem rolando e fazendo outras compras no cartão de crédito há 20 anos. Mas, seja como for, sim, você pode ainda procurar o credor para negociar melhores condições de pagamento e quitá-la.

A renegociação vai ser sempre com o credor, no caso, o banco emissor do cartão. Você pode procurá-lo diretamente. Quando a Serasa entra na jogada, é apenas como intermediária, quando o devedor está com o nome sujo, isto é, com CPF inscrito no cadastro de inadimplentes da empresa.

A Serasa inclusive mantém uma página permanente do seu Feirão Limpa Nome onde os devedores podem verificar se seus credores fizeram propostas de melhores condições de pagamento para dívidas inadimplentes, sendo possível pagar na hora e já limpar o nome.

Numa renegociação de dívida, você pode tentar, por exemplo, obter um desconto para pagamento à vista ou reparcelar o débito com desconto nos juros e prestações que caibam no seu bolso.

O importante é que, se o banco aceitar as novas condições, você seja capaz de honrá-las. Por isso, organize-se financeiramente antes de propor uma renegociação.

  • Não dê dinheiro à Receita Federal à toa: você pode estar deixando de receber uma boa restituição do Imposto de Renda por algum equívoco na hora da declaração. Clique aqui e baixe GRATUITAMENTE um guia completo para não errar em nada na hora de acertar as contas com o Leão.

2. Estou com o nome sujo, como faço para limpá-lo? Não tenho condições de pagar.

Muitos brasileiros ficam com o nome sujo quando passam por problemas financeiros, isto é, têm seu CPF inscrito nos cadastros de inadimplentes e, com isso, ficam com restrições de acesso ao crédito.

Quando a dívida caduca, o nome volta a ficar limpo e o acesso ao crédito melhora, mas não necessariamente se restaura totalmente, uma vez que o seu credor ainda saberá que você tem uma dívida não paga, e caso se trate de uma dívida bancária, outras instituições financeiras podem conseguir acesso a essa informação.

Fora que, caso se trate de uma dívida que venceu recentemente, pode não ser viável esperar anos para que ela prescreva.

As melhores formas de realmente limpar o nome e restabelecer completamente o acesso ao crédito são pagando a dívida ou renegociando.

Se você não tem condições de pagar o débito integralmente e de uma vez agora, o melhor caminho para você é, inicialmente, a renegociação. Procurar o credor e buscar um desconto para pagamento à vista, um reparcelamento com desconto no principal ou nos juros ou mesmo uma carência para começar a pagar as prestações.

Se a sua dívida tiver juros muito altos - por exemplo, cartão de crédito ou cheque especial - outro caminho na renegociação é tentar trocá-la por uma dívida mais barata, como um empréstimo pessoal ou consignado, caso você tenha acesso a esta modalidade.

Nessa opção, a linha de crédito mais barata será usada para quitar a dívida original (mais cara), e você ficará com prestações com juros mais baixos.

Seja como for, a partir do momento em que você renegocia a dívida e o credor aceita as novas condições, ele precisa tirar seu CPF dos cadastros de inadimplentes, mesmo que você ainda não tenha começado a pagar segundo o novo acordo.

Mas certifique-se de que você terá condições de pagar a dívida após a renegociação - por exemplo, que as novas parcelas caibam no seu bolso. Pois caso fique inadimplente novamente, pode ser bem difícil renegociar uma segunda vez.

3. Dívida de condomínio: não é possível fazer acordo, tem que pagar tudo de uma vez?

A pergunta não traz mais detalhes nem um caso concreto, mas respondendo de uma forma geral, dívidas de condomínio também podem, como outras dívidas, ser objeto de renegociação. E, numa renegociação, é possível propor o parcelamento, sem que seja necessário quitar tudo de uma vez.

O ideal, neste caso, é que parta do devedor a iniciativa de renegociar, procurando o síndico e a administradora e propondo as condições de pagamento. Lembrando que é importante propor um plano de pagamento que se possa cumprir.

4. Estou com as parcelas do financiamento do meu carro atrasadas, o que pode acontecer?

No caso de dívidas com alienação fiduciária - que têm o bem financiado como garantia, como é o caso do financiamento imobiliário e de veículos -, o banco pode executar a garantia e retomar o bem, então é preciso ficar atento.

Mas neste caso, o devedor que está com dificuldades de honrar as prestações também pode tentar negociar condições melhores, ainda que temporárias, pois banco não tem lá muito interesse em retomar carro, pois é um bem que só se desvaloriza com o tempo.

5. Estou devendo no cartão de crédito desde dezembro de 2022 e meu nome já está inscrito no cadastro do Serasa. Essa dívida já pode ser protestada em cartório ou os credores esperam passar os cinco anos para fazer isso?

A dívida pode ser protestada no curto prazo sim. Inclusive, embora até seja possível o protesto de dívidas já prescritas, este não é o melhor caminho para o credor.

Dependendo do tipo de dívida e das circunstâncias, o protesto em cartório após a dívida caducar pode ser até contestado pelo devedor na Justiça e obrigar o credor a pagar indenização por danos morais.

Então, na verdade, do ponto de vista do credor, é melhor protestar a dívida antes da prescrição, pois depois desse prazo há riscos para ele.

O ideal é se organizar financeiramente e renegociar a sua dívida o quanto antes com o credor, de forma a limpar seu nome e evitar o protesto.

Compartilhe

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

Mande sua pergunta!

Engravidei de um homem casado, mas ele não quer assumir; quais são os meus direitos e os do meu filho?

16 de março de 2024 - 8:00

Ele prometeu que ia assumir a criança e pagar pensão alimentícia, mas depois voltou atrás; o que ela pode fazer?

ESPECIAL IR 2024

Sofri um golpe e perdi minhas criptomoedas; elas ainda precisam ser informadas na declaração de imposto de renda?

9 de março de 2024 - 8:00

Vítima de fraude com criptomoedas se vê diante de um dilema: informar ou não os ativos perdidos na declaração de IR 2024?

Especial IR 2024

Imposto de Renda 2024: Sou MEI há 5 anos e nunca declarei IR, mesmo sendo obrigado; posso me dar mal?

2 de março de 2024 - 8:00

O microempreendedor individual (MEI) pode ser obrigado a declarar como pessoa física! Veja o que fazer quando se deixa de entregar a declaração

Mande sua pergunta!

Vi que posso perder minha casa para pagar dívidas de donos anteriores; e no caso de imóvel comprado em leilão, que já vem com dívidas?

24 de fevereiro de 2024 - 8:00

Quem compra imóvel em leilão também pode acabar tendo o bem penhorado para pagar dívidas não pagas atreladas a ele?

Mande sua pergunta!

Pior que o Seu Madruga: Minha mulher não pagou o aluguel, mas o contrato está no meu nome! E agora?

17 de fevereiro de 2024 - 8:00

Responsabilidade de pagar o aluguel é de quem consta no contrato como locatário; na Dinheirista de hoje, veja o que fazer no caso de uma dívida como essa

Mande sua dúvida!

Posso parar de pagar a pensão alimentícia? Não vejo minha filha há quatro anos

10 de fevereiro de 2024 - 8:00

Leitor não tem mais contato com a filha nem consta como pai em um de seus documentos. Será que isso pode desobrigá-lo a pagar pensão?

Mande sua pergunta!

Quando sair de um investimento ou trocar uma aplicação? Muito se fala sobre quando comprar e pouco sobre a hora certa de vender

3 de fevereiro de 2024 - 8:00

Como eu sei que já é hora de vender ou resgatar um ativo, pergunta leitora

DECISÃO DO STF

Separação de bens nem tão obrigatória: maiores de 70 anos poderão escolher regime de bens em casamento ou união estável, decide STF

1 de fevereiro de 2024 - 19:27

Separação obrigatória de bens para maiores de 70 anos visa a prevenir o popular “golpe do baú”, mas foi considerada discriminatória aos mais velhos

Mande sua dúvida!

Herança: Meus enteados podem ter direito a um imóvel que comprei antes de me casar com o pai deles?

27 de janeiro de 2024 - 8:00

Leitora comprou apartamento antes de casar com homem que já tinha dois filhos de outra união; veja como ficaria a herança, nesse caso

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies